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Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras
Pesquisa sobre Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras Parte I – Caracterização das Empresas (10 questões) Parte II – Situação Atual da Responsabilidade Social (39 questões) Parte III – Avaliação da Responsabilidade Social (33 questões)

2 PARTE I - Caracterização das empresas
Todos os sistemas metroferroviários brasileiros 15 sistemas 7 federais 6 estaduais 2 concessões empregados ( 2003) 1,2 bilhões de passageiros transportados (2003) 13 regiões metropolitanas 68 municípios 42,5 milhões de habitantes

3 PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas
Gestão da Responsabilidade Social Foco da Responsabilidade Social Relatório de Responsabilidade Social Demonstrativo do Balanço Social Indicadores de Responsabilidade Social Banco de Dados para Responsabilidade Social

4 Atualmente, SIM, para 94% das empresas.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL A responsabilidade social faz parte hoje da visão estratégica da empresa? Atualmente, SIM, para 94% das empresas. 2. A alta administração participa e se envolve nos projetos sociais da empresa? Atualmente, SIM, para 100% das empresas. SIM para 62,5% das empresas, ou seja 10 empresas 3. A empresa realiza programas de sensibilização e conscientização do corpo funcional e gerencial sobre a importância da responsabilidade social?

5 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 4. Qual(is) área(s) da sua empresa é(são) responsável(eis) pelos projetos sociais? (Apontar, se for o caso, mais de um item).

6 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 5. Qual área da sua empresa coordena a responsabilidade social?

7 ONG's orientadas para DST/AIDS, Tabagismo, entre outras.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 6. Os projetos sociais são desenvolvidos em parceria com alguma Organização Não Governamental - ONG? 75% dos projetos sociais são desenvolvidos em parceria com alguma Organização Não Governamental – ONG. Tais como: ONG's orientadas para DST/AIDS, Tabagismo, entre outras. Cidade Escola Aprendiz, Casa do Zezinho, Fundo Social de Solidariedade. Associação Ambientalista Defensores da Terra, Cruzada do Menor, Ressurgir, Nós do Cinema, Villa Lobinhos, CAMP – Mangueira. COEP. Voluntários das Gerais. Tortura Nunca Mais. Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro, Associação dos Amigos do Parque S. Bartolomeu e Pirajá, Consórcio da Juventude, Campi. Centro da Mulher Oito de Março, Folia de Rua.

8 Ministérios da Saúde e do Trabalho. Prefeituras.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 7. Os projetos sociais são desenvolvidos em parceria com algum Órgão Público Municipal, Estadual ou Federal? 75% dos projetos sociais são desenvolvidos em parceria com algum Órgão Municipal, Estadual ou Federal. Tais como: Secretarias Estaduais da Saúde, da Cultura, de Transportes, da Ciência, de Tecnologia, do Desenvolvimento Econômico, de Turismo, do Emprego, de Relações do Trabalho, de Defesa Social e de Ação Social. SESI, SENAI, SENAC Secretarias Municipais de Educação, de Transportes, e Secretaria de Estado de Ação Social Ministérios da Saúde e do Trabalho. Prefeituras.

9 SIM, para 9 empresas – 56% do total.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 8. Os projetos sociais envolvem as organizações e lideranças locais no seu desenvolvimento e na sua implantação? SIM, para 9 empresas – 56% do total. 9. Há empregados internos-voluntários? SIM, em 9 empresas – 56% do total. 10. A atividade dos empregados internos-voluntários é desenvolvida:

10 SIM, para 14 empresas – 87% do total.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 11. A empresa cede instalações, horas de trabalho de seus empregados ou equipamentos para atividades ligadas a projetos sociais? SIM, para 14 empresas – 87% do total. 12. Como forma de concretizar sua ação social: Uma empresa utiliza incentivos fiscais de dedução ou desconto de doações e patrocínios, as demais buscam patrocínios, parcerias, recursos próprios, assim como doações dos empregados e terceirizados. Total: interno R$ 210,6 milhões - externo: R$ 11,8 milhões. 70% tem planos de aumentar os investimentos. Os percentuais de aumento das empresas que informaram variam de 274% , 100% e 20%. 13 , 14 e 15. O investimento social alocado para o(s) projeto(s) voltado(s) para o ambiente interno? e ambiente externo? planos de aumentar? quanto % em relação a 2003?

11 Das empresas que tem avaliações documentadas os resultados foram:
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 16. Existem avaliações documentadas sobre a ação social que sua organização realizou nos últimos 3 anos? Caso positivo quais os resultados? Caso negativo quais as dificuldades? Não, para 40% das empresas. Das empresas que tem avaliações documentadas os resultados foram: As dificuldades foram:

12 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 18. Entre os projetos e ações sociais desenvolvidas pela empresa, quais são os temas que mais se destacam? Cultura - música

13 FOCO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas FOCO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 19. Benefíciários das atividades sociais desenvolvidas pela empresa:

14 94% das empresas divulgam as ações sociais que realizam.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas RELATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 20, 21 e 22. A empresa divulga as ações de Responsabilidade Social que realiza? Como é feita essa divulgação? 94% das empresas divulgam as ações sociais que realizam. Os meios mais utilizados são: Para 37% das empresas, as ações estão contidas no Relatório de Administração ou Prestação de Contas Anual da empresa.

