A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade
Fernando Almeida 04 de outubro de 2012 Fernando Almeida

2 Governança / Reputação
Um mundo cada vez mais marcado pelos vetores do desenvolvimento sustentável Governança / Reputação Visão Visão Econômico Ambiental Público Privado Social Ong´s Fernando Almeida Fernando Almeida

3 Mundo: Transição para Sustentabilidade
Geografia Local Regional Nacional Global Soluções (agir) Mercado Infraestrutura Tecnologia Governo Financiamento Empresários Risco e Retorno Setor Financeiro Societies Empresas Mindsets (ser) Prioridade Equidade Visão Valores Sociedade Economia Ativos ambientais Fernando Almeida

4 Living in a world…. Fernando Almeida Fernando Almeida

5 IMPORTÂNCIA DO DS NA MÍDIA
Fernando Almeida Fernando Almeida

6 Pegada ecológica X Business as Usual (BAU) 2010 - 2050
Fernando Almeida

7 Visão 2050:Viver bem nos limites do planeta
Ecological Footprint (Global Hectares per Person) Source: GFN / UNDP Human Development Index (HDI) Fernando Almeida

8 Viver bem / Viver no limite do planeta
Viver bem(D.S.) : acesso a educação, saúde, mobilidade, alimentação básica, água , energia, habitação, consumo, atividades pessoais (trabalho), direitos políticos e governança, relações sociais, segurança física e econômica ; Viver no limite do planeta(D.A.) : padrão de vida mantido com os recursos naturais disponíveis, sem degradar a biodiversidade, clima e ecossistemas em geral Fernando Almeida

9 Caminhos Críticos Endereçar : desenvolvimento para bilhões, com educação e empoderamento econômico (mulher), mais soluções eco eficientes, estilo de vida e comportamento; Incorporar externalidades: carbono, água, serviços ambientais; Duplicar a produção agrícola sem aumento de consumo de água e áreas de plantio; ( Revoluçao Verde 2.0); Estancar o desmatamento e aumentar a produção de florestas plantadas; Reduzir a metade a emissão de CO2 até 2050; Acesso universal a mobilidade de baixo carbono; Aumentar de 4 a 10 vezes a eficiência no uso de materiais e recursos; Fernando Almeida

10 Cenário de Transição Economia com baixo teor de carbono;
Cidades com resíduos zero; Infraestrutura para gerir e melhorar biocapacidade, ecossistemas, estilo de vida, subsistência; Mudança de atitude de lideres políticos e empresariais tratando restrições ao uso dos recursos naturais e mudança do clima como oportunidades e custos e não problemas ambientais; Alterações radicais no quadro de regulação, mercado, opção do consumidor, estabelecimento de preços, avaliação de lucros e perdas; Custos e valor verdadeiro f. viver nos limites do planeta & viver bem Empresários, consumidores e formuladores de política publica: colaboração multi-stakeholder com pensamento sistêmico e inovador para soluções em um mundo sustentável possível; Fernando Almeida

11 Valores do Ser Humano Felicidade não depente diretamente do PIB
Renda, bem estar econômico e felicidade nos EUA Let us go through each of the nine elements now. The first of them is “People’s values”. Vision: Our vision is that in 2050 new ways of living have taken root all over the world, inspired by a change in the way success is defined and measured, as well as innovative forms of education and connectivity. The “One World – People and Planet” ideal is embedded and practiced globally, emphasizing interdependence among all people and dependence on the Earth. Turbulent Teens: This vision not requires only new measures of success and well-being at international, national and individual levels, but also a deeper understanding of the environmental realities of the world, leading to changes in how people relate to the planet and one another, and how they define successful and desirable lifestyles. Transformation Time: Living well within the limits of one planet become then fashionable, more mainstream and part of value systems. Universal access to technology and connectivity spreads these values virtually everywhere, and they drive both innovation and opportunities. Figure: The figure shows how important it is to better understand the factors that contribute to life satisfaction and happiness as they are not necessarily linked with the growth in GDP. Source: Deutsche Bank Research, Measures of Well-being, 2006 (from GGDC, CSLS, GSS/Eurobarometer) Fernando Almeida Fernando Almeida

