A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Ano Lectivo ATLETISMO

2 História Visão Antropológica;
Antes do Atletismo existir como modalidade desportiva já o homem corria atrás dos animais, saltava para ultrapassar obstáculos e lançava pedras para se defender ou para caçar, com o objectivo de sobreviver. Correr, saltar e lançar são pois, actividades que se constituem como padrões motores básicos que continuamos a utilizar no nosso dia-a-dia, pelo que: -> Atletismo, para o Homem, não é mais que a utilização natural do seu próprio património motor.

3 História Visão Desportiva;
Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador (F.I.A.A.) foi fundada em É a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em 1983. O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de: 776 a. C. -> Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva.

4 História Séc. XIX até à actualidade ;
Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. Em 1896 realizam-se em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1912 surge o “Fhoto finish” nos Jogos Olímpicos de Estocolmo O aparecimento da pista oval de 400 metros semelhante ás actuais, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928, Em 1928 foi a vez das mulheres terem também direito ao estatuto de atletas olímpicas. ATLETISMO é designado de: “modalidade olímpica número um”

5 História Atletismo em Portugal;
A primeira prova oficial deste desporto foi organizada pela Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, a 26 de Junho de 1910. A Federação Portuguesa de Atletismo foi criada em 1921, então com o nome de Federação Portuguesa de Sports Atléticos (FPSA). Em Portugal, existem mais de 12 mil atletas filiados. Modalidade que reúne o maior número de participantes portugueses nos Jogos Olímpicos e a única em que obtivemos medalhas de ouro.

6 Lendas Nacionais Carlos Lopes Rosa Mota Fernanda Ribeiro Rui Silva
Maratona Maratona 10000m 1500m Francis Obikwelu Vanessa Fernandes Naide Gomes Nélson Évora 100/200m Triatlo Salto Comprimento Triplo Salto

7 Estádio Olímpico

8 Corridas de Velocidade Corridas de Meio-fundo e fundo
Provas de Atletismo Corridas de Velocidade Marcha 100m 200m 400m 20 000m 50 000m Corridas de Estafetas Provas Combinadas 4x100m 4x400m Decatlo Heptatlo Corridas de Barreiras Lançamentos 110m Peso Disco Dardo Martelo Corridas de Meio-fundo e fundo Saltos 800m 1500m 3000m obstáculos 5000m 10 000m Maratona Altura Vara Comprimento Triplo salto

9 Resistência Aeróbia Resistência Aeróbia Teste Milha – 1609m
Corrida Regular e Ritmada Passada Pouco Ampla Controlar a Respiração Frequência Cardíaca (60%-70%) Máxima Teórica: (220 - Idade = 100%)

10 Indicadores Aptidão Físca
Frequência cardíaca: Número de batimentos do coração por minuto; Frequência respiratória: Número de inspirações ou expirações, por minuto; - Ciclo respiratório - Fase de inspiração + fase de expiração.

11 Resistência Aeróbia Controlo Frequência Cardíaca Peito
Colocar a palma da mão sobre a zona do coração. Esta técnica só deve ser utilizada após o exercício Artéria Carótida Colocar os dedos indicador e médio no pescoço, e pressionar a artéria carótida Artéria Radial Colocar os dedos indicador e médio sobre o pulso no prolongamento do polegar (onde passa a artéria radial).

12 Estafetas Velocidade Estafetas Passagem do Testemunho

13 Estafetas Regulamento Uma equipa é constituída por quatro elementos;
O testemunho tem de percorrer todo o percurso da prova Sempre que o testemunho caia, tem de ser apanhado pelo último atleta que o transportava, podendo este abandonar a sua pista se desta forma não prejudicar ninguém. Existem zonas específicas de transmissão e balanço. . As provas que se podem implementar na escola são: 4 x 60m, 4 x 80m ou 4 x 100m

14 Estafetas Regulamento Zonas de Transmissão; Zonas de Balanço

15 Estafetas Técnica ENTREGAR Correr o mais rápido possível .
Fornecer ao receptor, no momento certo, um sinal sonoro: Toma!; pega!; vai! (de maneira a que não se cheguem a juntar) Transmitir o testemunho num movimento rápido com o braço completamente estendido Colocar o testemunho na mão do colega.

16 Estafetas Técnica RECEBER
Colocação na pista de forma correcta tendo em conta a mão que receberá o testemunho Iniciar a corrida após o colega passar a marca previamente colocada (Zona de balanço) Correr o mais rápido possível olhando sempre em frente Após o sinal sonoro enviado pelo colega, não diminuir a velocidade, estender o braço receptor completamente à retaguarda. Receber com a mão contrária ao colega que vai transmitir o testemunho.

17 Estafetas Técnica Descendente

18 Estafetas Técnica Ascendente

19 Teste Teórico Dia ___ de Dezembro de 2008

20 Vídeos FIM Jogos Olímpicos Pequim Geral Participação Portuguesa Pequim
Homenagem às Mulheres – Jogos Olímpicos Homenagem a Nélson Évora Vitórias e Fracassos Portugueses - JO Vanessa Fernandes Atletismo Música FIM


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google