A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO"— Transcrição da apresentação:

1 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
ABIFA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FUNDIÇÃO APEX – AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS CONVÊNIO 39/2205 PROSPECÇÃO DO MERCADO INTERNACIONAL DE FUNDIDOS FERROSOS E NÃO FERROSOS RELATÓRIO FINAL em Dezembro de 2006. SUMÁRIO 1 Objetivo e Abrangência deste 1º Relatório 2 Indicadores Macro-Econômicos 3 O mercado de Fundidos no Mundo 4 O Setor de Fundição no Brasil 5 Competitividade do Produto Nacional 6 Oportunidade para o Fundido Brasileiro Anexo Conjunto de Planilhas

2 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
OBJETIVO E ABRANGÊNCIA DESTE RELATÓRIO Apresentar a ABIFA e APEX os dados coligidos de interesse para a verificação de mercados potenciais para ampliação da Exportação Brasileira de Fundidos. Compreende planilhas por região e país abordando o produto interno bruto, população, consumo de aço laminado – parâmetro de aferição do consumo local de fundidos – em visões evolutivas (passado) e prospectivas (futuro). Em seqüência, o mercado: consumo, produção e comércio exterior de fundidos, é objeto de quantificação para os paises ou comunidades relevantes e também para o Brasil, onde se incluiu perfil positivo do setor de fundição nacional. No item 5, fatores de competitividade da produção brasileira são cotejados com o desempenho ou fatores produtivos das fundições de outros paises também exportadores ou importadores de peças fundidas ferrosas e não ferrosas. Finalmente, são abordadas questões e informações complementares referentes a oportunidades e estratégias de mercado e negócios.

3 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
2) INDICADORES MACRO-ECONÔMICOS REFERÊNCIA: Planilha 1, no anexo 2.1) QUADRO REFERENCIAL PARA 2006. OS DADOS INCLUÍDOS NA PLANILHA ANEXADA, POR PAÍS OU REGIÃO, SÃO: STEEL USE OU CONSUMO DE AÇO LAMINADO FONTE: IISI - INTERNATIONAL IRON & STEEL INSTITUTE PIB MEDIDO PELO PODER DE COMPRA PPC FONTE: BIRD - INTERNATIONAL DEVELOPMENT BANK POPULAÇÃO EM JULHO DE 2005 FONTE: ONU - ORGAN.NAÇÕES UNIDAS PARA 194 PAÍSES CONSUMO DE AÇO PER CAPITA PIB PER CAPITA CÁLCULOS COM BASE DADOS ACIMA STEEL INTENSITY kg de aço por US$ de PIB RESUMO DA PLANILHA 1 EUROPA AMÉRICA ÁSIA + MUNDO ÁFRICA+ OCEANIA TOTAL CONSUMO DE AÇO MILHÕES TONELADAS 233,1 168,3 612,0 1.013,4 SHARE 23,0% 16,6% 60,4% 100,0% PIB US$ TRILHÕES 15,2 17,2 23,5 55,9 27,2% 30,8% 42,0% POPULAÇÃO MILHÕES HABITANTES 873,2 870,1 4.012,0 5.755,3 15,2% 15,1% 69,7% 266,9 193,4 152,5 176,1 mil US$ 17,4 19,8 5,9 9,7 STEEL INTENSITY kg/US$ de PIB 15,3 9,8 26,1 18,1 MAIOR STEEL INTENSITY NOS PAÍSES ASIÁTICOS EXPLICAM-SE FACE A DUAS RAZÕES: PAÍSES EXPORTADORES INTENSIVOS DE BENS FEITOS DE AÇO GRANDES OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURA OPOSTO DOS EUA: IMPORTADOR E "PRONTO DE INFRAESTRUTURA" NO QUADRO DA PÁGINA SEGUINTE ESTÃO DESTACADOS DADOS DAS 15 MAIORES ECONOMIAS

4 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
QUADRO 2.1 – ECONOMIAS MUNDIAIS DESTACADAS COMENTÁRIO: Verificar o potencial do Grupo de países ‘’BRIC’’ E TAMBÉM O MÉXICO PIB PER CAPITA ainda abaixo da média dos 15 maiores AÇO PER CAPITA menores que até os países ‘’prontos’’ e importadores

5 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
QUADRO 2.2 – PROJEÇÃO DE CURTO PRAZO PARA PIB E AÇO REFER: Planilha 2, no anexo, para o PIB REFER: Planilha 3, no anexo, p/ STEEL USE PIB medido pelo poder de compra RPC Fonte: OECD-Economic Outlook december, 2005 STEEL use ou consumo de aço laminado Fonte: ISSI-International Iron & Steel Institute SRO Summary tables – April, 2006 COMENTÁRIO: Crescimento de PIB e consumo de aço centrado na Ásia (China) certamente sub-dimensionado para América Latina e Brasil. No quadro da página seguinte estão destacados dados das as 15 maiores economias e efetuadas projeções até o ano de 2010.