12 Desemvolvimento Humano
As pessoas estão vivendo mais Expectativa de vida por região – The second element of the pathway is “Human development”. Vision: Our vision for 2050 is that the global population has begun to stabilize at around 9 billion, mainly due to education, the economic empowerment of women and urbanization. All can meet their basic needs, including the need for dignified lives and meaningful roles in their communities. Turbulent Teens: The must haves to reach this vision include fairer terms of trade and the removal of unfair subsidies, large investments to improve infrastructure, particularly in poorer economies, and a better use of local knowledge strengths, capabilities and leadership. The turbulent teens will see governments, society and business agreeing that the best way to reverse the effect of global recession is to promote greener growth and to improve the living conditions of billions. Transformation Time: And indeed, the transformation time will see new trade regimes beginning to benefit many, creating new markets, industries and customers. They will create jobs and economic opportunities for billions, lifting many out of poverty and providing a healthy return for investors. Basic needs will be increasingly met, including universal access to hygiene, sanitation, clean water, air and energy, mobility, food security and healthcare. The effects of educating girls and women will continue to be seen around the world in the form of decreasing birth rates, decreasing child mortality, and improvements in family health, income and prosperity. Source: UN Population Division, World Population Prospects: The 2008 Revision, 2008 Fernando Almeida Fernando Almeida

13 O Conceito

14 Ecoeficiência Estilo gerencial que encoraja as empresas a se tornarem mais competitivas, inovadoras e ambientalmente responsáveis “PRODUZIR MAIS E MELHOR COM MENOS” Fernando Almeida

15 Elementos da Ecoeficiência
Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas. Intensificar a reciclagem de materiais. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis. Prolongar a durabilidade dos produtos. Agregar valor aos bens e serviços.  Fernando Almeida

16 Vantagens para o setor empresarial
Fernando Almeida

17 Desvinculando crescimento econômico e prosperidade do consumo de materiais e recursos
Nível de pressão ambiental 100 ex. consumo de: energia 80 água solo 60 materiais 40 Geração de: Alternativas sustentáveis poluentes 20 resíduos Nível de desenvolvimento (renda per capita ) Fonte: Banco Mundial Fernando Almeida Fernando Almeida

18 Oportunidades Reengenharia: otimizar processos, maximizar água energia,eliminar resíduos, minimizar riscos,P&D; Revalorizar resíduos: fonte de renda, maximizar uso matéria prima, benefícios com cooperação com empresas; Redesenho: considerar cadeia de fornecedores, produtos não degradáveis e recicláveis, criar novas funções aos produtos; Repensando mercados: conheça o consumidor, venda funcionalidade(X Materiais), soluções completas, melhore a ecoeficiencia dos consumidores, novas oportunidades em um mercado evolutivo – impostos e subsídios, aumento da consciência da sustentabilidade do produto e serviço pelo consumidor; Fernando Almeida

19 Negócios & Desenvolvimento Sustentável
Inovação Inovação Negócios & Desenvolvimento Sustentável Environmental innovation moves a company beyond traditional boundaries of compliance, risk management, and even traditional sustainable development approaches, such as stakeholder involvement, total quality management, and voluntary stewardship programs. -- From media-based control to organic and holistic approaches -- From process based to product based -- From pollution control to environmental management to sustainable development Performance Ambiental Gestão de Risco Obediência a Legislação Performance Econômica Fernando Almeida Fernando Almeida

20 Os Exemplos

21 Produtos Digitalizados
Estratégias para Inovação Pensar como um Sistema Ao invés de adequar características específicas dos produtos, pense em modificar todo o sistema de operação. Imagine como Desmaterializar seu Produto Miniaturização, produtos multi-uso, leasing, substituir produtos por serviços Produtos Digitalizados Refis e concentrados Fonte WRI - Autora: Jacquelyn Ottman “Five Strategies For Business Reinvention. The Development of Sustainable Products”, em Corporate Environmental Strategy, 1998. Fernando Almeida

22 Indústria metal-mecânica
Antes  Perda de água na torre de resfriamento  Perda de: - 7 L/min, L/dia - 302 m³/mês m³/ano Fernando Almeida

23 Depois  Instalação de uma bóia nova e regulagem
 Redução no consumo de água de 3.628m³/ano  Benefício econômico : R$ 6.595,68/ano Fernando Almeida

24 Sistema de Pintura Principal produto: tratores
Produção anual: tratores Localização Canoas/RS Redução na pressão do ar (pistola) Controle da viscosidade da tinta 1- , 2- Redução consumo de tinta: 20% (eq. pintura de 1600 tratores) Eliminação de 8 t de borra de tinta , Benefício Econômico : R$ Investimento: nenhum Fernando Almeida Fernando Almeida 3 1

