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Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009

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Apresentação em tema: "Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009
Imagem profissional Francisco Iglesias Olá queridas Consultoras, é um prazer estar reunida com todas vocês aqui! Hoje discutiremos sobre nossa imagem profissional e também sobre algumas ferramentas de cor que ajudarão nas suas atividades diárias.

2 Um sábio disse uma vez: você só tem uma oportunidade para deixar uma boa primeira impressão. Muitas vezes esta primeira oportunidade acontece quando você entra pela porta, assim é de vital importância que você brilhe. Começaremos com o conceito de imagem de grupo, isto é, você como parte da Força de Vendas de uma Organização. Todas vocês, como Consultoras de Vendas Independentes Mary Kay®, transmitem esta imagem de grupo a cada vez que se relacionam com um cliente ou com qualquer outra pessoa. Portanto quando temos que motivar ou orientar alguém por alguma razão, a imagem que projetamos é sempre poderosa. E de que maneira projetamos esta imagem? A imagem é a comunicação não verbal entre duas pessoas e se forma em uma fração de segundo no subconsciente do observador. Uma imagem de sucesso começa pela disciplina. Se passamos ao outro uma imagem impecável, já passamos a imagem de que somos capazes de realizar nosso trabalho.

3 História da moda e evolução dentro do contexto Mary Kay
• Como era ditada a moda na década de 60 • O que mudou de lá para cá • Quais as grandes mudanças • Como impactou o modelo de imagem profissional no contexto Mary Kay. - Período de transição entre saia e calça como imagem profissional feminina Até a década de 60 as pessoas compravam uma roupa pensando que ela duraria por muito tempo, pois o mundo não possuía uma grande capacidade econômica. A partir dos anos 60 houve uma abundância econômica que permitiu que as pessoas comprassem roupas por capricho. De lá para cá, cada sociedade têm a necessidade de se diferenciar das demais. E com a Mary Kay não é diferente, temos a necessidade de nos diferenciar das demais companhias, com uma identidade e valores próprios. Mary Kay Ash sempre foi uma mulher visionária, sempre sensível às causas das mulheres e atenta as suas necessidades. Hoje a companhia dá um salto ao incluir novos estilos, como a inclusão de calças, como mais uma opção no vestuário de trabalho das Consultoras de Beleza Independente.

4 História da moda e evolução no contexto Mary Kay
• Preocupação da Mary Kay em se manter competitiva no mercado atual e como isso influencia no modo de vestir e no comportamento da Força de Vendas Independente. Preocupação da Mary Kay em se manter competitiva no mercado atual e como isso influencia no modo de vestir e comportamento.

5 Investir em sua imagem é investir em seu negócio independente Mary Kay
Como falei anteriormente, hoje discutiremos sobre as questões que atraem 93% da percepção de quem nos observa pela primeira vez, neste caso nossas clientes e futuras iniciadas. E pergunto, por que falar sobre esse assunto? Porque a percepção que elas têm sobre nós é o que faz a diferença no nosso negócio. Para ter um negócio bem sucedido, aumentar as vendas e alcançar um grande crescimento na carreira, é necessário ter clientes fiéis, oferecer nossos produtos e compartilhar a oportunidade Mary Kay. E a melhor forma de atrair essas pessoas é oferecer um excelente serviço ao cliente, com uma imagem impecável, que gera confiança, liderança e motivação com quem nos relacionamos. Começaremos a ver os importantes aspectos que formam uma imagem profissional. Como Mary Kay Ash costumava dizer: “Você só tem uma chance para causar uma boa primeira impressão”

6 Imagem 55% Imagem visual: aspectos gerais, linguagem não verbal e postura 38% Percepção auditiva: timbre de voz 7% A primeira impressão que temos de uma pessoa é captada pela imagem. Esta imagem é dividida em: imagem visual, percepção auditiva e percepção do discurso. A imagem visual corresponde a 55% da primeira impressão que temos de uma pessoa. Ela é composta pelos aspectos gerais na fisionomia da pessoa, como por exemplo o modo de se vestir, o cabelo e o formato do corpo, linguagem não verbal e a postura da pessoa. A percepção auditiva corresponde a 38% da imagem e tem como exemplo o timbre de voz. E por último, com 7% leva-se em consideração na composição da imagem de uma pessoa a percepção do discurso, isto é, o modo como falamos. Percepção do discurso: o que falamos

7 Imagem Imagem corporal Pensamento e emoções associadas ao corpo
Comportamento relacionado aos gestos Percepção das dimensões corporais

