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Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade Fernando Almeida 04 de outubro de 2012.

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1 Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade Fernando Almeida 04 de outubro de 2012

2 Governança / Reputação Social EconômicoAmbiental Um mundo cada vez mais marcado pelos vetores do desenvolvimento sustentável Visão Ong´s PúblicoPrivado Visão Fernando Almeida

3 Geografia Local Regional Nacional Global Soluções (agir) Mercado Infraestrutura Tecnologia Governo Financiamento Empresários Risco e Retorno Setor Financeiro Societies Empresas Mundo: Transição para Sustentabilidade Mindsets (ser) Prioridade Equidade Visão Valores Sociedade Economia Ativos ambientais Fernando Almeida

4 Living in a world…. Fernando Almeida

5 IMPORTÂNCIA DO DS NA MÍDIA Fernando Almeida

6 P egada ecológica X Business as Usual (BAU) Fernando Almeida

7 Visão 2050:Viver bem nos limites do planeta Human Development Index (HDI) Ecological Footprint (Global Hectares per Person) Source: GFN / UNDP Fernando Almeida

8 Viver bem / Viver no limite do planeta Viver bem(D.S.) : acesso a educação, saúde, mobilidade, alimentação básica, água, energia, habitação, consumo, atividades pessoais (trabalho), direitos políticos e governança, relações sociais, segurança física e econômica ; Viver no limite do planeta(D.A.) : padrão de vida mantido com os recursos naturais disponíveis, sem degradar a biodiversidade, clima e ecossistemas em geral Fernando Almeida

9 Caminhos Críticos Endereçar : desenvolvimento para bilhões, com educação e empoderamento econômico (mulher), mais soluções eco eficientes, estilo de vida e comportamento; Incorporar externalidades: carbono, água, serviços ambientais; Duplicar a produção agrícola sem aumento de consumo de água e áreas de plantio; ( Revoluçao Verde 2.0); Estancar o desmatamento e aumentar a produção de florestas plantadas; Reduzir a metade a emissão de CO2 até 2050; Acesso universal a mobilidade de baixo carbono; Aumentar de 4 a 10 vezes a eficiência no uso de materiais e recursos; Fernando Almeida

10 Cenário de Transição Economia com baixo teor de carbono; Cidades com resíduos zero; Infraestrutura para gerir e melhorar biocapacidade, ecossistemas, estilo de vida, subsistência; Mudança de atitude de lideres políticos e empresariais tratando restrições ao uso dos recursos naturais e mudança do clima como oportunidades e custos e não problemas ambientais; Alterações radicais no quadro de regulação, mercado, opção do consumidor, estabelecimento de preços, avaliação de lucros e perdas; Custos e valor verdadeiro f. viver nos limites do planeta & viver bem Empresários, consumidores e formuladores de política publica: colaboração multi- stakeholder com pensamento sistêmico e inovador para soluções em um mundo sustentável possível; Fernando Almeida

11 Valores do Ser Humano Source: Deutsche Bank Research, Measures of Well-being, 2006 (from GGDC, CSLS, GSS/Eurobarometer) Renda, bem estar econômico e felicidade nos EUA Felicidade não depente diretamente do PIB Fernando Almeida

12 Desemvolvimento Humano Source: UN Population Division, World Population Prospects: The 2008 Revision, 2008 Expectativa de vida por região – As pessoas estão vivendo mais Fernando Almeida

13 O Conceito

14 Estilo gerencial que encoraja as empresas a se tornarem mais competitivas, inovadoras e ambientalmente responsáveis PRODUZIR MAIS E MELHOR COM MENOS Ecoeficiência Fernando Almeida

15 Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas. Intensificar a reciclagem de materiais. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis. Prolongar a durabilidade dos produtos. Agregar valor aos bens e serviços. Elementos da Ecoeficiência Fernando Almeida

16 Vantagens para o setor empresarial Fernando Almeida

17 Nível de desenvolvimento (renda percapita) Fonte: Banco Mundial Nível de pressão ambiental ex. consumo de: energia água solo materiais Geração de: poluentes resíduos Alternativas sustentáveis Fernando Almeida Desvinculando crescimento econômico e prosperidade do consumo de materiais e recursos

18 Oportunidades Reengenharia: otimizar processos, maximizar água energia,eliminar resíduos, minimizar riscos,P&D; Revalorizar resíduos: fonte de renda, maximizar uso matéria prima, benefícios com cooperação com empresas; Redesenho: considerar cadeia de fornecedores, produtos não degradáveis e recicláveis, criar novas funções aos produtos; Repensando mercados: conheça o consumidor, venda funcionalidade(X Materiais), soluções completas, melhore a ecoeficiencia dos consumidores, novas oportunidades em um mercado evolutivo – impostos e subsídios, aumento da consciência da sustentabilidade do produto e serviço pelo consumidor; Fernando Almeida

19 Inovação Gestão de Risco Performance Econômica Performance Ambiental Negócios & Desenvolvimento Sustentável Obediência a Legislação Fernando Almeida