25 Restaurante Redução do desperdício dos buffets em 80% (produção de 35,8 t e desperdício de 8,2 t ao ano), pela reestruturação do sistema de atendimento do hóspede Com a implementação da PmaisL o desperdício passou a ser de 1,6t Benefício econômico: R$ ,00 Investimento: R$ 4.667,00 Prazo de retorno: imediato Benefícios ambientais: redução de 20% no consumo de água no preparo de alimentos, redução de mais de 500% na geração de lixo orgânico e reciclável Fernando Almeida

26 Fernando Almeida

27 Mineraçao Urbana Metais e materiais serão crescentemente extraidos de produtos em uso Booming urban populations coupled with space constraints, escalating costs for energy and materials, and growing environmental concerns will transform today’s waste management into resource cycling. As societies evolve and seek to develop zero waste economies, excess inputs and outputs (today’s waste) will be redeployed/reused. Mining waste offers the chance to recapture a wealth of materials and reduce the demand for raw resources. As new materials become increasingly scarce and environmentally costly, economics will drive growth in solutions for recovering landfill waste and byproducts, such as methane gas. The figure shows that some materials with high value and efficient collection are already recycled at high rates (over 90% of non-consumer related aluminum is recycled, coming from sources such as buildings, cars and airplanes). Source: Hydro Aluminium, Aluminium for a Viable Society, 2004 Fernando Almeida Fernando Almeida

28 Materiais Um ciclo de vida alternativo para materiais
Inventário: reciclagem futura quando tecnologia e mercado criem viabilidade Finally, the ninth and last element of the pathway is “Materials”. Vision: Our vision for 2050 is that the Material demand, consumption and production have been transformed to match the limits of non-renewable resources. Closed-loop recycling, making the concept of waste obsolete, is normal business practice, and societies have a circular approach to resources. Used products and materials can be reengineered to function again for multiple and distinct purposes or reduced to raw materials for manufacturing other products. Greenhouse gas emissions, energy and water use are no longer constraints on the materials industry. Turbulent Teens: This will especially require to develop design principles and production processes for closed-loop circular systems, but also to review the value chains. Co-innovation between producers and consumers to reduce material consumption will be another must have for achieving our vision. “Urban mining” (recycling aluminum, steel, concrete and aggregates) will be a growing business. Transformation Time: This will then lead to an increasing acceptance of the fact that people need to limit their use of non-renewable materials around five tonnes per person per year, down from 85 tonnes in the US in A complete range of new products will be offered, based on high longevity, low embodied water, and low-energy and material content. Figure: The figure shows the circular, closed loop design that will become a key strategy for industry. Source: WBCSD Fernando Almeida Fernando Almeida

29 EIXO AMBIENTAL EIXO SOCIAL EIXO ECONÔMICO E CIENTÍFICO Criado em 2004, este Projeto é considerado o principal programa de desenvolvimento sustentável do Grupo Michelin: uma relação equilibrada entre o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento humano e econômico. Fernando Almeida

30 EIXO ECONÔMICO E CIENTÍFICO
• Criação de espécies de seringueira: maior produtividade e resistência ao “mal das folhas”, fungo que ataca a seringueira; • Diversificação do Sistema Agro-Florestal (banana, cacau e seringueira) gerando renda aos médios proprietários. • Fomento da heveicultura na região. • Ampliação da capacidade de beneficiamento de borracha. • Renovação dos seringais consorciados com cacau. • Geração de emprego e renda. • Garantia da compra pela Michelin da produção de borracha natural. Fernando Almeida

31 • Criação do Programa de Agricultura Familiar: mais de 1
• Criação do Programa de Agricultura Familiar: mais de famílias beneficiadas. • Instalação da CASA FAMILIAR RURAL: um centro de formação no meio rural e aqüícola que possibilita a qualificação profissional e humana dos jovens da região. • Fornecimento de infra-estrutura: Posto de Saúde, Escola Municipal e telefonia móvel para a região: uma parceria público-privada. • Doação de terreno de 18 ha para construção de moradias para 250 famílias. EIXO SOCIAL Fernando Almeida