8 Imagem Imagem profissional para a mulher Mary Kay Cabelo Mãos
Mãos Cabelo: Sempre bem cortado e limpo. Caso você utilize tintura, manter o cuidado para que a raiz não esteja visível Mãos: Unhas bem cortadas e mãos macias são um ótimo cartão de visitas Pele: Bem tratada, mostra que você se preocupa e confia nos produtos que usa. Vender produtos para a pele e não usá-lo é não conhecer os seus benefícios. Maquiagem: Seu rosto é uma excelente vitrine dos produtos. Crie e ouse na maquiagem. Maquiagem Pele

9 Imagem Linguagem corporal POSTURA OLHAR MOVIMENTO DA CABEÇA GESTOS

10 TIPOS DE FORMA CORPORAL
RETO CURVO SUAVE-RETO Passamos agora para outro tema também interessante e de vital importância para formar uma excelente imagem profissional: o conhecimento do nosso corpo. Este é um ponto muito importante e que precisamos conhecer: como identificar a forma do nosso corpo. Os experts em imagem profissional definiram tipos de corpos que nos ajudarão a escolher a roupa apropriada para cada uma de nós.Existem os seguintes tipos de forma corporal: Reto Suave-Reto Curvo Delgado Anguloso ANGULOSO DELGADO

11 Medir nossas proporções corporais
axila cintura quadril Existe um exercício muito prático que serve para medir as proporções corporais. Recomendo que façam em casa. Vocês farão o seguinte: Cole com uma fita adesiva uma folha de papel na parede de sua casa. Encoste o mais perto possível da parede, sem sapatos e com as costas retas. Em seguida, você fará, com uma caneta, uma primeira marca medindo a sua altura total, exatamente no topo da sua cabeça. A segunda marca você fará na altura das axilas, levantando ligeiramente os braços. No próximo passo, flexione um pouquinho o joelho e exatamente onde a coxa se une ao quadril faça a terceira marca. A quarta marca deve ser feita na altura do joelho e a quinta e última marca no chão. Quando se afastar da parede, verá que o papel está dividido em quatro partes que indicam a proporção de seu corpo. Meça cada uma das partes. Se as quatro partes do corpo possuem exatamente as mesmas medidas, podemos dizer que esta pessoa é extraordinariamente proporcional. Na realidade, existem pouquíssimas pessoas com estas medidas perfeitas. E como a maioria dos corpos não possuem medidas proporcionais, vamos utilizar as roupas para deixar estas medidas mais próximas do perfeito, alongando ou reduzindo cada parte de acordo com a necessidade. E aí, estão interessadas nestes conselhos? joelhos

12 Consultoras de Beleza Independentes Diretoras de Vendas Independentes
Vestimenta Mary Kay Red Jacket Consultoras de Beleza Independentes É por isso que a Mary Kay, para cumprir o desejo de nossa fundadora, criou uma imagem de sucesso, da qual todas as Consultoras e Diretoras devem ter um grande orgulho: As Consultoras de Beleza Independente vestem: Tailleur preto de saia ou calça Blusa de cor branca As Red Jackets: Saia ou calça preta Blusa branca Blazer vermelho As Diretoras em Qualificação: Echarpe de Diretora em Qualificação As Diretoras de Vendas Independentes: Traje oficial de Diretora seguindo o seu nível de carreira E existe recomendação para todas: Meias calças lisas cor da pele Diretoras de Vendas Independentes

13 COR Passamos agora para outro tema, também interessante e de vital importância para formar uma excelente imagem profissional: análise das cores. A análise de cores é uma ferramenta muito valiosa na hora de apresentar um produto. A melhor venda é aquela que deixa sua cliente satisfeita. E se vocês ganham a confiança de uma cliente, terão essa cliente por muito tempo. Você precisa ser verdadeira com ela. Se uma determinada cor de maquiagem não lhe cair bem, diga a verdade e ofereça outra que melhor se adapte ao tom de pele dela. Para isso é importante saber as características das cores e como combiná-las da melhor maneira. E veremos isto a seguir.

14 C O R ANÁLISE DA COR TOM VALOR BRILHO Se divide em 3 características:
Se divide em 3 características: Começo dizendo que a cor natural da pele, dos olhos e dos cabelos é, como o próprio nome diz, “NATURAL”. Sendo assim convido vocês a continuarem atentas a como ter uma imagem profissional adequada. Quando escolhemos cores para nós mesmos ou sugerimos a nossas clientes uma paleta de maquiagem mais apropriada a sua aparência natural, automaticamente esta cliente irá se sentir mais bonita, pois haverá uma maior harmonia entre as cores que estará usando. Parece lógico, não acham? Bom, então vamos continuar falando sobre este assunto interessante. Existem três elementos que caracterizam as cores: tom, valor e brilho. TOM VALOR BRILHO

