A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VALIAÇÃO P ARCIAL DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ASTI – B ACHARELADO EM A NÁLISE DE S ISTEMAS P ROFESSOR A DRIANO LUCAS A LVES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VALIAÇÃO P ARCIAL DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ASTI – B ACHARELADO EM A NÁLISE DE S ISTEMAS P ROFESSOR A DRIANO LUCAS A LVES."— Transcrição da apresentação:

1 A VALIAÇÃO P ARCIAL DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ASTI – B ACHARELADO EM A NÁLISE DE S ISTEMAS P ROFESSOR A DRIANO LUCAS A LVES

2 M ONIQUE H ELLEN DE S OUZA C AMPOS V ALÉRIA T RAJANO V IEIRA

3 Testes de hipótese ou de aderência : Dados experimentais de freqüência X distribuição teórica. Ex: Teste de Ryan-Joiner / Teste de Anderson- Darling / Teste de Kolmogorov-Smirnov para Aderência e Teste X-quadrado

4 Conceito Teste de Aderência não paramétrico: O teste não incide sobre um parâmetro (média, variância, desvio-padrão, etc.), mas sim sobre a forma da distribuição ou ainda incide sobre um parâmetro, mas a forma da população é desconhecida.

5 RESTRIÇÕES 1. Valor mínimo da Frequência Esperada menor que 5 1. Amostragem menor que 25 elementos

6 Vantagens Pode-se fazer com qualquer tipo de população Permite que parâmetros desconhecidos dessa população sejam estimados. Essa estimação pode ser necessária para calcular as frequências esperadas. Desvantagens É pouco potente Necessita de um número considerável de observações

7 Qui quadrado passo a passo: Onde: f 0 - Freqüência observada: apresenta a concordancia entre o esperado e o observado em cada categoria, ou seja, aqueles corretamente classificados (LINGNAU, 2003). f e – Freqüência esperada: calculada sob uma determinada hipótese de acordo com as regras da probabilidade (SPIEGEL, 1053)

8 Com a intenção de monitorar o tráfego de chamadas telefônicas em uma central de atendimento, realizou-se o seguinte experimento: a cada 5 minutos foi registrado o numero de chamadas ocorridas os valores esperados para o possível numero de chamadas em cada intervalo são: 0, 1, 2,..., 13. Registram-se 400 intervalos. as freqüências relativas aos valores observados foram: 3, 15, 47, 76, 68, 74, 46, 39, 15, 9, 5, 2, 0 e 1 (nessa ordem) A contagem revelou que tem em 3 dos 400 intervalos não ocorreram chamadas. Em 15 intervalos ocorreu apenas 1 chamada, etc. A hipótese do experimento é verificar a aderência dos dados com a distribuição de Poisson com média ƛ = 4,6.

9

10 epiinfoinvestiga/qui-quadrado.htm estedoquiquadrado.pdf 12_aula.pdf


Carregar ppt "A VALIAÇÃO P ARCIAL DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ASTI – B ACHARELADO EM A NÁLISE DE S ISTEMAS P ROFESSOR A DRIANO LUCAS A LVES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google