15 - benefício gerado pelo sistema metroferroviário - valor adicionado
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas RELATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 23 e 24. Demonstrativos dos Relatórios sobre as ações de responsabilidade social ? Indicadores que compõe o demonstrativo do benefício gerado pelo sistema metroferroviário? 18,75% possuem um relatório sobre ações de responsabilidade social, apresentando Demonstrativo do: - benefício gerado pelo sistema metroferroviário - valor adicionado - resultado líquido do custo / benefício - Balanço Social - benefício tarifário 18,75% das empresas apresentam demonstrativo do benefício gerado pelo sistema metroferroviário.Os indicadores são sobre Redução de: - emissão de poluentes. - consumo de combustível. - custo operacional do sistema de ônibus e automóvel. - tempo de viagem (jornada para o trabalho, negócios e outros). - número de acidentes (gastos hospitalares,assistenciais, etc).

16 25% das empresas elaboram o demonstrativo do seu Balanço Social.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas DEMONSTRATIVO DO BALANÇO SOCIAL 25 a 29. Existência de demonstrativo do Balanço Social, modelo utilizado, publicação e aspectos abordados. 25% das empresas elaboram o demonstrativo do seu Balanço Social. O mais antigo foi elaborado em 1994. A metodologia utilizada pelas empresas, geralmente, é baseada no modelo do Instituto ETHOS, IBASE ou Banco Mundial, além de metodologia própria. Dentre as empresas que publicam o demonstrativo do Balanço Social, 56% publicam em conjunto com o Balanço Patrimonial da empresa e 12% publicam em Diário Oficial. Os aspectos abordados no Balanço Social são: ambientais, sociais, internos e externos, e econômico-financeiro.

17 INDICADORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas INDICADORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 30. Quais são os indicadores que avaliam o resultado das ações de responsabilidade social na empresa ?

18 PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas
INDICADORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 31 a 36. Sobre os indicadores que avaliam o resultado das ações de responsabilidade social na empresa, pode-se dizer que: 20% das empresas apresentam esses indicadores em forma de demonstrativo (as mesmas empresas que mencionara ter demonstrativo do Balanço Social). 38% das empresas possuem indicadores que avaliam as atividades realizadas pela empresa para o público interno. Esses indicadores são: financeiros (para todas as empresas), quantitativo físico (para 60%) e qualitativo (para 20%). 43% das empresas possuem indicadores que avaliam as atividades externas realizadas pela empresa. Esses indicadores são: quantitativo físico (todas), financeiro e qualitativo (para 57% das empresas que possuem indicadores). 25% das empresas avalia e mensura o benefício tarifário da integração com outros modos de transporte. As demais ou não avaliam ou não possuem integração.

19 BANCO DE DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas BANCO DE DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 37. A empresa ou instituições locais possuem ou desenvolvem bancos de dados ou documentos com informações dos sistemas de transporte local, tais como:

20 - Relatórios mensais, semestrais de atividades. - Book de realizações.
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas BANCO DE DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 38. A empresa possui algum banco de dados ou documentos referentes às suas atividades culturais desenvolvidas? 62,5% das empresas possuem algum banco de dados referente às suas atividades culturais desenvolvidas, por exemplo: - Relatórios mensais, semestrais de atividades. - Book de realizações. - Press releases - Clipping impresso e eletrônico, fotos e vídeos. - Indicadores de desempenho

21 BANCO DE DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas BANCO DE DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 39. A empresa possui algum bancos de dados referente ao seu público interno?

22 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
Adaptação da metodologia de Indicadores Ethos de Responsabilidade Social – 2003 Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Usuários Comunidade Governo e Sociedade

23 1. Com relação à adoção e abrangência de valores e princípios éticos:
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social VALORES E TRANSPARÊNCIA Compromissos Éticos 1. Com relação à adoção e abrangência de valores e princípios éticos:

24 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
VALORES E TRANSPARÊNCIA Enraizamento na Cultura Organizacional 2. Com relação à eficácia na disseminação dos valores e princípios éticos da empresa:

25 3. Quanto ao relacionamento com a concorrência, a empresa:
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social VALORES E TRANSPARÊNCIA Relações com a Concorrência 3. Quanto ao relacionamento com a concorrência, a empresa:

26 Negocia com 1 até grupos de 12 entidades sindicais
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social PÚBLICO INTERNO Relações com Sindicatos 4. Quanto à participação de empregados em sindicatos e ao relacionamento com seus representantes, a empresa (caso seja necessário marcar mais de 1 opção): 5. Com quantas entidades sindicais a empresa se relaciona? 1 até 4 entidades sindicais 6. Com quantas entidades sindicais a empresa negocia acordos coletivos? Negocia com 1 até grupos de 12 entidades sindicais

27 7. Quanto ao envolvimento dos empregados na gestão, a empresa:
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social PÚBLICO INTERNO Gestão Participativa 7. Quanto ao envolvimento dos empregados na gestão, a empresa:

28 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
PÚBLICO INTERNO Compromisso com o Futuro das Crianças 8. No tratamento da questão dos direitos da criança e do adolescente, a empresa, possui políticas explicitas de não contratação de mão de obra infantil em seus contratos?