32 EIXO AMBIENTAL • Viveiros de espécies nativas com mais de
SITUAÇÃO ATÉ 2004 PROJETO OURO VERDE BAHIA ÁREA DA RESERVA ECOLÓGICA – 3.000ha • Viveiros de espécies nativas com mais de 35 mil mudas de mais de 40 espécies. • Criação do Parque da Cachoeira da Pancada Grande, a maior cachoeira do litoral brasileiro com 61 metros de altura. • Vigilância e preservação da Reserva Ecológica com cerca de ha, além da floresta Mata Atlântica. • Criação do Centro de Estudos da Biodiversidade, enriquecimento e pesquisa da Biodiversidade através de 52 pesquisas. • Educação Ambiental para as comunidades e colaboradores da Michelin. Fernando Almeida

33 Os primeiros resultados do Projeto Ouro Verde Bahia
• Criação de 300 novos empregos diretos. • hectares de cacau plantados. • hectares de plantação de seringueiras. • Mais de famílias beneficiadas com a agricultura familiar. • 31 pesquisas concluidas e 21 pesquisas da biodiversidade em andamento com financiamento da Michelin. PARQUE DA CACHOEIRA DA PANCADA GRANDE CASA MODELO DO LOTEAMENTO NOVA IGRAPIÚNA Visão de Futuro – Horizonte 2015 • US$ 25 milhões investidos na região. • Aumento de t Borracha Seca / ano: 5 % produção nacional. • Aumento de t Cacau / ano – 3 % produção nacional. • postos de trabalho no site (500 empregos novos). • famílias beneficadas com a agricultura familiar. • 230 casas construídas no Loteamento Nova Igrapiúna. • Novas variedades Seringueiras plantadas em larga escala. • Centro de Referência Mundial de Pesquisas da Biodiversidade CENTRO DE ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE JARDIM DOS CLONES

34 Desculpas para não mudar
Isto pode ser muito caro; Agora não é o momento certo para a discussão deste tema; Vamos terminar primeiro esta reforma para depois pensarmos nesta idéia; Isto significará mais trabalho; Nós sempre fizemos isto desta forma, então porque devemos mudar agora? Se realmente fosse bom alguém já teria feito; Você não entende completamente o problema; Nós já ultrapassamos nosso orçamento para este ano; Em nosso ramo de atividade isto é diferente; Nós não temos tempo para isto; Nós não temos funcionários suficientes para implementar esta idéia. Fernando Almeida Fernando Almeida

35 Equipes e responsabilidades
Gerência: comprometimento, objetivos de longo prazo e autoridade para implementar mudanças. Engenharia: oferecer informações sobre os processos atuais; contribuir com idéias para mudanças; avaliar a viabilidade técnica das propostas e identificar novos parâmetros para operação. Finanças/Compras: calcular os custos de operações atuais e as economias das propostas; localizar custos e economias das propostas; localizar os custos e benefícios das mudanças e implementar mudanças no controle de compras e estoque. Vendas & Marketing: oferecer discernimento das necessidades do cliente; instruir os clientes sobre as mudanças da PmaisL; comercializar os produtos como ambientalmente responsáveis e monitorar as reações do cliente às mudanças do produto. Operários: oferecer descrições exatas das práticas de produção; sugerir idéias sobre novas abordagens; determinar as mudanças com as práticas do trabalho e fornecer feed-back sobre os efeitos das mudanças. Fernando Almeida

36 Visão

37 Visão: A reciclagem de ciclo fechado, que torna obsoleto o conceito de desperdício, A ecoeficiência dos materiais aumentou em média dez vezes Aterros tornados obsoletos ou defasados com base em leis rígidas Inovação conjunta entre produtores e consumidores para reduzir o consumo de material A água servida é considerada um recurso A “mineração urbana” (reciclagem de alumínio, aço, concreto e agregados) é um negócio em expansão. Fernando Almeida

38 Visão: Aceita-se cada vez mais que as pessoas precisam limitar o uso de materiais não renováveis a aproximadamente 5 toneladas ao ano por pessoa, em comparação com o consumo de 85 toneladas nos EUA em 2009 São implantados sistemas de pagamento para a restauração de ecossistemas. Riscos: Os altos custos e as dificuldades da reciclagem podem acabar sendo problemas intransponíveis para muitos países. Fernando Almeida

