A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte contemporânea Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte contemporânea Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura"— Transcrição da apresentação:

1 Arte contemporânea Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura
Elizandra Souza Janaína Pereira de Souza Paulo Ricardo Kirchner Marilyn Monroe, por Andy Warhol Professora Eliane Veigas Arte contemporânea

2 “A obra contemporânea é volátil, efêmera, absorve e constrói ao mesmo tempo que destrói.”
(retirado de

3 Introdução Tendo como referência um acontecimento histórico, foi depois da Segunda Guerra Mundial que os primeiros indícios da arte contemporânea começaram a surgir. O início do consumo em massa e da industrialização influenciaram bruscamente na moda, no cinema e na pintura. Os artistas passaram a ter maior liberdade de expressão em suas criações e isso possibilitou que a expansão de novas idéias fosse muito além do que se imaginava.

4

5 Op art É a abreviação de optical art, que foi um movimento artístico que ocorreu no início da década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. As pinturas em op art passam ao observador a impressão de que são tridimensionais. Destacam-se na pinturas em op art, o uso de tons vibrantes e de círculos concêntricos para daí idéia de movimentação. O artista que mais se destacou nesse tipo de arte foi Victor Vasarely, mas temos outros muito importantes como Alexander Calder e Bridget Riley.

6 “Movement in Squares” de Bridget Riley.
2197 Chevy G - Victor Vasarely Móbile – Alexander Calder

7 Pop Art No final da década de 50, com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, os artistas, principalmente americanos e ingleses,passaram a operar principalmente com quadrinhos e ilustrações, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes. Na década de 60, os artistas também assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkscreen e as referências aos gibis. Principais artistas : Principais Artistas: Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Andy Warhol.

8

9 Minimalismo Surgida em Nova York no final da década de 60, a arte mínima (em inglês minimal art), se opõe ao expressionismo abstrato. Simplificação e despojamento caracterizam as estruturas primárias de escultores. Os materiais utilizados são escolhidos ao rigor do artista, e o trabalho convém mais na concepção do que na realização do objeto. A escultura, perde seu significado próprio para integrar-se no espaço e transformá-lo.

10 Menos é Mais O ponto de partida para o desenvolvimento do minimalismo na arte foi um quadro do pintor russo Kasimir Malevitch, datado de 1913, que mostra um quadrado preto sobre um fundo branco. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. O pintor Frank Stella foi o artista minimalista mais representativo, conhecido pelas suas pinturas constituídas por linhas e riscas paralelas, e pelas formas variadas e irregulares, embora geralmente simétricas, dos quadros.

11

12 O minimalismo na escultura
Embora tenha começado na pintura, a Arte Minimalista conheceu o seu maior desenvolvimento na escultura. Os escultores usam normalmente processos e materiais industriais, como aço, plástico ou lâmpadas fluorescentes, na produção de formas geométricas, explorando as relações espaciais e a capacidade de a escultura interagir com o espaço envolvente. Destacam-se as obras de Dan Flavin, com esculturas produzidas com tubos de luz fluorescente, de Sol LeWitt, com as construções em cubos e pinturas geométricas, Donald Judd, com as suas caixas uniformes em madeira, metal ou acrílico, pintadas com cores fortes, de e de outros artistas como Robert Morris, Carl André, Richard Serra e Yves Klein.

13 Arquitetura Minimalista
A arquitetura minimalista se caracteriza pela presença de planos perpendiculares que constroem o espaço tridimensional, através de uma configuração simples e refinada. Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção “limpa” e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem “fria” e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto.

14 O minimalismo exerceu grande influência em vários campos de atividades do design, como a programação visual e o desenho industrial. Os minimalistas produzem objetos simples em sinônimos de sofisticação. A música minimalista nasceu com a série Composições 1960, criada por La Monte Young, esta pode ser cantada apenas com duas notas. A literatura minimalista caracteriza-se pela economia de palavras, onde os autores minimalistas evitam advérbios e sugerem contextos a ditar significados.

15 Arte Efêmera Efêmero é algo passageiro, transitório, volúvel, de curta duração... Com a introdução da arte efêmera, o público, ao invés de apenas olhar uma obra, foi induzido a participar das propostas do artistas. A arte efêmera não pode ser pendurada em uma galeria de arte, porque o que se destaca nesse tipo de arte são seus processos de constituição e o conceito que elabora.