6 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
QUADRO 2.2 – ECONOMIAS MUNDIAIS DESTACADAS - PROJEÇÕES

7 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
2) INDICADORES MACRO-ECONÔMICOS - CONCLUSÃO 2.3) TAXAS DE CÂMBIO PARA O DÓLAR AMERICANO

8 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
3) O MERCADO DE FUNDIDOS NO MUNDO 3.1) EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO MUNDIAL REFER: PLANILHA 4, NO ANEXO Os dados incluídos na planilha anexada, por país ou região, mostram a evolução estimada da produção mundial de fundidos, que evoluiu de 73 milhões de toneladas de peças no ano 2000 para 93MMt em 2005, num ritmo de crescimento de 5% ao ano, no período. A projeção publicada pela revista Modern Casting estima ritmos entre 5 e 5,6% para os próximos anos. COMENTÁRIO: Crescimento da produção de fundidos centrado na Ásia (China), Brasil e México

9 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
3) O MERCADO DE FUNDIDOS NO MUNDO 3.2) COMÉRCIO EXTERIOR – DESTAQUES NO MUNDO 3.2.1) Principais Países Exportadores – Dados de 2004

10 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
3) O MERCADO DE FUNDIDOS NO MUNDO 3.2) COMÉRCIO EXTERIOR – DESTAQUES NO MUNDO 3.2.2) Principais Países/ Regiões Importadoras

11 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
3) O MERCADO DE FUNDIDOS NO MUNDO 3.2) COMÉRCIO EXTERIOR – DESTAQUES NO MUNDO 3.2.2) Principais Países/ Regiões Importadoras (continuação)

12 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
3) O MERCADO DE FUNDIDOS NO MUNDO – ESTIMATIVA PARA 2005 3.3) GEOGRAFIA DO CONSUMO ATUAL DE FUNDIDOS DADOS EM MILHÕES DE TONELADAS COMENTÁRIO: Brasil continuará focando mercados dos países do Nafta e secundariamente dos países Europeus, que já representam hoje mais de 80% das nossas exportações de fundidos. Com menores potenciais: América do Sul – por demanda restrita, de pequena tonelagem Ásia – pela concorrência de China, Índia e Rússia

13 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
4) O SETOR DE FUNDIÇÃO NO BRASIL 4.1) EVOLUÇÃO DO DESEMPENHO DADOS EM MIL TONELADAS (*) acima da média face a exportações indiretas (fundidos compondo bens finais exportados) 4.2) PERFIL DO SETOR DE FUNDIÇÃO NO BRASIL Número de empresas fundidoras ~ a 1.300 Empregos diretos gerados ~ Faturamento em US$ milhões Exportações em % da produção 26% em mil toneladas 2005 ferrosos 742 não ferrosos 38 Exportações em valor estimado US$ milhões Disponibilidade de matérias-primas GUSA FE-LIGAS ALUMÍNIO Brasil exporta em % produção 63% % % ANO AÇO FU/AÇO PRODUÇÃO EXPORTAÇÃO CONSUMO 1995 1.610 300 1.310 12.000 10,9% 1996 1.575 340 1.235 13.033 9,5% 1997 1.658 1.318 15.326 8,6% 1998 1.572 400 1.172 14.483 8,1% 1999 1.574 370 1.204 14.078 2000 1.811 390 1.421 15.760 9,0% 2001 1.761 16.694 8,5% 2002 1.970 450 1.520 16.484 9,2% 2003 2.249 361 1.888 15.955 11,8% (*) 2004 2.830 680 2.150 18.316 11,7% (*) 2005 2.966 779 2.187 16.812 13,0% (*) SOMA PERÍODO 16.826 10,0% PEÇAS FUNDIDAS

14 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
4) O SETOR DE FUNDIÇÃO NO BRASIL 4.3) DETALHE DA PRODUÇÃO, DO PARQUE FUNDIDOR E DE SUA EXPORTAÇÃO B) PARQUE FUNDIDOR DE FERROSOS PERFIL ESTIMADO PARA 2005 NÍVEL DE No.FUNDIÇÕES PRODUÇÃO UNITÁRIO EM 2005 GRUPO ACUMUL. MÉDIO mil t/ano (mil t/empresa) > t/ano 4 211,9 847,5 31,1% de a t/ano 10 50,8 508,2 18,6% 49,7% de a t/ano 23 18,8 431,4 15,8% 65,5% de a t/ano 8,7 200,2 7,4% 72,9% de a 6.000t/ano 28 3,7 103,8 3,8% 76,7% de a 2.400t/ano 15 1,7 25,0 0,9% 77,6% SUB-TOTAL 103 2.116,1 OUTRAS 347 1,8 610,9 22,4% 100,0% TOTAL 450 6,1 2.727,0 SHARE NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS mil t em 2005 AS 4 MAIORES 364 49,1% AS 10 segundas MAIORES 166 22,3% 71,4% MARKET- SHARE