39 Responsabilidade Corporativa
Dilemas: Fator tempo ( acelerar transição para D.S.) Escala ( empresas pontual tempo/espaço) > política pública Política pública>>>>mundo tripolar Precaução X tragédia Melhoria contínua X ruptura planejada (Dupont) Senso de urgência Legado Liderança – Estadista Corporativo – operador da reputação Fernando Almeida

40 Mapa : Sustentabilidade / Reputação
Valor Sustentável do Acionista 5 Colhendo os frutos da reputação Reputação 4 Compreensão e influência sobre os determinantes da reputação Comunicação Estratégias & Políticas 3 Processos do Negócio e Gestão da Reputação Engajamento do Stakeholder Sustentação & Implantação Monitoramento 2 Os três pilares de um Negócio Sustentável Econômico Ambiental Social 1 Os Fundamentos de um Negócio Sustentável Governança (princípios corporativos) Fernando Almeida

41 Responsabilidade Corporativa
Atrair e motivar talentos Aumentar a competitividade e a eficiência, reduzir custos Reduzir os riscos Influenciar novas opções de investimento e envolver todos os negócios Influenciar inovações de produtos e serviços Estimular a fidelização dos clientes e o fortalecimento da marca Fortalecer a reputação, melhorar a imagem Progresso social e preservação ambiental Boa relação com a mídia e com órgãos do governo Dividendos Nós acreditamos que o nosso sucesso é tão importante quanto a maneira que o conquistamos. Os benefícios de uma estratégia baseada no desenvolvimento sustentável são claros. O Desenvolvimento Sustentável agrega valor ao negócio ao: Atrair e motivar talentos - O nosso compromisso com o DS é um fator importante na decisão das pessoas para se juntar e permanecer conosco. Esse alinhamento entre valores pessoais e valores corporativos é um poderoso motivador. Reduzir custos por meio da eco-eficiência - No curto-prazo, fazendo mais com menos gasto de energia e materiais; adotando tecnologias mais limpa, reduzindo a exposição aos atuais e futuros custos de emissões, tais como as de dióxido de carbono, desativação e alocação correta de rejeitos. No longo-prazo, transformando os rejeitos em produtos que possam ser vendidos. Reduzir os riscos - Reduzimos riscos na medida em que entendemos e atendemos às espectativas de nossos stakeholders e, ao fazer isto, conquistamos o reconhecimento de instituições financeiras e investidores e a preferência do consumidor. Influenciar novas opções de investimento e Envolver todos os negócios - Antecipar novos mercados, guiados pelos anseios dos acionistas e consumidores por um mundo mais limpo, mais seguro e auto-sustentável, assim como envolver todos os negócios e parceiros nesse mesmo caminho. Influenciar inovações de produtos e serviços - Através da diferenciação de produtos e da disponibilização de mais serviços aos consumidores, que reflitam mudanças em seus valores e estilo de vida. Estimular a fidelização dos clientes e o fortalecimento da marca - Oferecendo produtos e serviços criados a partir da idéia de sustentabilidade, para fortalecer a fidelização de nossos clientes e assegurar nosso market share. Fortalecer a Reputação - Sendo uma empresa-cidadã, cuja prática está alinhada com a teoria. Fernando Almeida Fernando Almeida

42 Reputação & Comunicação Empresarial
Empresas comunicam pouco e/ou mal 1. Conte uma história 2. Seja honesto(assuma erros) 3. Seja humano 4. Seja engraçado 5. Seja crível 6. Seja compreensível 7. Prove, prove ( resultado) 8. Qual a sua próxima ação? Fernando Almeida

43 Circulo virtuoso da transformação
Estabelecendo o senso de urgência Formando uma coalizão-líder Formulando a visão Divulgando a nova visão Empoderando outros atores para ajam de acordo com a visão Planejando e criando ganhos no curto prazo Consolidando as melhorias e produzindo mudanças contínuas no longo prazo Institucionalizando novas abordagens O círculo de fecha com o restabelecimento do senso de urgência da etapa 1 Fonte: Os Desafios da Sustentabilidade: uma ruptura Urgente Fernando Almeida Fernando Almeida

44 O caminho é longo “Não existe empresas saudáveis em sociedades falidas” Bjorn Stigson Presidente do WBCSD Fernando Almeida

45 OBRIGADO fa@fernandoalmeida.com.br www.fernandoalmeida.com.br
45


Carregar ppt "Produção Mais Limpa no contexto da Sustentabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google