A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte contemporânea Marilyn Monroe, por Andy Warhol Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura Elizandra Souza Janaína Pereira de Souza Paulo Ricardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte contemporânea Marilyn Monroe, por Andy Warhol Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura Elizandra Souza Janaína Pereira de Souza Paulo Ricardo."— Transcrição da apresentação:

1 Arte contemporânea Marilyn Monroe, por Andy Warhol Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura Elizandra Souza Janaína Pereira de Souza Paulo Ricardo Kirchner Professora Eliane Veigas

2 A obra contemporânea é volátil, efêmera, absorve e constrói ao mesmo tempo que destrói. (retirado de

3 Introdução Tendo como referência um acontecimento histórico, foi depois da Segunda Guerra Mundial que os primeiros indícios da arte contemporânea começaram a surgir. O início do consumo em massa e da industrialização influenciaram bruscamente na moda, no cinema e na pintura. Os artistas passaram a ter maior liberdade de expressão em suas criações e isso possibilitou que a expansão de novas idéias fosse muito além do que se imaginava.

4

5 Op art É a abreviação de optical art, que foi um movimento artístico que ocorreu no início da década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. As pinturas em op art passam ao observador a impressão de que são tridimensionais. Destacam-se na pinturas em op art, o uso de tons vibrantes e de círculos concêntricos para daí idéia de movimentação. O artista que mais se destacou nesse tipo de arte foi Victor Vasarely, mas temos outros muito importantes como Alexander Calder e Bridget Riley.

6 Movement in Squares de Bridget Riley Chevy G - Victor Vasarely Móbile – Alexander Calder

7 Pop Art No final da década de 50, com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, os artistas, principalmente americanos e ingleses,passaram a operar principalmente com quadrinhos e ilustrações, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes. Na década de 60, os artistas também assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkscreen e as referências aos gibis. Principais artistas : Principais Artistas: Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Andy Warhol.

8

9 Minimalismo Surgida em Nova York no final da década de 60, a arte mínima (em inglês minimal art), se opõe ao expressionismo abstrato. Simplificação e despojamento caracterizam as estruturas primárias de escultores. Os materiais utilizados são escolhidos ao rigor do artista, e o trabalho convém mais na concepção do que na realização do objeto. A escultura, perde seu significado próprio para integrar-se no espaço e transformá-lo.

10 Menos é Mais O ponto de partida para o desenvolvimento do minimalismo na arte foi um quadro do pintor russo Kasimir Malevitch, datado de 1913, que mostra um quadrado preto sobre um fundo branco. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. O pintor Frank Stella foi o artista minimalista mais representativo, conhecido pelas suas pinturas constituídas por linhas e riscas paralelas, e pelas formas variadas e irregulares, embora geralmente simétricas, dos quadros.

11

12 O minimalismo na escultura Embora tenha começado na pintura, a Arte Minimalista conheceu o seu maior desenvolvimento na escultura. Os escultores usam normalmente processos e materiais industriais, como aço, plástico ou lâmpadas fluorescentes, na produção de formas geométricas, explorando as relações espaciais e a capacidade de a escultura interagir com o espaço envolvente. Destacam-se as obras de Dan Flavin, com esculturas produzidas com tubos de luz fluorescente, de Sol LeWitt, com as construções em cubos e pinturas geométricas, Donald Judd, com as suas caixas uniformes em madeira, metal ou acrílico, pintadas com cores fortes, de e de outros artistas como Robert Morris, Carl André, Richard Serra e Yves Klein.

13 Arquitetura Minimalista A arquitetura minimalista se caracteriza pela presença de planos perpendiculares que constroem o espaço tridimensional, através de uma configuração simples e refinada. Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção limpa e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem fria e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto.

14 O minimalismo exerceu grande influência em vários campos de atividades do design, como a programação visual e o desenho industrial. Os minimalistas produzem objetos simples em sinônimos de sofisticação. A música minimalista nasceu com a série Composições 1960, criada por La Monte Young, esta pode ser cantada apenas com duas notas. A literatura minimalista caracteriza-se pela economia de palavras, onde os autores minimalistas evitam advérbios e sugerem contextos a ditar significados.

15 Arte Efêmera Efêmero é algo passageiro, transitório, volúvel, de curta duração... Com a introdução da arte efêmera, o público, ao invés de apenas olhar uma obra, foi induzido a participar das propostas do artistas. A arte efêmera não pode ser pendurada em uma galeria de arte, porque o que se destaca nesse tipo de arte são seus processos de constituição e o conceito que elabora.