15 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
PERFIL DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE FUNDIDOS FERROSOS NÃO FERROSOS PREÇO MÉDIO FOB US$/t 1.566,63 6.646,05 DESTINO DAS EXPORTAÇÕES % DA TONELAGEM NAFTA 59,4% EUA,CANADÁ E MÉXICO EUROPA 22,1% PRINCIPALMENTE COMUNIDADE MERCOSUL 9,5% PRINCIPALMENTE ARGENTINA E CHILE OUTROS 9,0% PRINCIPALMENTE AMÉRICA LATINA E ÁSIA 100,0% POR METAL 59,7% 33,4% 22,0% 25,6% 9,4% 21,9% 8,9% 19,1%

16 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
5) COMPETITIVIDADE DO PRODUTO NACIONAL 5.1) INTRODUÇÃO A análise da posição competitiva do Brasil na produção de fundidos visando exportação abrangeu comparativo dos diferentes fatores de custo de fabricação das peças, especialmente: Escala Produtiva Matérias Primas Rendimento Mão-de-obra Produtividade Energia Fatores exógenos, como infra-estrutura e custo de capital não cabem ser abordados neste ponto, criticados então no próximo item. Os comparativos cotejam a realidade brasileira com concorrentes na exportação de fundidos e com a produção local dos grandes países/regiões importadoras: Estados Unidos Europa Rússia China Índia Canadá México O perfil do custo médio de fabricação de peças fundidas no Brasil, abaixo apresentado, balizou os comparativos com o exterior:

17 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
5) COMPETITIVIDADE DO PRODUTO NACIONAL 5.2) ESCALA PRODUTIVA DADOS DE 2004 COMENTÁRIO: As fundições que exportam 80% do total exportado pelo Brasil são unidades de elevada escala produtiva em relação à média de outros países relevantes no mercado internacional de peças. PRODUÇÃO No. DE t/ano por mil t/ano UNIDADES UNIDADE ESTADOS UNIDOS 12.314 2.380 5.174 RÚSSIA 6.300 1.900 3.316 CHINA (estimado) 22.420 26.000 862 ÍNDIA 4.623 4.200 1.101 CANADÁ 863 150 5.753 MÉXICO 2.185 1.787 1.223 ALEMANHA 4.984 641 7.775 FRANÇA 2.466 521 4.733 ESPANHA 1.309 158 8.285 ITÁLIA 2.441 1.106 2.207 REINO UNIDO 1.273 550 2.315 BRASIL - TOTAL 2.830 1.250 2.264 BRASIL-MAIORES EMPRESAS DOS SEGMENTOS FERROSOS 1.356 14 96.836 NÃO FERROSOS 108 6 17.960 TOTAL (exportadoras) 1.463 20 73.173

18 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
5) COMPETITIVIDADE DO PRODUTO NACIONAL 5.2) PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA 5.2.1) No Brasil 5.2.2) Em Outros Países t/ano/homem 2003/2005 5.2.3) Custo do Homem.hora em US$

19 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
5) COMPETITIVIDADE DO PRODUTO NACIONAL 5.3) PREÇO ESTIMADO DAS MATÉRIAS PRIMAS PRINCIPAIS 5.4) PREÇO DA ENERGIA CONSUMO ENERGIA EQUIVALENTE US$/MWh 2,0 MWh/t pça BRASIL 44 USA/CANADA 58 mínimo CHINA 50 ÍNDIA 40 RÚSSIA EUROPA 86 ÁSIA 102 Japão e Coréia

20 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
5) COMPETITIVIDADE DO PRODUTO NACIONAL 5.3) COMPOSIÇÃO DO CUSTO DAS PEÇAS FERROSAS COMENTÁRIO: Para peças ferrosas, o custo da fundição no Brasil é extremamente competitivo. Os custos baixos do pessoal nos concorrentes é compensado pela baixíssima produtividade média nestes países, como China, Índia e Rússia. CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO > MATÉRIA PRIMA: Brasil 415,93 US$/t vantagem brasileira aumenta China 391,13 US$/t OBS.: com diferencial nos custos do alumínio Índia 479,38 US$/t e permite extrapolar conclusão Rússia 570,07 US$/t acima para os não ferrosos

