A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Manipulação da fertilidade" Escola Secund á ria de Arganil Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Manipulação da fertilidade" Escola Secund á ria de Arganil Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008."— Transcrição da apresentação:

1 "Manipulação da fertilidade" Escola Secund á ria de Arganil Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008

2 Introdução Nesta apresentação vamos falar sobre a infertilidade feminina, como se faz para que uma mulher que não pode ter filhos os consiga ter… Ou seja, vamos falar sobre o tratamento da infertilidade.

3 O que é a Infertilidade? É a incapacidade temporária ou permanente de conceber um filho ou levar uma gravidez até ao seu termo natural. Considera-se que existe um problema de infertilidade quando um casal tem relações sexuais regularmente sem utilizar nenhum contraceptivo sem que ocorra uma gravidez.

4 Muitos factores influenciam a fertilidade feminina como por exemplo a idade da mulher, o uso de lubrificantes vaginais, um passado de doenças sexualmente transmissíveis, exposição a produtos tóxicos ou a certos medicamentos, a coexistência de algumas doenças ou outras várias causas específicas de infertilidade.

5 Num exame realizado a um casal identificam-se as principais causas de infertilidade. Destas, 45% são de causa masculina, 45% são de causa feminina e 10% de causas indeterminadas. Após identificadas as causas, no caso de um casal, será proposto um plano de tratamento.

6 Infertilidade Feminina Infertilidade Feminina Causas Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e a libertação do oócito II (ovulação); Síndrome de Ovários Policisticos ; Problemas nas trompas provocados por infecções ou cirurgias; Endometriose; Obstrução das trompas; Muco cervical excessivo que impede a passagem dos espermatozóides.

7 Síndrome dos ovários policísticos - É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual. Endometriose - é uma condição comum na qual o endométrio prolifera e espalha-se para fora do útero. Este pode, então, implantar-se nos ovários e/ou noutros órgãos pélvicos e causar infertilidade. Muco cervical inadequado - pode ser determinado por estimulação estrogénica deficiente ou células endocervicais mal funcionais.

8 Tratamento de infertilidade feminina Se a causa for: Endometriose: - Cirurgia conservadora (como a laparoscopia) é a abordagem apropriada para restaurar a fertilidade. - Tecnologias reprodutivas assistidas (TRA). Síndrome do ovário policístico: - Cirurgia no ovário - um procedimento designado como eletroestimulação do ovário, na qual o médico abre entre 6 a 12 pequenos orifícios no ovário (este processo tem demonstrado benefícios, reduzindo o risco de gravidez múltipla relativamente a tratamentos de fertilidade).

9 Tratamento de infertilidade feminina Se a causa for: Problema da fase luteínica: - Substâncias como HFE ou hMG para provocar uma super ovulação. Obstrução das Trompas de Falópio: - Tecnologias de reprodução assistida. - Procedimentos cirúrgicos (laparoscopia ou salpingostomia) para desobstruir as trompas (a taxa média de gravidez depois da salpingostomia é de 30% aproximadamente, mas pode variar bastante de caso para caso).

10 Quais as taxas de sucesso em tratamentos de infertilidade? Quando falamos de taxas de sucesso para qualquer tipo de tratamento de infertilidade, deve-se ter em mente que a chance de concepção para um casal fértil normal, com relação sexual regular desprotegida é, aproximadamente, 25% durante cada ciclo menstrual. Calcula-se que 10% dos casais férteis não concebem dentro do primeiro ano de tentativa.

11 Há factores particulares que influenciam o sucesso de um tratamento? Em qualquer tipo de tratamento de infertilidade, factores importantes devem ser levados em conta quando nos referimos a taxas de sucesso. Certamente, a idade da mulher e o tempo de duração da infertilidade do casal influenciam no sucesso do tratamento.

12 Conclusão Com este trabalho concluímos que a infertilidade é um problema que afecta um em cada dez casais. Concluímos ainda que para além dos tratamentos referidos existem também os métodos cirúrgicos que permitem a correcção de erros anatómicos.

13 Bibliografia MATIAS, Osório; MARTINS,Pedro; Biologia 12, X, Areal Editores, Porto, 2005, brazil/concern/Infertility_in_Females/Anato mical/Endometriosis.jsp

14 metriose.jpg option=com_content&do_pdf=1&id=12 r/

15 Trabalho elaborado por: Bruno Borges, n.º3 Davide Castanheira, n.º7 Mário Fonseca, n.º13 João Silva, N.º20


Carregar ppt ""Manipulação da fertilidade" Escola Secund á ria de Arganil Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google