20 Os Exemplos

21 Pensar como um Sistema Ao invés de adequar características específicas dos produtos, pense em modificar todo o sistema de operação. Imagine como Desmaterializar seu Produto Miniaturização, produtos multi- uso, leasing, substituir produtos por serviços Fonte WRI - Autora: Jacquelyn Ottman Five Strategies For Business Reinvention. The Development of Sustainable Products, em Corporate Environmental Strategy, Produtos Digitalizados Refis e concentrados Estratégias para Inovação

22 Indústria metal-mecânica Antes Perda de água na torre de resfriamento Perda de: - 7 L/min, L/dia m ³ /mês m ³ /ano Fernando Almeida

23 Depois Instalação de uma bóia nova e regulagem Redução no consumo de água de 3.628m ³ /ano Benefício econômico : R$ 6.595,68/ano Fernando Almeida

24 1-, 2-, Sistema de Pintura Redução na pressão do ar (pistola) Controle da viscosidade da tinta Redução consumo de tinta: 20% (eq. pintura de 1600 tratores) Eliminação de 8 t de borra de tinta Investimento: nenhum Benefício Econômico : R$ Principal produto: tratores Produção anual: tratores Localização Canoas/RS Fernando Almeida

25 Redução do desperdício dos buffets em 80% (produção de 35,8 t e desperdício de 8,2 t ao ano), pela reestruturação do sistema de atendimento do hóspede Com a implementação da PmaisL o desperdício passou a ser de 1,6t Benefício econômico: R$ ,00 Investimento: R$ 4.667,00 Prazo de retorno: imediato Benefícios ambientais: redução de 20% no consumo de água no preparo de alimentos, redução de mais de 500% na geração de lixo orgânico e reciclável Restaurante Fernando Almeida

26

27 Mineraçao Urbana Source: Hydro Aluminium, Aluminium for a Viable Society, 2004 Metais e materiais serão crescentemente extraidos de produtos em uso Fernando Almeida

28 Materiais Source: WBCSD Um ciclo de vida alternativo para materiais Inventário: reciclagem futura quando tecnologia e mercado criem viabilidade Fernando Almeida

29 Referência/assunto: Autores: Glauce Ferman / Raul MarinhoData da criação:Classificação: D3Atualização: 04/08/2010Página: POVB 04/08/ EIXO AMBIENTAL EIXO SOCIAL EIXO ECONÔMICO E CIENTÍFICO Criado em 2004, este Projeto é considerado o principal programa de desenvolvimento sustentável do Grupo Michelin: uma relação equilibrada entre o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento humano e econômico.

30 EIXO ECONÔMICO E CIENTÍFICO Criação de espécies de seringueira: maior produtividade e resistência ao mal das folhas, fungo que ataca a seringueira; Diversificação do Sistema Agro-Florestal (banana, cacau e seringueira) gerando renda aos médios proprietários. Fomento da heveicultura na região. Ampliação da capacidade de beneficiamento de borracha. Renovação dos seringais consorciados com cacau. Geração de emprego e renda. Garantia da compra pela Michelin da produção de borracha natural. Fernando Almeida

31 EIXO SOCIAL Criação do Programa de Agricultura Familiar: mais de famílias beneficiadas. Instalação da CASA FAMILIAR RURAL: um centro de formação no meio rural e aqüícola que possibilita a qualificação profissional e humana dos jovens da região. Fornecimento de infra-estrutura: Posto de Saúde, Escola Municipal e telefonia móvel para a região: uma parceria público-privada. Doação de terreno de 18 ha para construção de moradias para 250 famílias. Fernando Almeida

32 EIXO AMBIENTAL Vigilância e preservação da Reserva Ecológica com cerca de ha, além da floresta Mata Atlântica. Criação do Centro de Estudos da Biodiversidade, enriquecimento e pesquisa da Biodiversidade através de 52 pesquisas. Educação Ambiental para as comunidades e colaboradores da Michelin. Viveiros de espécies nativas com mais de 35 mil mudas de mais de 40 espécies. Criação do Parque da Cachoeira da Pancada Grande, a maior cachoeira do litoral brasileiro com 61 metros de altura. SITUAÇÃO ATÉ 2004 PROJETO OURO VERDE BAHIA ÁREA DA RESERVA ECOLÓGICA – 3.000ha Fernando Almeida

33 Os primeiros resultados do Projeto Ouro Verde Bahia Criação de 300 novos empregos diretos hectares de cacau plantados hectares de plantação de seringueiras. Mais de famílias beneficiadas com a agricultura familiar. 31 pesquisas concluidas e 21 pesquisas da biodiversidade em andamento com financiamento da Michelin. CENTRO DE ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE JARDIM DOS CLONES CASA MODELO DO LOTEAMENTO NOVA IGRAPIÚNA PARQUE DA CACHOEIRA DA PANCADA GRANDE US$ 25 milhões investidos na região. Aumento de t Borracha Seca / ano: 5 % produção nacional. Aumento de t Cacau / ano – 3 % produção nacional postos de trabalho no site (500 empregos novos) famílias beneficadas com a agricultura familiar. 230 casas construídas no Loteamento Nova Igrapiúna. Novas variedades Seringueiras plantadas em larga escala. Centro de Referência Mundial de Pesquisas da Biodiversida de Visão de Futuro – Horizonte 2015

