A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórias de outros povos. APRESENTAÇÃO Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórias de outros povos. APRESENTAÇÃO Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar."— Transcrição da apresentação:

1 Histórias de outros povos

2 APRESENTAÇÃO Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar as descobertas e os desafios apresentados nesta atividade. Em Histórias de outros povos os alunos vão aprender como vivem a população dos cinco continentes: como é a fisionomia, as vestimentas, as comidas típicas, a moeda utilizada por outros povos. E no final vão escrever uma história e montar um vídeo. A intenção é, além de ampliar o conhecimento étnico e racial, fazer com que eles, de forma lúdica, interajam com ferramentas tecnológicas e desenvolvam habilidades básicas como a leitura e a escrita. Siga os passos de Histórias de outros povos e perceba como é enriquecedor realizar uma atividade usando as TICs com os alunos mais novos. LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 1º ano do ensino fundamental Disciplina: Estudos Sociais, Geografia e Língua Portuguesa Tema transversal: Literatura Softwares necessários: Internet Explorer e Movie Maker Tempo previsto: 6 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar!

3 Histórias de outros povos ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Histórias de outros povos está dividida em 2 partes. Na sala de aula os alunos são introduzidos ao tema, executam a primeira parte da atividade e então é apresentada a proposta de trabalho final. Já no laboratório de informática eles vão pesquisar na Internet e montarão um vídeo sobre a cultura do país que escolherem. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (3 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – Preenchimento da Folha de Atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem do vídeo Etapa 3 – Conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 Histórias de outros povos NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com a exibição de fotos de pessoas de diferentes países. Conforme as imagens forem mostradas, pergunte aos seus alunos: Quem nasce na Índia é...? Quem nasce no Japão é...? Onde fica este país? Vamos olhar o mapa, está longe ou próximo do Brasil? A última foto será de um morador típico da África. Aproveite para explicar o que é Etnia e Cultura e então, explique a primeira parte da atividade: enquanto você lê sobre como vivem as pessoas na África do Sul, eles vão desenhar o que ouvem. Utilize como apoio o texto: Etnia e Cultura Em seguida, separe os alunos em grupos de 4 integrantes. Distribua os textos para leitura. A idéia é que cada integrante leia para os demais do grupo para que desenhem as paisagens descritas. Serão 4 textos, um sobre cada país. Adapte o arquivo Países para realidade dos seus alunos. As frases devem ser simples para que eles compreendam o que estão lendo. Depois imprima número suficiente para todos. DICA Etnia é a população ou grupo social que tem a mesma cultura, que fala a mesma língua e possui história e origem comuns. Etnia e Cultura Países

5 Histórias de outros povos NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE Apresente a proposta da atividade. Mencione como será a próxima fase no laboratório de informática: pesquisa sobre o país escolhido, criação de uma história e montagem de um vídeo com todo o material estudado. Distribua a Folha de atividade (antes da aula, imprima quantidade suficiente para os alunos). Verifique com os alunos o guia para a pesquisa na sala de informática e também o espaço para redigir a história. DICA Você pode estender e enriquecer a atividade apresentando aos alunos conteúdos sobre a cultura africana, tema obrigatório no currículo do ensino fundamental. O site A Cor da Cultura traz uma gama de projetos interessantes. Acesse! Folha de atividade A Cor da Cultura

6 Histórias de outros povos NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Para realizar a pesquisa, os alunos vão utilizar o programa Internet Explorer. Ajude-os na buscas das imagens, solicite que utilizem a folha de atividade que contém os itens a serem buscados. Siga o arquivo Passo a Passo Internet Explorer. Estipule aproximadamente 30 minutos para esta tarefa. Depois o grupo deve se reunir, juntar todas as imagens pesquisadas e selecionar as 10 melhores (duas de cada item). ETAPA 2 – MONTAGEM DO VÍDEO Agora você deverá orientar os grupos na montagem do vídeo que contará como vive a população do país escolhido. Reserve aproximadamente 50 minutos para execução. Veja o arquivo Passo a Passo Movie Maker. Passo a Passo Internet Explorer Passo a Passo Movie Maker DICA O programa Movie Maker está disponível apenas para as versões: Windows XP e Windows Vista.

7 Histórias de outros povos NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 3 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para a apresentação dos vídeos. Cada grupo deverá fazer uma breve apresentação do país pesquisado, mencionando o que aprenderam sobre esta nova cultura. Por exemplo: Na África as cores das roupas são geralmente em tons de vermelhos e beges. Aproveite para agregar conteúdo ao material pesquisado pelos alunos. Enfatize as diferenças entre as etnias e a riqueza dos costumes. E não se esqueça de localizá-los geograficamente, sinalizando num Mapa Mundi os locais estudados por todos. Ao final da exibição, peça para que redijam na folha de atividade a redação sobre o país que pesquisaram comentando o que aprenderam com a atividade. Então finalize a atividade comentando sobre os traços culturais do Brasil e a influência de outras culturas. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

8 Histórias de outros povos Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Joana Mendes e Adriana de Souza Jornalistas Conteúdo Esta atividade teve como base o Projeto Griot – Contando histórias de outros povos – um dos ganhadores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Professoras responsáveis: Andréia Rodrigues e Carla Britto – Fundação Bradesco (RJ) Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "Histórias de outros povos. APRESENTAÇÃO Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google