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A Marca da Propaganda Eleitoral. APRESENTAÇÃO Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos,

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Apresentação em tema: "A Marca da Propaganda Eleitoral. APRESENTAÇÃO Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos,"— Transcrição da apresentação:

1 A Marca da Propaganda Eleitoral

2 APRESENTAÇÃO Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos, vereadores, nomes importantes que representarão os interesses da população e decidirão o futuro de muitos. Antes das eleições são, inúmeros os folhetos, faixas, santinhos com as imagens e números dos candidatos espalhados pela cidade. Cada um tenta da melhor maneira possível criar uma identificação positiva com o povo. Na atividade A Marca da Propaganda Eleitoral, os alunos vão aprender como propagar idéias de um plano de governo e projetar uma imagem de uma forma eficiente. O objetivo é que eles decidam qual o melhor meio de comunicação, o que escrever, qual imagem exibir, enfim, o desafio é transmitir a mensagem do candidato de forma a criar uma verdadeira marca com os eleitores. A atividade começa com a criação de um plano de governo para os alunos candidatos. Com essas informações em mãos, criarão uma campanha política eleitoral completa, projetando o nome dos candidatos por toda a escola. A atividade termina com uma análise de todas as campanhas. Veja em nosso passo-a-passo como desenvolver esta atividade com seus alunos e fazê-los pensar como é construído o marketing político em nossa sociedade. LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 7º ano do ensino fundamental Disciplina: História e Geografia Tema transversal: Sociedade Softwares necessários: Publisher ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar!

3 A Marca da Propaganda Eleitoral ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE Com a atividade A Marca da Propaganda Eleitoral, na sala de aula, os alunos aprenderão o que é uma campanha eleitoral e quais seus atributos. Em seguida, deverão selecionar 5 ou 6 alunos para serem candidatos, e criar um plano de governo. Já na sala de informática, divididos em grupos, vão analisar campanhas dos candidatos à eleição deste ano das cidades em que vivem. A proposta é que, a partir desses exemplos, eles criem estratégias para projetar as propostas do candidato da escola usando o Microsoft Publisher para criarem as campanhas eleitorais. A atividade é finalizada com a exibição e análise de todos os trabalhos. Siga o plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (2 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 - Proposta de trabalho NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Análise Candidatos Reais Etapa 2 – Montagem da Campanha Etapa 3 – Conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 A Marca da Propaganda Eleitoral NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO TEMA Escreva na lousa: Propaganda eleitoral Inicie a aula perguntando aos alunos o que isso significa para eles. A idéia é que respondam que a propaganda eleitoral são os vários meios de comunicação que um candidato utiliza para dizer quais são os planos de governo pretendido. Peça para que eles exemplifiquem como as propostas de governo de um candidato chegam até eles: Tv, Rádio, Palestras, Comícios, Jornais, Folhetos, Santinhos, Outdoors, Banners, Malas Diretas, entre outros. Então, ressalte que todas essas informações não são escritas ou faladas por acaso, que antes são muito bem analisadas, estudadas e fazem parte de uma estratégia para criar a marca de identificação do candidato com o eleitorado. Utilize o texto Marketing Político como apoio para explicar aos alunos quais são os pontos analisados na montagem de uma campanha eleitoral: pesquisa do eleitorado; do meio ambiente de atuação; escolha de um tema (problema/solução) e,por fim, estratégia de comunicação. Marketing Político

5 A Marca da Propaganda Eleitoral NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PROPOSTA DE TRABALHO Apresente a proposta de atividade aos alunos: criação de uma campanha eleitoral utilizando o Microsoft Publisher. Peça para que 5 ou 6 alunos se habilitem a serem os candidatos da eleição e os demais, divididos em grupos, irão estipular as estratégias de comunicação. Em seguida, distribua as Folhas de Atividade. Antes da aula, imprima quantidade suficiente para todos. Para os alunos candidatos entregue a folha A e para os estrategistas da campanha entregue a folha B. Os alunos candidatos deverão escrever seus planos de governo, imaginando que serão prefeitos da cidade em que moram. Já os estrategistas devem destacar quais são os principais meios de comunicação na cidade e como podem fazer para que a informação chegue ao eleitorado de forma eficiente. Folha de atividade A Folha de atividade B DICA Peça para que os alunos tragam para próxima aula todo material de comunicação eleitoral que receberam nas últimas semanas, valem panfletos, malas diretas, santinhos, fotos de outdoors, entre outros. DICA 2 Os alunos que se propuserem a ser candidatos podem realizar uma pesquisa para conhecerem melhor o papel de um prefeito ou vereador. Peça para que vejam o link abaixo: Guia do Eleitor

6 A Marca da Propaganda Eleitoral NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – ANÁLISE DOS CANDIDATOS REAIS Selecione um material de campanha eleitoral e junto com seus alunos destaquem os pontos mais importantes: 1.Qual é o tema central? (idéias que são defendidas) 2.Como é apresentado o candidato? (como um homem honesto? Justiceiro? Trabalhador?...) 3.Qual o perfil de eleitorado que votaria neste candidato? (sexo, classe social, idade, renda...) 4. Qual foi o meio de comunicação adotado? Por quê? 5. Como é a comunicação gráfica desde material? (O que está em destaque? Quais são as cores utilizadas? Tem slogan?) Em seguida, separe os alunos em grupos por aluno candidato, ou seja, cada um deles terá um grupo de estrategistas de 5 a 6 alunos. Os alunos candidatos deverão apresentar as propostas que pensaram para a cidade e juntos deverão escolher a melhor idéia para trabalhar na campanha. Já os alunos estrategistas deverão escolher, dentre os meios de comunicação, qual o melhor para projetar esta idéia. Peça para que eles circulem na Folha de Atividade as opções que foram escolhidas. DICA Amplie sua aula! Veja no arquivo Conceito e Estratégia, quais são os itens analisados na veiculação da imagem de um candidato junto aos eleitores Conceito e Estratégia

7 A Marca da Propaganda Eleitoral NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 2 – MONTAGEM DA CAMPANHA Feito as escolhas de tema e meio de comunicação a serem trabalhados, é hora de acessar o Microsoft Publisher. A idéia é que você explique de forma geral como o programa funciona e em seguida cada grupo segue sozinho montando a campanha conforme as preferências deles. Veja o arquivo Passo-a-passo Publisher. Estipule em torno de 1h hora para esta parte da atividade. ETAPA 3 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Reserve duas aulas para a exibição das campanhas. A idéia é que cada aluno candidato apresente seu plano de governo e seja exibida ou entregue o material de campanha. Em seguida, os alunos deverão comentar sobre o conteúdo apresentado e em seguida o grupo de alunos estrategistas defendem a idéia que criaram, ou seja, a marca do candidato. Para concluir a atividade, elejam o grupo que apresentou o melhor trabalho e que é o vencedor desta eleição. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Passo-a-passo Publisher

8 A Marca da Propaganda Eleitoral Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Ana Teresa Ralston Gerente de Educação Social Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Rubem Paulo Saldanha Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


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