A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida O que todos os pais ou responsáveis devem saber Nancy E. Brito, Setor de Avaliações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida O que todos os pais ou responsáveis devem saber Nancy E. Brito, Setor de Avaliações"— Transcrição da apresentação:

1 FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida O que todos os pais ou responsáveis devem saber Nancy E. Brito, Setor de Avaliações , PX What Every Parent/Guardian Should Know - Portuguese version

2 Os pais são os primeiros professores da criança e o lar é sua primeira sala de aula.

3 Você sabia que o que você faz ou não faz, diz ou não diz a seus filhos tem consequência no desenvolvimento acadêmico deles?

4 Qual é o objetivo desta apresentação? Oferecer aos pais ou responsáveis Informações sobre o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT) para assegurar que Nenhum pai ou responsável fique para trás Oferecer aos pais ou responsáveis Informações sobre o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT) para assegurar que Nenhum pai ou responsável fique para trás

5 O que é o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT)? O FCAT é um teste administrado aos alunos do Estado da Flórida para avaliar o que eles aprenderam e são capazes de executar em Leitura, Redação, Matemática e Ciências.

6 O que é o Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida (FCAT)? O FCAT SSS avalia como os alunos estão cumprindo com os Critérios do Estado da Flórida em Leitura, Redação, Matemática e Ciências.

7 Detalhes sobre o FCAT A classificação está relacionada ao desempenho do aluno avaliados pelos Padrões de Referência estabelecidos pelos Critérios do Estado da Flórida (SSS). Avalia o desempenho em Leitura, Matemática, Ciências e Redação –A Leitura e Matemática são avaliadas da 3 a a 10 a série –A Redação é avaliada na 4 a, 8 a e 10 a série –Ciências é avaliada na 5 a, 8 a e 11 a série Tipos de questões: múltipla escolha, questões que exigem resposta em tabela quadriculada e questões abertas.

8 Detalhes sobre o FCAT O teste de matemática avalia uma variedade de habilidades e estratégias para resolução de problemas. O teste de leitura avalia vocabulário e a capacidade de ler e escrever. O teste de redação avalia o conhecimento de quatro elementos: coerência, organização, fundamentação e convenções. O teste de ciências avalia os conceitos da ciência e o raciocínio científico.

9 Quem se submete ao FCAT? Alunos de 3 a a 11 a série SÉRIESLEITURAREDAÇÃOMATEMÁTICACIÊNCIAS 3XX 4XXX 5XXX 6XX 7XX 8XXXX 9XX 10XXX 11X

10 Qual é o tempo de duração do FCAT em minutos? Tipo de Escola SérieLeituraMatemáticaCiênciasRedação Escolas de Jardim a 5 a série Escolas de 6 a a 8 a série Escolas de 9 a a 12 a série

11 Quantas questões tem o FCAT? Tipo de Escola SérieLeituraMatemáticaCiênciasRedação Escolas de Jardim a 5 a série tema Escolas de 6 a a 8 a série tema Escolas de 9 a a 12 a série tema Repetir55-60

12 Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões de múltipla escolha (Leitura, Matemática e Ciências) Questões abertas (Respostas curtas e longas) Questões que exigem respostas em tabela quadriculada (Matemática e Ciências) Composição (Redação)

13 Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões de Múltipla Escolha – os alunos selecionam uma opção entre quatro –Leitura, Matemática, Ciências –da 3 a a 11 a série –1 ponto cada Exemplo de uma questão de múltipla escolha no teste de leitura 36.Qual é a frase que descreve MELHOR o tema da estória? F. Os avôs podem servir de poderoso estímulo para seus netos. G. As crianças às vezes são capazes de conseguir realizar algo tão bem quanto os adultos. H. De vez em quando os adultos se transformam devido à experiência de terem lutado na guerra. I. Os homens e as mulheres do Congresso podem ajudar o povo a conseguir aquilo que merece.