21 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
6) OPORTUNIDADES PARA O FUNDIDO BRASILEIRO 6.1) MERCADO AMERICANO – NAFTA Destino de 60% das exportações brasileiras atuais de fundidos o mercado americano importa cerca de 4 milhões de toneladas/ano. O Brasil vem participando com de 10% a 12% desta demanda de peças importadas, basicamente pelos EUA, cujo perfil da importação em 2006 apresentamos abaixo: % TOTAL IMPORTADO % DEMANDA LOCAL PEÇAS EM FERRO CINZENTO/MALEÁVEL 54% P/EQUIPT.AGRÍCOLAS 23% P/VEÍCULOS PESADOS 25% P/VEÍCULOS LEVES 30% SANEAMENTO/MUNICIPALIDADES 34% VÁLVULAS E CONEXÕES 37% P/MOTORES DIESEL 48% PEÇAS EM FERRO NODULAR 18% P/BOMBAS E COMPRESSORES 10% 24% PEÇAS EM AÇO 8% P/EQUIPT.FERROV./MINERAÇÃO VÁLVULAS 35% PEÇAS EM ALUMÍNIO INJETADO/ DIE CASTING P/MOTORES DE VEÍCULOS 28% PEÇAS EM OUTROS NÃO FERROSOS TOTAL 100% 20%

22 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
6) OPORTUNIDADES PARA O FUNDIDO BRASILEIRO 6.1) MERCADO AMERICANO – NAFTA (continuação)

23 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
6) OPORTUNIDADES PARA O FUNDIDO BRASILEIRO 6.1) MERCADO AMERICANO – NAFTA (Conclusão) Além de um custo produtivo imbatível face os concorrentes, e da confirmação da qualidade do fundido exportado pelo Brasil, existem claras oportunidades de conquista de progressivos aumentos do market-share brasileiro no mercado Americano-Nafta. A quantidade importada de peças pela região Nafta, proveniente de fontes extra-regionais vem atingindo a 2,5 milhões de toneladas anuais. A presença atual do Brasil no fornecimento extra-regional foi de 16%, mas com grande concentração nas peças para motores de veículos, de grandes fundições, como Tupy, Teksid e Luk. O aumento da participação brasileira no mercado americano terá que advir do incremento das exportações de peças mais densas, ferrosas, destinadas a veículos pesados e a linhas de saneamento e peças para municipalidades, onde a fundição a partir de gusa líquido acrescenta mais vantagens na competição contra Índia e China no quesito custo produtivo. Contra nosso país o chamado custo Brasil: custo de logística e custo de capital/juros de financiamento. No primeiro caso, contrapõe-se a melhor localização do Brasil – mais perto do mercado americano do que seus concorrentes da Ásia. Cabe evitar que o menor custo do frete marítimo seja prejudicado por um custo elevado na movimentação interna, da fundição ao navio.

24 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
6) OPORTUNIDADES PARA O FUNDIDO BRASILEIRO 6.2) MERCADO EUROPEU Destino de 25% das exportações brasileiras atuais de fundidos o mercado europeu importa cerca de 6,8 milhões de toneladas/ano, sendo que mais de 70% representando trocas regionais, que têm como origens: Rússia, Alemanha e França, principalmente. As importações européias de fontes extra-regionais chegam a 1,5 milhão de toneladas anuais: dos EUA – 63% da Ásia – 25% e do Brasil – 11% ou menos de t/ano. Das planilhas anexadas, podem ser extraídas as seguintes projeções: Consumo de fundidos em 2007 (12,5% consumo aço) 30,9 milhões de tons. Produção de fundidos em ,3 milhões de tons Importação extra-regional 2,6 milhões de tons É um mercado importador crescente, onde o Brasil pode aumentar seu market-share para um nível mínimo de 20% concorrendo com Rússia – fundido de menor qualidade – e com Índia/China – custo logístico equivalente.

25 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO Anexo: Planilhas com Dados Mundiais
Planilha 1 - PIB e Consumo de Aço Total e Per Capita Planilha 2 - Crescimento do PIB Mundial - % ao ano Planilha 3 - Consumo de Aço Planilha 4 - Produção de Fundidos

26 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
PLANILHA 1 PIB e Consumo de Aço Total e Per Capita Quadro Referencial para 2005 Fontes: IISI BIRD ONU

27 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
PLANILHA 2 Crescimento do PIB Mundial - % ao ano Fonte:OECD

28 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
PLANILHA 3 SIDERURGIA – STEEL USE – FONTE: ISSI, ABRIL 2006 CONSUMO DE AÇO EM MILHÃO DE TONELADAS DE PRODUTOS ACABADOS, POR ANO

29 ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO
PLANILHA 4 FUNDIÇÃO FONTE: MODERN CASTING – CENSUS OF WOLRD CASTING PRODUCTION PRODUÇÃO DE FUNDIDOS (TOTAL) EM MIL TONELADAS DE PEÇAS, POR ANO


Carregar ppt "ABIFA APEX – RELATÓRIO DE MERCADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google