15 Tom É a característica da cor que indica se a paleta é fria ou quente.
Paleta fria: azul Paleta quente: amarelo O Tom é a característica da cor que indica se uma paleta é fria ou quente. Paleta fria é composta por todas aquelas cores que em sua composição está presente a cor azul. Paleta quente é composta por todas aquelas cores que em sua composição está presente a cor amarela. Na natureza existem somente três cores que chamamos de cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Então todas que estão do lado azul, como por exemplo o violeta, são frias, e todas que estão do lado amarelo, como o laranja, são quentes. E o vermelho é neutro porque não leva em sua composição azul ou amarelo, mais precisamente porque é uma cor primária também. Isto quer dizer que o vermelho funciona muito bem dentro de uma paleta quente como também em uma paleta fria. Mas “cuidado”, porque como o vermelho é neutro, se por acaso vem mesclado com uma gotinha de azul é considerado um tom frio, e com uma gotinha de amarelo, um tom quente. Importante citar que a cor branca pura e a cor preto puro são cores frias. Mulheres morenas ficam muito mais bonitas com cores de maquiagens e roupas frias. Um dado interessante é que, no mercado brasileiro, o tom de pele que predomina nas clientes são, em sua maioria, o tom castanho em seus diferentes graus: castanho claro, castanho escuro e castanho mais puxado para o negro. E a melhor indicação para elas e para vocês, Consultoras e Diretoras de pele morena, é uma paleta fria de maquiagem. Cor neutra: vermelho

16 Valor É a característica que indica o grau de luminosidade de uma cor.
Valores altos: cores claras Valores baixos: cores escuras Criam harmonia de cor A segunda característica que vemos na cor é o valor. O valor é a característica que indica o grau de luminosidade de uma cor, e diz o quão clara ou escura é esta cor. Valores altos configuram cores claras, enquanto valores baixos configuram cores escuras. Por exemplo, lilás e violeta são uma mesma cor, porém o lilás é um valor alto e o violeta é um valor baixo. O mesmo ocorre com o bege e o café. Estas dicas servem para nos ajudar a criar harmonia nas cores: claro com claro e escuro com escuro. Pessoas com tom de pele escura ficam mais charmosas e harmoniosas em um valor baixo, ou seja, ficam bem em tons de azul marinho, vermelho cereja, café, verde seco ou laranja. Façam o teste! Ao contrário, em uma pessoa de cor natural clara, pele branca com olhos claros e cabelos loiros, tons muito escuros deixarão uma aparência pesada, pois a cor apagará o seu tom natural. Pessoas com estas características sugerimos se vestir e maquiar com cores claras para não competir com a cor natural. Gostaram da informação?

17 Brilho É a característica que indica o grau de pureza da cor.
Quanto mais mesclada é uma cor, mais opaca ela é. Quanto menos mesclada se encontra uma cor, mais brilhante e luminosa ela é. A terceira característica de uma cor é o brilho. O brilho em uma cor indica o seu grau de pureza. Anteriormente comentei que só existem três cores na natureza: vermelho, azul e amarelo, e todas as outras cores que vemos nada mais são do que uma mescla destas três. A variedade de cores é extensa, existem milhares de cores diferentes, mas todas saíram das cores primárias. Quanto mais mesclada é uma cor, mais opaca ela se torna, e quanto menos mesclada, mais brilhante e luminosa ela é. Um exemplo de cor brilhante é o rosa pink e um exemplo de cor opaca é o rosa bebê, e ainda assim são exatamente a mesma cor, com a diferença de que uma é opaca e a outra é brilhante. Mulheres de cor fortemente marcada, cabelo, pele e olhos escuros, ficam muito mais bonitas com cores brilhantes do que com cores opacas. Bem, então já temos 6 categorias de cor com características importantes: quente e frio, claro e escuro, brilhante e opaco. É importante dizer que todas as características trabalham separadas, sendo que uma cor pode ser quente ou fria, brilhante, escura, fosca e clara independente uma das outras.