29 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
PÚBLICO INTERNO Valorização da Diversidade 9. Reconhecendo a obrigação ética das empresas de combater todas as formas de discriminação e de valorizar as oportunidades oferecidas pela riqueza étnica e cultural de nossa sociedade, a empresa:

30 10. Em sua política de remuneração, benefícios e carreira, a empresa:
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social PÚBLICO INTERNO Política de Remuneração, Benefícios e Carreira 10. Em sua política de remuneração, benefícios e carreira, a empresa:

31 1 empresa – estabelecido por meio de negociação com sindicato
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social PÚBLICO INTERNO Política de Remuneração, Benefícios e Carreira 11. A empresa possui programa de participação nos resultados da empresa? 1 empresa – estabelecido por meio de negociação com sindicato e em conformidade com a legislação aplicável 12. A empresa possui programa de bonificação? 2 empresas com programa de bonificação Sendo que em uma o programa foi estabelecido por meio de negociação com sindicato e em conformidade com a legislação aplicável Saúde, Segurança e Condições de Trabalho 13. A empresa é certificada por alguma norma? Nenhuma das empresas é certificada por norma com BS 8800, SA 8000 ou outras.

32 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
PÚBLICO INTERNO Saúde, Segurança e Condições de Trabalho 14. Visando assegurar boas condições de trabalho, saúde e segurança, a empresa:

33 SIM para 9 empresas – 56% das empresas
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social PÚBLICO INTERNO Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade 15. Para desenvolver seus recursos humanos, a empresa: Comportamento Frente a Demissões 16. Diante da necessidade de redução de custo com pessoal, a empresa teve reclamações trabalhistas relacionadas a demissões nos últimos três anos? SIM para 9 empresas – 56% das empresas

34 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
PÚBLICO INTERNO Preparação para Aposentadoria 17. Visando preparar seus funcionários para a aposentadoria, a empresa:

35 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
MEIO AMBIENTE Comprometimento da Empresa com a Causa Ambiental 18. Para tratar com a devida relevância e responsabilidade os impactos ambientais resultantes de suas atividades, a empresa:

36 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
MEIO AMBIENTE Educação Ambiental 19. Visando contribuir para a conscientização da população quanto aos desafios ambientais decorrentes da atividade humana e incutir valores de responsabilidade ambiental, a empresa:

37 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
MEIO AMBIENTE Gerenciamento do Impacto no Meio Ambiente 20. Considerando os impactos ambientais causados por seus serviços, a empresa:

38 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
FORNECEDORES Critérios de Seleção e Avaliação de Fornecedores 21. Para regular suas relações com fornecedores e parceiros, a empresa:

39 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
FORNECEDORES Relações com Trabalhadores Terceirizados 22. Em suas relações com trabalhadores terceirizados e/ou com os fornecedores desses serviços, a empresa:

40 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
FORNECEDORES Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores 23. A empresa inclui entre seus fornecedores indivíduos ou grupos da comunidade local, tais como:

41 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
USUÁRIOS Política de Comunicação Comercial 24. Considerando a influência de sua política de comunicação comercial na criação de uma imagem de credibilidade e confiança, a empresa:

42 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
USUÁRIOS Excelência do Atendimento 25. Quanto a seu compromisso com a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente, a empresa:

43 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
USUÁRIOS Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais do Serviço 26. Quanto ao conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais de seu serviço, a empresa:

44 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
COMUNIDADE Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno 27. Considerando seus possíveis impactos na vida da comunidade, a empresa:

45 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
COMUNIDADE Relações com Organizações Locais 28. Com relação às organizações comunitárias, ONGs e equipamentos públicos (escola, postos de saúde, etc.) presentes no seu entorno, a empresa:

46 29. financiamento da ação social da empresa é baseado em:
PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social COMUNIDADE Financiamento da Ação Social 29. financiamento da ação social da empresa é baseado em:

47 30. A empresa: PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
COMUNIDADE Financiamento da Ação Social 30. A empresa:

48 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
GOVERNO E SOCIEDADE Contribuições para Campanhas Políticas 31. Com relação ao financiamento de candidatos a cargos públicos e de partidos políticos, a empresa: 2 empresas são transparentes na divulgação para o público interno das regras e critérios usados para definir a sua atuação política e/ou doações às campanhas políticas. As demais 14 não responderam a questão ou ressaltaram que tal situação não se aplica Liderança e Influência Social 32. Buscando exercer sua cidadania por meio de associações e fóruns empresariais, a empresa:

49 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
GOVERNO E SOCIEDADE Participação em Projetos Sociais Governamentais 33. Em seu envolvimento com as atividades sociais realizadas por entidades governamentais, a empresa:


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