A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline Saboia (IC-UECE)

2 Free Template from 2 Projeto IRILDE – Descrição sucinta Levantamento descritivo de fontes e recursos da Internet para orientar o professor e o pesquisador iniciante na seleção e avaliação crítica de material sobre composição escrita disponível online (gêneros, portais, websites, documentos eletrônicos, softwares livres e ferramentas). Fase 2 (iniciada em 2009) Objetivo geral: Descrever ferramentas, aplicativos e softwares livres da Web 2.0 para o ensino da escrita e desenvolvimento do letramento digital nas dimensões – comunicar, pesquisar e publicar.

3 Free Template from 3 Objetivos específicos: Identificar ferramentas e aplicativos úteis a uma abordagem produtiva da composição escrita do ponto de vista do ensino e da pesquisa; Descrever recursos da Web 2.0 para criação de sites, blogs, wikis e outros ambientes de escrita online; Explorar recursos da Web 2.0 em situações experimentais, do ponto de vista do usuário e/ou do docente e pesquisador.

4 Free Template from 4 PBWorks e Wikidot As ferramentas em análise permitem a hospedagem e a criação de wikis; O uso colaborativo dessa ferramenta abre espaço para estudos, discussões, proposições de novas atividades, soluções de problemas entre outros usos. A Wiki se presta especialmente à escrita colaborativa, permitindo a troca de comentários e feedback entre o redator, o instrutor ou seus pares;

5 PBWorks (antes Pbwiki): homepage

6 Wikidot: homepage

7 Free Template from 7 PBworks Site em língua inglesa, com acesso gratuito limitado; Para a conta gratuita, o espaço de todas as páginas juntas é de 2GB; Não há limite visível para o número de wikis que o usuário pode criar; Só o administrador ou criador da página podem escolher se seus convidados serão editores, escritores ou somente leitores da página. Análise geral – PBworks e Wikidot Wikidot Site em língua inglesa, com acesso gratuito limitado; Para a conta gratuita, o espaço de todas as páginas juntas é de 300MB, e cada arquivo somente poderá ter, no máximo, 5MB; O usuário pode ser administrador de até 5 sites; O criador da página pode se aprofundar no conteúdo permitido aos alunos.

8 PBworks: áreas de trabalho (workspaces)

9 PBworks: criando área de trabalho gratuita

10 Wikidot: áreas de trabalho (workspaces)

11 Wiki-teste no PBworks: IRILDE

12 Wiki-teste no Wikidot: Escrita colaborativa - IRILDE

13 Free Template from 13 Conclusões Em termos de usabilidade, o PBworks é menos complexo à primeira vista, e mais fácil de cadastrar-se como usuário; Já o Wikidot apresentou problemas no cadastramento. Porém, oferece ferramentas mais sofisticadas de edição e privacidade (quem poderá ou não editar, criar e escrever nas páginas); O link para a criação de novas páginas gratuitas é bem mais visível no Wikidot, mas o usuário só poderá criar 5. Já no PBworks o número parece ser ilimitado; Há possibilidade de criação de fóruns no Wikidot, o que não é possível no PBworks. Porém, este permite a criação de plugins (ferramentas simples ou links para outros programas, no caso Youtube e Skype), para agilizar o acesso a eles, além de enriquecer a página. Ambos os recursos são de grande valia para professores e estudantes no que diz respeito à escrita colaborativa e compartilhamento informação;

14 Free Template from 14 Site do Projeto IRILDE:


Carregar ppt "Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google