A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Ao criar o ser humano Deus o fez com determinados mecanismos para que se atraíssem, em todos os sentidos, inclusive com relação ao sexo oposto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Ao criar o ser humano Deus o fez com determinados mecanismos para que se atraíssem, em todos os sentidos, inclusive com relação ao sexo oposto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Ao criar o ser humano Deus o fez com determinados mecanismos para que se atraíssem, em todos os sentidos, inclusive com relação ao sexo oposto. Estes mecanismos estão ligados aos sentimentos e emoções, que faz com que o rapaz sinta atração por uma garota e vice-versa. Na Bíblia não encontramos absolutamente nada sobre namoro, até porque, os costumes das nações antigas tratavam a relação entre homens e mulheres de forma completamente diferente dos nossos dias.

3 Definindo Namoro Segundo o Dicionário Aurélio, namoro significa: cativar, amar, atrair, cortejar, etc. É uma fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar. Em uma linguagem atual e mundana, para muito, namoro significa: flerte, paquera, esbarro, tapa, xaveco, ficar, etc. O namoro cristão precisa ser encarado como uma preparação, um período de transição entre dois jovens ou adultos, crentes em Cristo Jesus, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade.

4 Hoje em dia, confunde-se muito a realidade namoro com a linguagem jovial flerte, ficar, aventura e relacionamento sem compromisso. É preciso entender que o namoro verdadeiro é uma etapa necessária para um casamento correto. É a fase do conhecimento, que precede o período de preparação, o noivado. Na palavra namoro está contido amor, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O namoro verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira.

5 O Amor e a Paixão no namoro Quando olhamos para a questão de relacionamentos vemos costumeiramente uma confusão entre amor e paixão. Quero que possamos entender os dois, para compreender o papel de ambos em um relacionamento:. Amor - É controlado. É gradativo. Esfria lentamente. Não se transforma em ódio. Busca a qualidade do caráter. Apresenta-se como de fato o é. Procura dar mais do que recebe.. Paixão - É descontrolada. É súbita do início ao término. Esfria rapidamente. Transforma-se em ódio. Busca só a aparência. Não se apresenta como o é de fato. É egoísta.

6 Quando devo começar a pensar em namoro Salomão em Eclesiastes 3, afirmou que existe um tempo determinado para todas as coisas na vida: Há tempo para abraçar e deixar de abraçar. Nisto podemos sugerir que existe um tempo determinado por Deus para desfrutarmos de carinhos, afagos, abraços e beijos de alguém. Quando atingir a maturidade deve-se pensar no assunto quem está determinado à quem deseja casar. Quem namora por namorar está começando errado e sofrerá as conseqüências (Gálatas 6:7). O jovem que pensa em namoro deve se preocupar com as condições mínimas para um futuro casamento. Quais condições?

7 1)Há perspectivas de casamento - Em verdade, não existe uma tabela de tempo que determine a duração ideal do namoro. Contudo, é necessário um critério. Não muito curto. Por outro lado, namoros que se arrastam por anos e anos, propiciam liberdade e intimidade inadequadas. 2) Há capacidade de previsão e provisão - Se o casamento implica em responsabilidades, então há a necessidade de prever e prover. Estabelecer um lar significa, também, dotá-lo de condições para que a vida a dois, separada dos pais, seja real.

8 3) Maturidade física e Espiritual. Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4:13; I Coríntios 14:20). 4) Saber se meu namoro é da vontade de Deus - Será que o meu namoro é da vontade de Deus? Como posso ter certeza de que Deus está abençoando o meu relacionamento? Algumas dicas para se descobrir se o namoro é da vontade de Deus:

9 a) Preciso ter paz em meu coração (Colossenses 3:15) - A paz de Cristo deve ser observada como um dos indicativos de que o relacionamento em questão é ou não da vontade de Deus. b) Precisa haver a aprovação da minha família - Se a família não aprova o relacionamento agora, imagine quando surgirem problemas, casado e com filhos. c) O que diz o meu pastor - Infelizmente, em nome de uma independência burra e ensimesmada muitos casais começam a namorar sem ouvir a opinião de seus pastores e líderes. d) Não deve haver jugo desigual - O fato de existir discrepâncias espirituais, sociais e culturais pode proporcionar um seríssimo problema relacional entre aqueles que se gostam. e) Precisa existir afinidade mútua de valores e conceitos – Ambos precisam enxergar os padrões bíblicos de moral e decência de modo uniforme.

10 Como agir com relação ao julgo desigual Vamos analisar II Coríntios 6:14. Para Calvino, o jugo desigual era nada menos que manter comunhão com as obras infrutíferas das trevas e estender-lhes a destra de companhia. Em outras palavras isto significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. É a metáfora dos bois ou cavalos que têm de andar juntos, desfrutando das mesmas práticas, porque estão presos na mesma canga. Escolher uma pessoa que compartilha da mesma fé e sonhos é fundamental a construção de um namoro equilibrado e saudável.

11 Do ponto de visto bíblico o namoro entre não cristãos e cristãos é absolutamente desaconselhável. Paulo, ao escrever aos coríntios ordena que um cristão ao se casar, deve fazê-lo somente no Senhor. Obviamente isso proíbe o casamento com incrédulos e, portanto, namorá- los. O texto ainda evidencia a incompatibilidade existente entre algumas expressões: justiça X iniqüidade; luz X trevas; Cristo X Maligno; crente X incrédulo; santuário de Deus X ídolos. Mostra que essa incompatibilidade inibe a aplicação de termos vitais, como: sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação.