16 Homenagem à princesa Diana
Tapetes religiosos

17 Castelo de Rapunzel, Praia de Revere, próximo a Boston.

18 Esculturas de gelo feitas por membros do Greenpeace para alertar sobre a mudança climática,em Pequim – China.

19 Castelo de Netuno, construído em 2006 no Festival de Virginia Beach, é considerado o maior castelo de areia do mundo

20 Instalações Instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, sons ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor

21 Mona Hatoum, Hanging Garden, 2008.

22 Instalação "Desvio ao vermelho" de Cildo Meireles

23 Pós-minimalismo O ponto chave do pós-minimalismo são as referências distintas aos objetos sem representação direta. Isso tem se tornado uma linha predominante na escultura moderna. O pós-minimalismo é a apropriação das propostas estéticas do minimalismo, adicionando um “quê” conceitual do artista. Em geral, as obras minimalistas são inserções estéticas em ambientes específicos, onde a obra é a percepção do observador em relação a ela. Alguns dos principais artistas pós-minimalistas são: Eva Hesse, Richard Serra e Bruce Naumann.

24 Arte “Antiformalista”
Alguns estudiosos chamam o pós-minimalismo de arte “antiformalista” porque várias tendências artísticas se encontram nessa arte, como o expressionismo abstrato, a arte pop e até, o surrealismo. Os artistas são muito diferentes entre si; o que os rotula de pós minimalistas é o processo de feitura das obras na pesquisa com a cor e nas substâncias e materiais utilizados, que funcionam como uma espécie de “assinatura” das obras: o chumbo de Serra, o neon de Keith Sonnier, o feltro de Barry Le Va.

25 Body Art Body Art faz o corpo, geralmente do próprio artista, ser transformado em matéria de arte. Em alguns casos, as obras são realizadas em privado, dando-se apenas para conhecer através de fotografias ou filmes. . A obra se concretiza através de uma tatuagem, ferimento, deformação, entre outros.

26

27 Emma Hack Arquivo próprio
Arquivo próprio Emma Hack Bruce Nauman – Retrato de um Artista como uma Fonte

28 Performance Performance combina elementos das artes visuais, poéticas e cênicas. É muitas vezes considerado sinônimo de happening, mas é mais informal e improvisado. É um tipo de teatro que utiliza o corpo humano.

29 Obra de Yves Klein – 1960 – Sinfonia monótona – Antropometria
Joseph Beuys - Como Explicar os Quadro a uma Lebre Morta

30 Happening Happening é uma manifestação artística que exige a participação ativa do público. Em que o desenvolvimento é às vezes mais interessante do que o resultado final. Relaciona-se com a arte ambiente e o informalismo, mas sobre tudo, com o teatro.

31 Hermann Nitsch – Teatro dos Mistérios e das Orgias
Allan Kaprow – Yard Hermann Nitsch – Teatro dos Mistérios e das Orgias

32 Arte Conceitual Vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 em meados dos anos 1970.

33 O termo arte conceitual foi usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus.

34 O mais importante para a arte conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.

35 Arte Urbana (Art Street)
Arte Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados com as intervenções visuais das grandes metrópoles.

36 A arte urbana serve para que os seus autores exprimam o
seu ponto de vista sobre as coisas, exprimem recados ou as coisas que estão a sentir, como se fossem poemas, mas na forma de desenho. Edgar Mueller

37 Edgar Mueller

38 Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos de gestão. Este fato fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública. Obra do projeto 6emeia - SP

39 Conclusão Com seu jeito arrojado, despreocupada com padrões, a arte contemporânea nos impressiona com sua ousadia. A maneira original que ela possui é espontânea à seu autor e surge de maneiras diferentes. Observando as obras encontramos muitas tendências, desde pinturas, instalações, esculturas entre outras. E o que podemos esperar daqui pra frente? Quais as novas vertentes que surgirão no futuro? A resposta é que com certeza as artes irão nos surpreender cada vez mais.

40 Bibliografia http://arte20.tripod.com http://www.brasilescola.com


Carregar ppt "Arte contemporânea Anna Paula Missora Hoatsu Camila da Silva Largura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google