A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho sobre:. O que é a robótica Robótica: História; Pessoas; Robótica nos diferentes sectores. Inexistência de uma definição Universal; Segundo a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho sobre:. O que é a robótica Robótica: História; Pessoas; Robótica nos diferentes sectores. Inexistência de uma definição Universal; Segundo a."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho sobre:

2 O que é a robótica Robótica: História; Pessoas; Robótica nos diferentes sectores. Inexistência de uma definição Universal; Segundo a Associação das Indústrias da Robótica Dispositivos mecânicos; Reprogramáveis; De uma forma Autónomos: -Obtém informação por via de sensores; -Toma decisões; -Manipula objectos.

3 Características dos Robôs Conjunto de características comuns: Sistemas de locomoção; Sensores; Sistemas de processamento; Componentes electrónicos; etc.

4 Robótica como nova área tecnológica Ciência multi-disciplinar; Engloba áreas como: -Matemática; -Física; -Economia (produção); -Mecânica; -Electrónica; -etc. Ciência Engenharia

5 Benefícios da Robótica Os robôs: -Não recebem salário; -Não comem; -Não bebem; -etc. Empregue em trabalhos repetitivos; Benefícios económicos/produtivos;

6 Desvantagens …

7 Robôs na indústria A indústria que mais usa robôs (braços robóticos) é a indústria automóvel. Exemplos de trabalhos feitos por robôs na indústria: Apertar parafusos; Soldar; Pintar; Cortar; Transporte de materiais; Etc.

8 Robôs na Indústria Grandes indústrias usam não só os robôs manipuladores, como também automação em geral. Exemplos: indústria têxtil, na confecção de tecidos e roupas em geral; Indústria calçado, na confecção de sapatos, ténis, etc.; Indústria alimentícia e de bebidas.

9 Robôs na Indústria Algumas Indústrias que usam também robôs nos processos de fabrico são: indústria de peças; indústria farmacêutica, no fabrico de medicamentos; indústria cosmética; indústria do tabaco;

10 Robôs não industriais São robôs projectados para desempenharem funções que não são na produção em série de um produto numa fábrica mas sim para desempenharem tarefas específicas, em alguns casos complexos, e em locais especiais. Exemplo: zonas de dificil acesso ao ser humano.

11 Robôs domésticos robôs de limpeza de vidros e de piscinas; robôs que varrem ou aspiram o chão; robôs que cortam a relva.

12 Robôs domésticos Estes aspiradores são mecanismos autónomos que, quando em funcionamento têm memorizado as regiões por onde já passou e as que ainda falta aspirar. Quando a bateria está com pouca carga eles interrompem a tarefa que estão a executar e voltam sozinhos à base para recarregarem a bateria.

13 Robôs na Medicina robôs de apoio à idosos e deficientes, como cadeira de rodas automatizadas; robôs membros artificiais; robôs órgãos artificiais; robôs que participam em cirurgias.

14 Robôs de apoio nos Hospitais O robô Helpmate da empresa Pyxis Corp que se move autonomamente em hospitais transportando: refeições; medicamentos; roupa suja.

15 Robôs de apoio nos Hospitais (cont) O robô RX construído pela empresa McKesson de San Francisco, na Califórnia foi projectado para: trabalhar em hospitais; prepara as receitas dos pacientes.

16 Robôs no espaço Robôs não industriais; Eles actuam onde o ser Humano não consegue chegar; Robôs espaciais: Braço robótico do space shuttle; SpaceWalker – Veste dos astronautas; Mars Rover – robô que actua em Marte; Sondas Espaciais – Mariner, Viking; etc.

17 Space Shuttle Aviões que voam atmosfericamente e no espaço; Endeavor; Discovery; Atlantis; Challenger; Columbia

18 O braço Robótico do Space Shuttle Fabricante: CSA (Canadá); Usados pela NASA; Coloca e repara satélites em órbita; 6 graus de liberdade; 2 ombros; 1 cotovelo; 3 pulsos;

19 Robôs Virtuais São robôs que: Interagem connosco como outros robôs. No entanto, não existem fisicamente, apenas virtualmente, dentro de um computador.

20 Como interagem com os humanos : Através de um teclado ; Um ecrã de uma maquina; Um teclado e um monitor de computador; Qualquer dispositivo de interface com o computador;

21 Exemplos de robôs virtuais: Caixas multibanco ( caixas ATMs ) ; Maquinas para comprar bilhetes de metro ; Maquinas para pagar parques de estacionamento ;


Carregar ppt "Trabalho sobre:. O que é a robótica Robótica: História; Pessoas; Robótica nos diferentes sectores. Inexistência de uma definição Universal; Segundo a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google