12 Pessoas Ouvidas5000 rapazes e moças Denominações22 tipos diferentes Praticam sexo antes do casamento52 % Perca da Virgindade (homens)14 anos de idade Perca da Virgindade (mulheres)16 anos de idade Pode haver sexo durante o namoro? Infelizmente a banalização da sexualidade também tomou conta de boa parte dos arraiais evangélicos. A afirmação de que sexo antes do casamento é pecado, sempre foi defendido por praticamente todas as igrejas protestantes. Todavia, por fatores dos mais diversos, tais princípios não estão sendo obedecidos por mais da metade da juventude evangélica brasileira. Observe esta pesquisa:

13 . I Timóteo 4:12 e Tito 2:7 - Precisamos ser padrão e modelo - O diabo sabiamente através de muitos canais tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida, curti-la ao máximo, o que nos distancia de sermos o modelo de Deus. A Bíblia e algumas de suas orientações com relação ao sexo:. Gálatas 6:1 - "Guarda-te para que não sejas também tentado - É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno. Este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos.. I Coríntios 6:13b, Salmos 119:9 - Precisamos ser Santo - A vida santa é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. Ela nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo- nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida!

14 . Deuteronômios 7:3-4 e II Coríntios 6:14 – Precisamos ter um namoro puro - A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável, quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina.. Romanos 8:39 – Precisamos ser fiéis ao Senhor - Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos. A juventude foi atingida em cheio, encontra- se vivendo em um mundo preparado para o pecado. A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mateus 5:28; I Tessalonicenses 4:1-8; II Pedro 2:13). Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação (I Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.. II Timóteo 2:22 – Precisamos Fugir da Prostituição e Paixões da Mocidade - É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado!

15 A Importância do Namoro para a Complexidade do Casal Há áreas que necessitam ser atendidas, a fim de que haja crescimento e amadurecimento: 1) Espiritual - Conquanto a vida espiritual dependa, diretamente do relacionamento pessoal com Deus, através da meditação e obediência às Escrituras e de uma vida de oração, é certo que duas pessoas afinadas num mesmo propósito de agradar a Deus, crescerão espiritualmente em ajuda mútua (Amós 3:3; I Pedro 3:7 e Mateus 18:19,20). 2) Psicológica - Todos os indivíduos têm determinadas carências, sejam afetivas ou por necessidade de atingir suas aspirações. No casamento esta área é satisfeita quando os cônjuges promovem entre si a interação dos seus, afetos (Gênesis 2:18).

16 3) Social - Comunicação é o ato de compartilhar de alguma coisa com alguém. O ser humano, sendo gregário por natureza, não aprecia ficar só. Precisa de alguém, constantemente, para comunicar-se. O casamento é uma esfera muito própria para a comunicação, pois o, marido participa da vida da esposa e vice-versa. 4) Biológica - Dotados de mecanismos sexuais, tanto o homem como a mulher encontram no relacionamento conjugal o atendimento correto para estas necessidades. A sexualidade é vista nas Escrituras com fins procriativos. A Bíblia dá muita ênfase ao fato de se ter filhos. Considera isso como bênçãos de Deus. Também está muito claro que a família é a célula ideal para criar filhos.

17 Critérios para a Escolha de um Namorado. É necessário buscar qualidades, como a espiritualidade (I Coríntios 2:14-16; 5:11) e a beleza interior (Provérbios 15:13).. É preciso se preocupar também com a compatibilidade (Amós 3:3). Antes de começar um namoro, deve-se verificar se não há incompatibilidades religiosa, social, etária, cultural, etc. A mais perigosa é a religiosa (II João 10,11), também conhecida como "jugo desigual.

18 . Não namore com alguém que diz ser cristão, mas não vive como um cristão (I Coríntios 5:11). Evite namorar com pessoas coléricas (Provérbios 22:24). Não namore com um cristão preguiçoso (II Tessalonicenses 3:6). Namore com alguém que tenha uma boa atitude (Romanos 15:5-6). Namore com alguém que lhe anima e lhe apóia (Filipenses 2:1-2)

19 O que evitar no Namoro. Toda forma de impureza (Romanos 13:13, I João 3:3). Relações sexuais (I Coríntios 6:13, 18). Descontrole emocional e desejos sexuais (I Tessalonicenses 4:3-5)

20 Atitudes se já praticou sexo no namoro. Primeiro - Reconhecer o seu pecado (Salmos 51:2-4). Segundo - Pedir que o seu pecado seja perdoado (Salmos 51:7-12). Terceiro - Acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado (Salmos 32:1-6)

21 Conselhos Práticos. Nunca case com alguém que não seja cristão (II Coríntios 6:14-18; Amós 3:3).. Não case pensando que sua vida se endireitará depois do casamento. Não case com alguém pelo qual não tenha respeito.. Ore para a que Deus direcione sua escolha (Salmos 37:5; Provérbios 3:6). Evite casar sob pressão (Romanos 12:1-2)

22 . Não case cedo demais ou de repente (Tiago 1:4-5). Procure ver sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida.. Não case tendo uma perspectiva errada do sexo (Gálatas 5:16-25). Alguns casam para desfrutar do sexo, mas casamento não é apenas sexo, muito mais está envolvido.. Casamento é para sempre, ou seja, "até que a morte os separe" (Gênesis 2:24; Romanos 7:1-3; Mateus 19:6).

23

24 Sites pesquisados: danielmoreira.blogspot.com


Carregar ppt "Introdução Ao criar o ser humano Deus o fez com determinados mecanismos para que se atraíssem, em todos os sentidos, inclusive com relação ao sexo oposto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google