18 A QUE ESTAÇÃO PERTENCEMOS?
PRIMAVERA VERÃO OUTONO INVERNO Paleta que contém cores claras, quentes e brilhantes. Exemplo: cor pêssego e melancia. Paleta que contém cores claras, frias e opacas. Exemplo: cor azul e lilás. Paleta que contém cores quentes, escuras ou profundas e opacas. Exemplo: cor laranja e mostarda Paleta que contem cores escuras, frias e brilhantes. Exemplo: cor rosa forte Após estas análises de cor podemos dizer a qual estação pertencemos. Vamos ver a seguinte tabela: Chamamos de Paleta Primavera aquelas cores que possuem tom quente, valor alto e com brilho. Pessoas primavera são aquelas de pele e olhos claros. Para as pessoas primavera o cabelo indicado é o louro dourado sem mechas. As cores de maquiagem são pêssego, laranja, coral e blush bronze. São indicadas roupas de cores laranja, marfim, verde esmeralda e jóias douradas. Chamamos de Verão aquelas cores que possuem tom frio, valor alto e brilho opaco. Pessoas verão possuem a pele clara e os olhos cor de mel. A cor do cabelo mais indicada é o loiro acinzentado podendo ter mechas claras. E as cores que mais combinam com pessoas verão são o cinza, prata, preto, branco puro, turquesa e jóias de ouro branco ou prata. Lembrando sempre de evitarem a cor laranja. Paleta Outono são as cores que possuem tom quente, valor baixo e brilho opaco. Pessoas Outono possuem o cabelo mais escuro que o verão e também pode ter mechas em um tom mais escuro do que as pessoas verão. As cores de maquiagens indicadas são o café, laranja, verde-seco ou terra e o batom laranja ou cor de pêssego. O vestuário se baseia nas cores verde-seco, militar, café, cáqui, chocolate e as jóias são douradas com pedras topázio,âmbar, madeira e osso. E de Inverno as cores que possuem tom frio, valor baixo e com brilho. Pessoas Inverno possuem pele, cabelos e olhos escuros. Os cabelos mais indicados são o castanho escuro, vermelho frio ou loiro acinzentado escuro. As maquiagens mais indicadas são o preto, prata, branco, azul e rosa e a boca rosada. Para o vestuário são indicadas as cores azul intenso, verde bandeira, preto, branco, vermelho, verde bandeira, rosa e violeta. E jóias em prata ou diamante. Um ponto importante a ser considerado é: “mesmo seguindo todos estes conselhos a minha imagem ainda não fica do jeito que gosto!” Provavelmente você está com uma tintura de cabelo inadequada Lembramos que o cabelo influencia na percepção do tom da pele e a moldura do rosto. Se está em dúvida sobre qual cor de cabelo lhe cair melhor, sempre opte pela cor natural do seu cabelo. Se o cabelo está contaminando a pele com uma cor incorreta, não há maquiagem que salve. O que vocês acham? Será que obter todas essas informações sobre cores é interessante? Eu tenho certeza que elas irão ajudar muito na escolha da maquiagem e nas cores que compõem seu guarda roupa. Ajudará também quando for necessário recomendar às clientes as cores que ficam melhores para elas de acordo com seus tons de pele, olhos e cabelos.

19 Estilo e personalidade
Personalidade dramática Atrevida e audaz Formadora de opinião Estar na moda é o mais importante Cores vistosas e chamativas Maquiagem mais forte e carregada A partir de agora, falaremos sobre o tipos de estilo que as clientes podem ter para que vocês identifiquem estes estilos com facilidade e ofereçam às clientes os melhores produtos para elas, ou seja, o serviço regra de ouro.

20 Estilo e personalidade
Personalidade esporte-natural Sentir-se confortável Maquiagem fácil e rápida Produtos multifuncionais Cores suaves e neutras Maquiagem discreta

21 Estilo e personalidade
Personalidade clássica-conservadora Investe em um bom guarda roupa Sapatos clássicos e de boa qualidade Cabelo bem penteado Maquiagem básica

22 Estilo e personalidade
Personalidade artística-criativa Inventa a sua própria moda Combinações extravagantes Não gosta de estar igual as outras pessoas Cores chamativas Se reinventa todos os dias O próximo estilo de personalidade é denominada artística-criativa. É uma mulher que inventa sua própria moda, é ligeiramente extravagante e tenderá a uma carreira profissional dedicada a beleza, desenho ou as artes. É uma mulher que fica bem com combinações extravagantes, não gosta de se vestir como as demais, não segue a moda e se reinventa a cada dia. Em seu vestuário é capaz de mesclar diferentes tecidos e cores, e quanto às maquiagens, prefere tonalidades mais chamativas, coloridas e intrépidas. Alguma de vocês se identificam com esta personalidade ou têm clientes com este estilo?

23 Estilo e personalidade
Personalidade romântica-sensual É elegante e feminina Gosta de usar uma maquiagem sensual Brilho para os lábios é básico Gosta de se sentir atraente e confortável E por último, a personalidade romântica-sensual. Uma mulher elegante e feminina, que chama a atenção usando uma maquiagem sensual. Seu momento ideal é um jantar em um restaurante exclusivo a luz de velas, o brilho em seus lábios é básico para se sentir atraente e confortável com seu estilo. Imagino que muitas de nós gostamos deste estilo e vocês concordarão comigo que têm muitas clientes que gostam de ser femininas, elegantes, com uma maquiagem sensual, que goste de brilho nos lábios. Ainda bem que nós podemos oferecer a elas produtos que satisfazem todos os gostos.

24 “Por favor, lembre que você é MARY KAY para cada pessoa que encontra
“Por favor, lembre que você é MARY KAY para cada pessoa que encontra. Ajude-nos a manter dia a dia, a linda imagem que adquirimos através dos anos”


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