A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende: *número de choques entre as moléculas dos reagentes (Teoria da Colisão); *energia com que as moléculas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende: *número de choques entre as moléculas dos reagentes (Teoria da Colisão); *energia com que as moléculas."— Transcrição da apresentação:

1 CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende: *número de choques entre as moléculas dos reagentes (Teoria da Colisão); *energia com que as moléculas colidem entre si (Energia de Ativação).

2 CINÉTICA QUÍMICA Teoria da Colisão

3 CINÉTICA QUÍMICA Complexo Ativado O Complexo Ativado de uma reação é uma estrutura intermediária entre os reagentes e produtos, com ligações químicas intermediárias entre as ligações dos reagentes e as dos produtos.

4 CINÉTICA QUÍMICA Complexo Ativado 2HI H 2 + I 2

5 CINÉTICA QUÍMICA Energia de Ativação É a mínima quantidade de energia para que a colisão entre as partículas dos reagentes resulte em reação. É a energia necessária para levar os reagentes ao complexo ativado.

6 CINÉTICA QUÍMICA Energia de Ativação Graficamente, temos: Note que: E 2 – E 3 > E 2 – E 1. E 3 < E 1 REAÇÃO EXOTÉRMICA.

7 CINÉTICA QUÍMICA Energia de Ativação Note que: E 2 – E 3 E 1 REAÇÃO ENDOTÉRMICA.

8 CINÉTICA QUÍMICA Energia de Ativação O nde: E 1 = energia própria dos reagentes E 2 = energia do complexo ativado b = energia de ativação da R P (E 2 – E 1 ) c = H (variação de entalpia) da reação (variação total da energia). E 3 = energia própria dos produtos

9 CINÉTICA QUÍMICA Fatores que alteram a velocidade de uma reação: 1.Superfície de contato: O aumento da superfície de contato causa maior número de choques entre os reagentes e aumenta a velocidade da reação. Exemplo: Álcool líquido queima mais rápido que o álcool gel.

10 CINÉTICA QUÍMICA 1.Superfície de contato: Sabemos que um sólido é mais compacto que um líquido que, por sua vez, é mais compacto que um gás. Dessa forma, um dos fatores que influenciarão na velocidade de uma reação é seu estado físico. Além disso, supondo que os reagentes ou ao menos um deles seja sólido, quanto mais contato tivermos entre ele e a outra substância, mais rápida ocorrerá a reação.

11 CINÉTICA QUÍMICA 1.Superfície de contato:

12 CINÉTICA QUÍMICA 2.Temperatura: O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular (energia cinética), aumentando o número de colisões entre os reagentes, aumentando velocidade da reação. Exemplo: cozimento de alimentos, reações de combustão, processos de refrigeração.

13 CINÉTICA QUÍMICA 3.Concentração dos reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Exemplo: uma amostra de palha de aço reagindo com ácido clorídrico concentrado e outra amostra reagindo com ácido clorídrico diluído.

14 CINÉTICA QUÍMICA 4.Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade da reação pela diminuição da energia de ativação da reação. É importante lembrar que o catalisador não participa da reação, apenas altera sua velocidade, acelerando-a. participa

15 CINÉTICA QUÍMICA Exemplo: hidrogênio e oxigênio gasosos são virtualmente inertes à temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos à platina, que por sua vez é o catalisador da reação.


Carregar ppt "CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende: *número de choques entre as moléculas dos reagentes (Teoria da Colisão); *energia com que as moléculas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google