16 Homenagem à princesa Diana Tapetes religiosos

17 Castelo de Rapunzel, Praia de Revere, próximo a Boston.

18 Esculturas de gelo feitas por membros do Greenpeace para alertar sobre a mudança climática,em Pequim – China.

19 Castelo de Netuno, construído em 2006 no Festival de Virginia Beach, é considerado o maior castelo de areia do mundo

20 Instalações Instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, sons ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor

21 Mona Hatoum, Hanging Garden, 2008.

22 Instalação "Desvio ao vermelho" de Cildo Meireles

23 Pós-minimalismo O ponto chave do pós-minimalismo são as referências distintas aos objetos sem representação direta. Isso tem se tornado uma linha predominante na escultura moderna. O pós-minimalismo é a apropriação das propostas estéticas do minimalismo, adicionando um quê conceitual do artista. Em geral, as obras minimalistas são inserções estéticas em ambientes específicos, onde a obra é a percepção do observador em relação a ela. Alguns dos principais artistas pós- minimalistas são: Eva Hesse, Richard Serra e Bruce Naumann.

24 Arte Antiformalista Alguns estudiosos chamam o pós- minimalismo de arte antiformalista porque várias tendências artísticas se encontram nessa arte, como o expressionismo abstrato, a arte pop e até, o surrealismo. Os artistas são muito diferentes entre si; o que os rotula de pós minimalistas é o processo de feitura das obras na pesquisa com a cor e nas substâncias e materiais utilizados, que funcionam como uma espécie de assinatura das obras: o chumbo de Serra, o neon de Keith Sonnier, o feltro de Barry Le Va.

25 Body Art Body Art faz o corpo, geralmente do próprio artista, ser transformado em matéria de arte. Em alguns casos, as obras são realizadas em privado, dando-se apenas para conhecer através de fotografias ou filmes.. A obra se concretiza através de uma tatuagem, ferimento, deformação, entre outros.

26

27 _cC50lykKpo/TWZuQHizA4I/AAAAAAAAAGQ/ U3NBICcC2Z0/s1600/TattooOrientalFlores.jpg Emma Hack Bruce Nauman – Retrato de um Artista como uma Fonte Arquivo próprio

28 Performance Performance combina elementos das artes visuais, poéticas e cênicas. É muitas vezes considerado sinônimo de happening, mas é mais informal e improvisado. É um tipo de teatro que utiliza o corpo humano.

29 Obra de Yves Klein – 1960 – Sinfonia monótona – Antropometria escudo-no-coracao.html Joseph Beuys - Como Explicar os Quadro a uma Lebre Morta

30 Happening Happening é uma manifestação artística que exige a participação ativa do público. Em que o desenvolvimento é às vezes mais interessante do que o resultado final. Relaciona-se com a arte ambiente e o informalismo, mas sobre tudo, com o teatro.

31 Allan Kaprow – Yard 23rd-september/ Hermann Nitsch – Teatro dos Mistérios e das Orgias

32 Arte Conceitual Vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 em meados dos anos 1970.

33 O termo arte conceitual foi usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus.

34 O mais importante para a arte conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.

35 Arte Urbana (Art Street) Arte Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados com as intervenções visuais das grandes metrópoles.

36 A arte urbana serve para que os seus autores exprimam o seu ponto de vista sobre as coisas, exprimem recados ou as coisas que estão a sentir, como se fossem poemas, mas na forma de desenho. Edgar Mueller

37

38 Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos de gestão. Este fato fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública. Obra do projeto 6emeia - SP

39 Conclusão Com seu jeito arrojado, despreocupada com padrões, a arte contemporânea nos impressiona com sua ousadia. A maneira original que ela possui é espontânea à seu autor e surge de maneiras diferentes. Observando as obras encontramos muitas tendências, desde pinturas, instalações, esculturas entre outras. E o que podemos esperar daqui pra frente? Quais as novas vertentes que surgirão no futuro? A resposta é que com certeza as artes irão nos surpreender cada vez mais.

40 Bibliografia


Carregar ppt "Arte contemporânea Marilyn Monroe, por Andy Warhol Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura Elizandra Souza Janaína Pereira de Souza Paulo Ricardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google