A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DO SOCORRISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DO SOCORRISMO"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DO SOCORRISMO
PROF/ENFª: TATIANY CAVALCANTE

2 socorrismo conjunto de meios que podem ser aplicados para levar auxílio às pessoas em perigo.

3  Pré-historia, onde o homem era confrontado com diversas situações na qual requereria o uso de primeiros socorros; Necessidade de desenvolver métodos que permitissem tratar doenças e lesões;

4 Época medieval (séc. 11), que se fala de socorristas pela primeira vez;
criada a primeira organização religiosa de cavaleiros, a ordem de St. John, treinados especificamente para proporcionar cuidados médicos nos campos de batalha;

5 Apesar da contínua evolução das técnicas de socorrismo nas forças armadas, estas apenas chegaram aos civis, ao resto da população em meados de século 19 através, principalmente, da associação Cruz Vermelha.

6 CRUZ VERMELHA criada em 1863;
Com o objetivo de fornecer ajuda aos soldados doentes e feridos no campo. Em linha com esta, os soldados foram treinados para tratar seus companheiros antes de os médicos chegaram;

7 Em 1792,  pessoas foram treinadas e equipadas para trabalhar longe dos hospitais de campanha. Sua tarefa era administrar os primeiros socorros no campo de batalha e, quando necessário remover a vítima para o hospital de campanha, em carroças.

8 Anos depois, um exército cirurgião veio com a idéia de civis de formação em que foi chamado de "pré-tratamento médico".  o primeiro curso de primeiros socorros público foi realizado em Londres em 1878 logo após a criação da Cruz Vermelha.

9 Surgimento das ambulâncias após a segunda guerra mundial, com a finalidade de transportar pessoas consideradas insanas, que precisavam ser transportadas com segurança;

10 SAMU 192

11 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. idealizado na França, em 1986como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.

12 No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.  O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto.

13  O SERVIÇO FUNCIONA 24 HORAS POR DIA COM EQUIPES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E SOCORRISTAS; ATENDE ÀS URGÊNCIAS DE NATUREZA TRAUMÁTICA, CLÍNICA, PEDIÁTRICA, CIRÚRGICA, GINECO-OBSTÉTRICA E DE SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO.

14 COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO?
O SAMU REALIZA O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM QUALQUER LUGAR: RESIDÊNCIAS, LOCAIS DE TRABALHO E VIAS PÚBLICAS, CONTANDO COM AS CENTRAIS DE REGULAÇÃO, PROFISSIONAIS E VEÍCULOS DE SALVAMENTO;

15  A LIGAÇÃO É ATENDIDA POR TÉCNICOS QUE IDENTIFICAM A EMERGÊNCIA E, IMEDIATAMENTE, TRANSFEREM O TELEFONEMA PARA O MÉDICO REGULADOR.

16 QUANDO CHAMAR O SAMU? NA OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS CARDIO-RESPIRATÓRIOS
EM CASOS DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA EM CASO DE QUEIMADURAS GRAVES NA OCORRÊNCIA DE MAUS TRATOS *EM TRABALHOS DE PARTO ONDE HAJA RISCO DE MORTE DA MÃE OU DO FETO

17 EM CASOS DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO
EM CRISES HIPERTENSIVAS QUANDO HOUVER ACIDENTES/TRAUMAS COM VÍTIMAS EM CASOS DE AFOGAMENTOS EM CASOS DE CHOQUE ELÉTRICO EM ACIDENTES COM PRODUTOS PERIGOSOS NA TRANSFERÊNCIA INTER-HOSPITALAR DE DOENTES COM RISCO DE MORTE

18 AMBULÂNCIAS - SAMU 192 AS AMBULÂNCIAS DO SAMU À SERVIÇO DA POPULAÇÃO DIVIDEM-SE EM UNIDADES DE SUPORTE BÁSICO (USB) E UNIDADES DE SUPORTE AVANÇADO (USA) OU UTI MÓVEL.

19 MOTOLÂNCIA MAIS AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS. A RAPIDEZ NO ATENDIMENTO PODE REPRESENTAR EM MUITOS CASOS, A DIFERENÇA ENTRE SALVAR E PERDER UMA VIDA OU MINIMIZAR E MAXIMIZAR SEQÜELAS.

20  A MOTO A SERVIÇO DO SAMU 192 É PILOTADA POR UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM E TEM A POSSIBILIDADE DE CHEGAR MAIS RÁPIDO AOS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA EM LOCALIDADES ONDE O FLUXO DE TRÂNSITO É MUITO INTENSO OU EM TERRITÓRIOS DE DIFÍCIL ACESSO QUE AS AMBULÂNCIAS MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM PASSAR COM FACILIDADE.

21 Nos últimos anos, o tratamento pré-hospitalar tem evoluído a um ritmo sem precedentes, isto deve-se às investigações médicas e ao equipamento, Porem o objetivo do socorrismo hoje em dia, continua a ser o mesmo que no século 11 idealizado pelos cavaleiros.

22 EM TODOS OS MOMENTOS, O SOCORRISTA DEVE SE LEMBRAR QUE ESTÁ
PRESTANDO SOCORRO A UM SER HUMANO. ELE DEVERÁ SER ÁGIL, TRANQUILO, COMPETENTE E HUMANO!

23 OBRIGADO!


Carregar ppt "HISTÓRIA DO SOCORRISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google