A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo

2 Visão Antropológica; Antes do Atletismo existir como modalidade desportiva já o homem corria atrás dos animais, saltava para ultrapassar obstáculos e lançava pedras para se defender ou para caçar, com o objectivo de sobreviver. Correr, saltar e lançar são pois, actividades que se constituem como padrões motores básicos que continuamos a utilizar no nosso dia-a-dia, pelo que: -> Atletismo, para o Homem, não é mais que a utilização natural do seu próprio património motor.

3 Visão Desportiva; Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador (F.I.A.A.) foi fundada em É a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de: 776 a. C. -> Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva.

4 Séc. XIX até à actualidade ; Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. Em 1896 realizam-se em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1912 surge o Fhoto finish nos Jogos Olímpicos de Estocolmo O aparecimento da pista oval de 400 metros semelhante ás actuais, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928, Em 1928 foi a vez das mulheres terem também direito ao estatuto de atletas olímpicas. ATLETISMO é designado de: modalidade olímpica número um

5 Atletismo em Portugal; A primeira prova oficial deste desporto foi organizada pela Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, a 26 de Junho de A Federação Portuguesa de Atletismo foi criada em 1921, então com o nome de Federação Portuguesa de Sports Atléticos (FPSA). Em Portugal, existem mais de 12 mil atletas filiados. Modalidade que reúne o maior número de participantes portugueses nos Jogos Olímpicos e a única em que obtivemos medalhas de ouro.

6 Carlos LopesRosa MotaFernanda RibeiroRui Silva MaratonaMaratona10000m1500m Francis ObikweluVanessa FernandesNaide GomesNélson Évora 100/200mTriatloSalto ComprimentoTriplo Salto

7

8 Corridas de VelocidadeMarcha 100m 200m 400m m m Corridas de EstafetasProvas Combinadas 4x100m 4x400m Decatlo Heptatlo Corridas de BarreirasLançamentos 100m 110m 400m Peso Disco Dardo Martelo Corridas de Meio-fundo e fundo Saltos 800m 1500m 3000m obstáculos 5000m m Maratona Altura Vara Comprimento Triplo salto

9 Resistência Aeróbia Teste Milha – 1609m Corrida Regular e Ritmada Passada Pouco Ampla Controlar a Respiração Frequência Cardíaca (60%-70%) Máxima Teórica: ( Idade = 100%)

10 Frequência cardíaca: Número de batimentos do coração por minuto; Frequência respiratória: Número de inspirações ou expirações, por minuto; - Ciclo respiratório - Fase de inspiração + fase de expiração.

11 Controlo Frequência Cardíaca Peito Colocar a palma da mão sobre a zona do coração. Esta técnica só deve ser utilizada após o exercício Artéria Carótida Colocar os dedos indicador e médio no pescoço, e pressionar a artéria carótida Artéria Radial Colocar os dedos indicador e médio sobre o pulso no prolongamento do polegar (onde passa a artéria radial).

12 Velocidade Estafetas Passagem do Testemunho

13 Regulamento Uma equipa é constituída por quatro elementos; O testemunho tem de percorrer todo o percurso da prova Sempre que o testemunho caia, tem de ser apanhado pelo último atleta que o transportava, podendo este abandonar a sua pista se desta forma não prejudicar ninguém. Existem zonas específicas de transmissão e balanço.. As provas que se podem implementar na escola são: 4 x 60m, 4 x 80m ou 4 x 100m

14 Regulamento Zonas de Transmissão; Zonas de Balanço

15 Técnica ENTREGAR Correr o mais rápido possível. Fornecer ao receptor, no momento certo, um sinal sonoro: Toma!; pega!; vai! (de maneira a que não se cheguem a juntar) Transmitir o testemunho num movimento rápido com o braço completamente estendido Colocar o testemunho na mão do colega.

16 Técnica RECEBER Colocação na pista de forma correcta tendo em conta a mão que receberá o testemunho Iniciar a corrida após o colega passar a marca previamente colocada (Zona de balanço) Correr o mais rápido possível olhando sempre em frente Após o sinal sonoro enviado pelo colega, não diminuir a velocidade, estender o braço receptor completamente à retaguarda. Receber com a mão contrária ao colega que vai transmitir o testemunho.

17 Técnica Descendente

18 Técnica Ascendente

19 Dia ___ de Dezembro de 2008

20 Jogos Olímpicos Pequim Geral Participação Portuguesa Pequim Homenagem às Mulheres – Jogos Olímpicos Homenagem a Nélson Évora Vitórias e Fracassos Portugueses - JO Vanessa Fernandes Atletismo Música FIM


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google