14 Quais são os tipos de questões do FCAT? Questões abertas – Os alunos respondem as questões de Leitura usando suas próprias palavras ou demonstram como solucionar questões de Matemática e Ciências. –Leitura (4 a, 8 a e 10 a série) –Matemática (5 a, 8 a e 10 a série) –Ciências ( 8 a e 11 a série) Dois tipos: –Resposta curta Máximo de 2 pontos –Resposta longa Máximo de 4 pontos

15 Quais são os tipos de questões do FCAT? Exemplo de resposta curta no teste de leitura Exemplo de resposta longa no teste de leitura Questões abertas 4. Na estória, ambos a raposa e o fazendeiro, ajudam-se de maneira recíproca. Utilize detalhes e informações da estória para explicar esta reciprocidade. LEIA RACIOCINE EXPLIQUE 15. As formigas prateadas possuem uma maneira de caçar muito especial. Utilize as informações e detalhes do artigo para explicar: Cada etapa da caça da formiga prateada e As razões das formigas prateadas caçarem da forma que o fazem. LEIA RACIOCINE EXPLIQUE

16 Quais são os tipos de questões do FCAT? Respostas em tabela quadriculada – são questões que exigem que o aluno solucione o problema e preencha ou assinale as respostas numéricas em tabela quadriculada própria para respostas. –Matemática (5 a, 8 a e 10 a série) –Ciências (8 a e11 a série) –1 ponto cada Exemplo de resposta em tabela quadriculada no teste de matemática

17 Quais são os tipos de questões do FCAT? Composição – exige que o aluno responda redigindo sobre um tema atribuído (tópico) –Redação –Séries 4 a, 8 a e 10 a série –Máximo de 6 pontos Os alunos da 4 a série respondem a um tema que lhes é solicitado explicar (redação explicativa) ou a contar uma história (narrativa). Os alunos da 8 a e 10 a série respondem a um tema que lhes é solicitado explicar (redação explicativa) ou a persuadir (redação persuasiva). Exemplo de tema para uma narrativa Todos nós já fizemos algo do qual sempre iremos nos lembrar. Pense sobre uma ocasião em que você tenha feito algo especial do qual sempre irá se lembrar. Agora, escreva uma história sobre esta ocasião em que você fez algo especial do qual sempre irá se lembrar.

18 Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de Jardim à 5 a série SérieLeituraMatemáticaCiênciasRedação ME45-50 ME RC e RL ME1 tema ME ME TQ 5-8 RC e RL ME 5-7 RC e RL

19 Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de 6 a a 8 a série SérieLeituraMatemáticaCiênciasRedação ME ME TQ ME ME TQ ME 5-7 RC e RL ME TQ 5-8 RC e RL ME 3-6 TQ 5-7 RC e RL 1 tema

20 Quantos tipos de questões há no FCAT? Escolas de 9 a a 12 a série SérieLeituraMatemáticaCiênciasRedação ME ME TQ ME 5-7 RC e RL ME TQ 5-8 RC e RL 1 tema ME 3-6 TQ 5-7 RC e RL Repetir50-60 ME ME TQ

21 Quais são os Níveis de Complexidade Cognitiva? As questões do FCAT possuem tres níveis de complexidade cognitivas: –Baixo - exige que o aluno solucione problemas em uma única etapa, recorde e identifique fatos básicos. –Moderado –Exige do aluno mais do que uma simples memorização ou que aplique as habilidades e conceitos abrangidos em nível de complexidade baixo. –Alto – Exige que o aluno analise e sintetize as informações apresentadas, utilizando seu próprio raciocínio, raciocínio abstrato e bom senso.

22 Exemplo de Complexidade Cognitiva na parte de Leitura do FCAT Spot, o cão de Maria, quase que a derrubou quando ela entrou pela porta. Maria percebeu logo, que as tigelas estavam vazias e que ela tinha esquecido de deixar comida. Spot mal podia esperar que Maria enchesse as tigelas para ele comer apressadamente. Voltando à cozinha mais tarde, Maria não pôde deixar de notar o semblante sorridente de Spot adormecido.