34 Desculpas para não mudar Isto pode ser muito caro; Agora não é o momento certo para a discussão deste tema; Vamos terminar primeiro esta reforma para depois pensarmos nesta idéia; Isto significará mais trabalho; Nós sempre fizemos isto desta forma, então porque devemos mudar agora? Se realmente fosse bom alguém já teria feito; Você não entende completamente o problema; Nós já ultrapassamos nosso orçamento para este ano; Em nosso ramo de atividade isto é diferente; Nós não temos tempo para isto; Nós não temos funcionários suficientes para implementar esta idéia. Fernando Almeida

35 Equipes e responsabilidades Gerência: comprometimento, objetivos de longo prazo e autoridade para implementar mudanças. Engenharia: oferecer informações sobre os processos atuais; contribuir com idéias para mudanças; avaliar a viabilidade técnica das propostas e identificar novos parâmetros para operação. Finanças/Compras: calcular os custos de operações atuais e as economias das propostas; localizar custos e economias das propostas; localizar os custos e benefícios das mudanças e implementar mudanças no controle de compras e estoque. Vendas & Marketing: oferecer discernimento das necessidades do cliente; instruir os clientes sobre as mudanças da PmaisL; comercializar os produtos como ambientalmente responsáveis e monitorar as reações do cliente às mudanças do produto. Operários: oferecer descrições exatas das práticas de produção; sugerir idéias sobre novas abordagens; determinar as mudanças com as práticas do trabalho e fornecer feed-back sobre os efeitos das mudanças. Fernando Almeida

36 Visão

37 Visão: A reciclagem de ciclo fechado, que torna obsoleto o conceito de desperdício, A ecoeficiência dos materiais aumentou em média dez vezes Aterros tornados obsoletos ou defasados com base em leis rígidas Inovação conjunta entre produtores e consumidores para reduzir o consumo de material A água servida é considerada um recurso A mineração urbana (reciclagem de alumínio, aço, concreto e agregados) é um negócio em expansão. Fernando Almeida

38 Visão: Aceita-se cada vez mais que as pessoas precisam limitar o uso de materiais não renováveis a aproximadamente 5 toneladas ao ano por pessoa, em comparação com o consumo de 85 toneladas nos EUA em 2009 São implantados sistemas de pagamento para a restauração de ecossistemas. Riscos: Os altos custos e as dificuldades da reciclagem podem acabar sendo problemas intransponíveis para muitos países. Fernando Almeida

39 Dilemas : Fator tempo ( acelerar transição para D.S.) Escala ( empresas pontual tempo/espaço) > política pública Política pública>>>>mundo tripolar Precaução X tragédia Melhoria contínua X ruptura planejada (Dupont) Senso de urgência Legado Liderança – Estadista Corporativo – operador da reputação Responsabilidade Corporativa Fernando Almeida

40 5 Colhendo os frutos da reputação 4Compreensão e influência sobre os determinantes da reputação 3 Processos do Negócio e Gestão da Reputação 2 Os três pilares de um Negócio Sustentável 1 Os Fundamentos de um Negócio Sustentável Valor Sustentável do Acionista Reputação EconômicoAmbientalSocial Governança (princípios corporativos) Comunicação Monitoramento Sustentação & Implantação Estratégias & Políticas Engajamento do Stakeholder Mapa : Sustentabilidade / Reputação

41 Responsabilidade Corporativa 1. Atrair e motivar talentos 2. Aumentar a competitividade e a eficiência, reduzir custos 3. Reduzir os riscos 4. Influenciar novas opções de investimento e envolver todos os negócios 5. Influenciar inovações de produtos e serviços 6. Estimular a fidelização dos clientes e o fortalecimento da marca 7. Fortalecer a reputação, melhorar a imagem 8. Progresso social e preservação ambiental 9. Boa relação com a mídia e com órgãos do governo Dividendos Fernando Almeida

42 Reputação & Comunicação Empresarial Empresas comunicam pouco e/ou mal 1. Conte uma história 2. Seja honesto(assuma erros) 3. Seja humano 4. Seja engraçado 5. Seja crível 6. Seja compreensível 7. Prove, prove ( resultado) 8. Qual a sua próxima ação? Fernando Almeida

43 1.Estabelecendo o senso de urgência 2.Formando uma coalizão-líder 3.Formulando a visão 4.Divulgando a nova visão 5.Empoderando outros atores para ajam de acordo com a visão 6.Planejando e criando ganhos no curto prazo 7.Consolidando as melhorias e produzindo mudanças contínuas no longo prazo 8.Institucionalizando novas abordagens 9.O círculo de fecha com o restabelecimento do senso de urgência da etapa 1 Circulo virtuoso da transformação Fonte: Os Desafios da Sustentabilidade: uma ruptura Urgente Fernando Almeida

44 Não existe empresas saudáveis em sociedades falidas Bjorn Stigson Presidente do WBCSD O caminho é longo Fernando Almeida

45 OBRIGADO


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