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EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA Objetivo: Observar a formação de clorofila 1.Coloque cada plântula (total 6) em um tubo de ensaio com água, de maneira.

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1 EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA Objetivo: Observar a formação de clorofila 1.Coloque cada plântula (total 6) em um tubo de ensaio com água, de maneira que possa continuar o crescimento. 2.Etiquete cada dois tubos com as indica- ções: claro (1 o lote), escuro (2 o lote) e es- curo-claro (3 o lote). 3.Disponha, inicialmente, os dois últimos lo- tes no escuro, e o primeiro no claro, dei- xando-os por 48 horas. 4.Retire o 3 o lote do escuro e coloque no cla- ro, por 24 horas, mantendo os demais nos meios respectivos. ClaroEscuro Escuro/Claro

2 Questões: 1.Compare os três lotes. Como se comportou cada um dos lotes nos diversos meios? 2. Como se justifica o comportamento das plân- tulas do 3 o lote? 3. O comportamento apresentado por estas plân- tulas é igual para todos os vegetais?

3 EXPERIMENTO 2: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSS Í NTESE (a) 1.Retire uma folha variegada do vegetal, que deve ter sido iluminado por algumas horas. 2.Faça o desenho esquemático da folha, indi- cando as áreas verdes e as de outras cores. 3. Ferva a água no béquer maior e mergulhe a folha por um minuto. Observe sua colora-ção após retirá-la da água 4. Coloque a folha em um béquer contendo álcool e deixe-a ferver em banho-maria, até que esteja completamente descorada Objetivo: Relacionar a presença de amido com a de clo- rofila em folhas variegadas

4 5.Distenda, cuidadosamente, a folha em uma placa de Petri contendo água fria. 6.Escorra bem a água da placa. 7.Observe como se apresenta a folha, ao ser retirada do álcool. 8.Coloque, sobre a folha distendida, vá- rias gotas de lugol.

5 Questões. 1.Justifique a alteração da folha, quan- do da imersão em água fervente. 2.Explique o por que da descoloração e do endurecimento da folha, após haver sido colocada no álcool. 3.Compare a folha, depois de ter sido colocado o lugol, com o desenho fei- to anteriormente. A reação do lugol ocorreu em toda a folha? Por quê? 4.Vários fatores são indispensáveis à realização da fotossíntese. Que fator foi evidenciado por esta experiência?

6 EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (b) Objetivo: Demonstrar a importância da luz para que o amido se acumule nas folhas; 1.Coloque a planta no escuro, por 24 horas. 2.Recubra, com o anteparo de luz ou papel la- minado, partes do limbo de algumas folhas. 3.Deixe a planta exposta à luz por 24 horas. 4.Destaque do vegetal uma das folhas e retire o anteparo ou papel laminado. 5.Proceda como no experimento 2 a partir do terceiro item.

7 Questões: 1.Por que se deve deixar a planta no escu-ro por varias horas, no inicio da expe-riência? 2.A reação do lugol ocorreu em todas as partes da folha? Por quê? 3. Nesta experiência, a ação de outro fator indispensável à fotossíntese foi observa-da. Qual foi o fator?

8 EXPERIMENTO 4: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSS Í NTESE (c) 1.Coloque a planta no escuro, por 24 horas. 2.Recubra, com vaselina, algumas folhas, da seguinte maneira: I.A face dorsal de uma; II.A face ventral de outra. III.Ambas as faces de uma terceira. 3.Exponha a planta à luz por 24 horas. Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese.

9 EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSS Í NTESE (c) 4.Destaque uma das folhas do vegetal. Retire a vaselina com algodão. 5.Proceda como no experimento 2, a partir do terceiro item. 6.Faça o mesmo com as outras duas folhas (uma de cada vez). Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese.

10 Questões: 1.Justifique o porquê do emprego da vase- lina e de que modo foi usada nas folhas. 2.Qual o comportamento de cada uma das fo- lhas quanto à reação do lugol? 3.Os resultados obtidos nesta experiência são aplicáveis a folhas de qualquer planta? Por quê?

11 EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSS Í NTESE (d) Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese. 1. Marque as plantas A, B e C. 2.Coloque a planta A em um saco com um béquer de 250 mL cheio de água até a metade. Colocar o Sonrisal ou sal de frutas na água e vede o saco 3.Coloque a planta B em outro saco. Coloque 50 mL de carbonato de cálcio em uma placa de Petri dentro do saco e vede o saco 4.Coloque a planta C no terceiro saco. Vede. (Esta é a planta controle)

12 5.Encontre um lugar ensolarado na sala de aula para coloque todas as três plantas. As plantas devem ter a mesma quantidade de luz e água. As plantas são deixadas por um dia. 6.Depois de um dia, retire as plantas dos sacos. Retire uma folha de cada planta, colocando-as em placas de Petri marcadas A, B e C. 7.Proceda como no experimento 2 a partir do terceiro item.

13 1. Quais foram os resultados da planta A, com Sonrisal? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique. 2. Quais foram os resultados da planta B, com a cal? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique. 3. Quais foram os resultados da planta C, a planta "controle"? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique. Questões:


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