23 Baixo - Qual era o nome do cão de Maria? (Leia as linhas) Moderado -Qual era o problema de Spot? (Leia as entrelinhas) Alto - Por que Spot PROVAVELMENTE sorria durante o sono? (Leia além das entrelinhas) Exemplo de Complexidade Cognitiva na parte de Leitura do FCAT

24 Quais são os Níveis de Aproveitamento do FCAT? Níveis de Aproveitamento do FCAT Descrevem o êxito alcançado pelo aluno no teste de Leitura, Matemática e Ciências de acordo com o que é exigido pelos Critérios do Estado da Flórida. Variam de 1 a 5 sendo que nível 1 é o mais baixo e nível 5 o mais alto. Nível 1Nível 2Nível 3Nível 4Nível 5

25 Nível 1 Este aluno obteve pouco êxito nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 2 Este aluno obteve êxito limitado nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 3 Este aluno obteve êxito parcial nas matérias desafiantes dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida, porém o desenvolvimento está inconsistente. Nível 4 Este aluno obteve êxito nas matérias desafiantes, dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Nível 5 Este aluno obteve êxito nas matérias mais desafiantes, dentro do nível da série, de acordo com os Critérios do Estado da Flórida. Como os níveis descrevem o aproveitamento do aluno?

26 Escala de Classificação do Desenvolvimento (DSS) Varia de 86 a 3008 É utilizada para determinar o progresso anual do aluno de uma série para outra. É utilizada para Leitura e Matemática O que é Escala de Classificação do Desenvolvimento? No relatório do aluno a escala de classificação do desenvolvimento é denominada FCAT Score (Classificação no FCAT)

27 SérieNível 1Nível 2Nível 3Nível 4Nível 5 3a3a a4a a5a a6a a7a a8a a9a a SérieNível 1Nível 2Nível 3Nível 4Nível 5 3a3a a4a a5a a6a a7a a8a a9a a Leitura Matemática Níveis de Aproveitamento e Classificação do Desenvolvimento no FCAT

28 Escalas Classificatórias Variam de 100 a 500 São utilizadas para determinar o resultado dos alunos na parte de Ciências do FCAT. O que são Escalas Classificatórias? No relatório do aluno a escala classificatória é denominada FCAT Score (Classificação no FCAT).

29 O que são Escalas Classificatórias? Ciências SérieNível 1Nível 2Nível 3Nível 4Nível 5 5a5a 100 – – – – a8a 100 – – – – – a 100 – – – –

30 Sistema de Classificação Varia de nenhuma pontuação até 6 É utilizado para determinar o resultado da redação do aluno sobre um tema do FCAT O que é Sistema de Classificação ? No relatório do aluno o sistema de classificação é denominado FCAT Score (Classificação no FCAT)..

31 Sistema de Classificação em Redação O que é Sistema de Classificação? 6 A redação demonstra coerência entre as idéias e o tema, apresenta um plano de organização (incluindo um começo, meio, conclusão e elementos de ligação) e inclui amplo desenvolvimento de fundamentação. 5 A redação demonstra coerência entre as idéias e o tema e inclui desenvolvimento de fundamentação adequado. 4 A redação de modo geral demonstra coerência entre as idéias e o tema e apresenta um sentido de perfeição e totalidade. 3 A redação de um modo geral demonstra coerência entre as idéias e o tema mas pode faltar o sentido de perfeição e totalidade. 2 A redação demonstra pouca coerência entre as idéias e o tema. 1 A redação mal demonstra coerência entre as idéias e o tema. sem classificação A resposta está ilegível.

32 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os testes demonstram o rendimento global de seu filho. Quanto mais tempo a criança passar em situações propícias ao aprendizado, mais provável será que ela seja bem sucedida nos testes. 1.Assegure que seu filho compareça à escola regularmente.

33 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? A criança que tem receio de fracassar tem mais probabilidades de cometer erros. 2.Incentive o seu filho. Elogie-o(a) pelas boas ações realizadas durante o ano.

34 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Um corpo saudável proporciona uma mente ativa e sã. 3.Observe para que seu filho tenha uma alimentação balanceada.

35 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O dever de casa fundamenta os ensinamentos da aula e podem ajudar o seu filho a compreender as tarefas atribuídas em sala de aula. 4.Verifique se os seus filhos concluem as tarefas para casa.

36 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os pais e professores deverão trabalhar juntos para beneficiar a criança. 5.Se reúna com o(s) professor(es) de seu filho frequentemente para analisar o progresso de seu filho.

37 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? A escola não é o único lugar onde se pode aprender. Você pode ajudar o seu filho a compreender melhor o dever de casa. 6.Peça ao professor de seu filho sugestões de atividades para fazer em casa com o seu filho.

38 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aluno precisa de tempo e de um espaço para concentrar-se no dever de casa. 7.Providencie um horário e um espaço sem barulho e confortável em casa para os estudos.

39 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Crianças cansadas dificilmente prestam atenção às aulas ou não conseguem lidar com as exigências das tarefas e testes atribuídos em sala de aula. 8.Assegure que seu filho esteja descansado em dias de aula.

40 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Muito ênfase nas classificações dos testes poderá perturbar a criança. 9.Tente não ficar muito ansioso quanto aos resultados dos testes.

41 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? 10.Peça ao diretor ou ao orientador educacional de seu filho para lhe fornecer uma relação com as datas e horários dos testes administrados durante o ano e que lhe explique a finalidade dos mesmos. Você tem o direito de saber quais os testes que seu filho estará se submetendo e o objetivo dos mesmos.

42 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? 11. Assegure que seu filho chegue pontualmente à escola. O aluno precisa de tempo para se preparar para as aulas do dia.

43 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aluno deve vestir-se com roupas confortáveis e adequadas ao clima. 12.Verifique se o seu filho está vestido confortavelmente.

44 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O aproveitamento nos testes depende também de prestar atenção às instruções e ter capacidade para ler o teste. 13.Se o seu filho usa aparelho de audição e óculos, certifique que ele(a) se lembre de usá-los durante todas as sessões do teste.

45 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? 14.Assegure que seu filho tenha as adaptações adequadas para fazer o teste. O seu filho talvez se qualifique a: ter um tempo extra para concluir o teste; ter assistência com tradução; ter o teste administrado em sala separada; ter ampliação visual ou outras adaptações.

46 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O café da manhã é a refeição mais importante do dia! É o combustível que lhe proporciona energia pela manhã. Crianças que tomam o café da manhã são mais bem sucedidas na escola, participam mais das atividades físicas e têm mais tendência a alimentarem-se de forma saudável. 15.Assegure que seu filho esteja bem descansado e que tome um café da manhã saudável no dia do teste.

47 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Preocupação com os testes poderá fazer com que o aluno esqueça de suas tarefas domésticas no que poderá resultar em argumento. 16.Assegure que seu filho não esteja sobrecarregado com muitas demandas durante a época do teste.

48 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? O rendimento no teste depende de estar com a mente despreocupada e concentrado na tarefa em mãos. 17.Certifique-se de não criar mais situações que causem tensão, sejam estas relacionadas à escola ou não. Os alunos precisam focar suas energias para um bom rendimento no teste.

49 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Preparação e organização ajudam a facilitar o dia. 18.Assegure-se de não ter pressa na manhã do teste. Ajude seu filho a organizar tudo o que ele(a) precisa na noite anterior ao teste, levantar cedo para tomar um bom café da manhã e chegar pontualmente à escola.

50 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? As emoções se relacionam de maneira importante com a motivação e com o desenvolvimento acadêmico. 19.Faça com que os dias de teste não sejam atrapalhados por emoções negativas.

51 Como os pais ou responsáveis poderão ajudar os alunos a se prepararem para o FCAT? Os testes fazem parte de nosso sistema educacional. Conversar sobre os testes com seu filho poderá aliviar a tensão relacionada com a realização dos mesmos. 20.Mantenha uma atitude positiva em relação aos testes.

52 Onde os pais e responsáveis poderão encontrar informações sobre o FCAT?

53 Onde os pais e responsáveis poderão encontrar informações sobre o FCAT?

54

55 Guias para o Aprendizado Tools for Parents Tools for Students

56 Lembrem-se que… Juntos poderemos ajudar os nossos alunos alcançarem êxito! Êxito do Aluno! The Department of Multicultural Education Translation Team certifies that this is a true and faithful translation of the original document. February (561) SY


Carregar ppt "FCAT Teste de Avaliação Compreensiva do Estado da Flórida O que todos os pais ou responsáveis devem saber Nancy E. Brito, Setor de Avaliações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google