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POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO

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Apresentação em tema: "POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO
Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde II POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO A experiência do município de Campinas-SP Alóide Ladeia Guimarães MARÇO/2009

2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS

3 Alóide Ladeia Guimarães Fernando Cesar Chacra
POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO - PIES Coordenação: CETS Alóide Ladeia Guimarães Fernando Cesar Chacra Fátima Cristina Ruberti Goulart Nayara Lúcia de Oliveira Câmara Técnica: Sandra Pires / Vânia Barthmann - Distrito Norte Sandra Canevari Rocha - Distrito Sul Paulo Palma - Distrito Leste Maria Imaculada Cardoso Müller - Distrito Noroeste Luciana Gonçalves - Distrito Sudoeste

4 O MUNICÍPIO DE CAMPINAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS O MUNICÍPIO DE CAMPINAS

5 O MUNICÍPIO DE CAMPINAS
População de hab 3ª maior cidade do estado SP 20ª maior cidade do país Centro tecnológico, industrial e agrícola Crescimento vertiginoso nas décadas de 70 e 80; Taxa crescimento atual - 1,25 % ao ano;

6 O MUNICÍPIO DE CAMPINAS
Loteamentos desordenados nas periferias e bolsões de favelas em regiões centrais Violência produzindo problemas de saúde em concomitância com perfil de morbi-mortalidade de centros desenvolvidos e doenças infecciosas re-emergentes

7 Norte Leste Noroeste Sul Sudoeste PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
SP-340 Norte Pop hab. Leste Pop hab. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS SP-330 SP-065 Noroeste Pop hab. SP-083 Sul Pop hab. Sudoeste Pop hab. SP-330 SP-348 SP-075

8 PRINCÍPIOS NORTEADORES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS PRINCÍPIOS NORTEADORES

9 PRINCÍPIOS NORTEADORES
Compete à gestão do Sistema Único de Saúde o ordenamento da formação de recursos humanos da área da saúde, bem como o incremento, na sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico (Constituição Nacional, Art. 200, Incisos III e IV).

10 PRINCÍPIOS NORTEADORES
É atribuição comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde (Lei Orgânica da Saúde, Art.15). Estimativa de que 70% dos alunos formados na área da saúde são empregados pelo SUS.

11 POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO - PIES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS INTERFACES POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO - PIES

12 Desigualdade Social / Saúde como Direito
INTERFACES DA PIES Desigualdade Social / Saúde como Direito Mundo da Formação Mundo do Trabalho Alunos Serviços do SUS Instituições de Ensino Dificuldades de gerenciamento Desmotivação Calcado no Positivismo Falta de pessoal DOCENTES PROFISSIONAIS Conhecimento Descontextualizado Controle social pouco articulado Financiamento 26% rec. próprio Iniciativas de Aprendizagem significativa Serviço também é lugar de conhecimento! Ensino tutorial

13 PROCESSO DE TRABALHO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde - CETS PROCESSO DE TRABALHO

14 AÇÕES DESENVOLVIDAS Estágios de Vivência no SUS (extra-curriculares)
Acompanhamento de Pesquisas Liberação de profissionais da SMS para participação em Eventos externos (Cursos, Congressos, etc.)

15 AÇÕES DESENVOLVIDAS Estágios Curriculares - Cursos na Área de Saúde:
Ensino Médio - 13 escolas (04 Cursos) Graduação - 07 escolas (10 Cursos) Pós-Graduação - 08 Instituições (16 Cursos)

16 Instituições Conveniadas: Graduação
Instituição Cursos PUCC  Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e T.O Unicamp Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Farmácia Metrocamp Fisioterapia FAJ Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina Veterinária FAC Enfermagem , Fisioterapia, Medicina Veterinária UNIP Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Odontologia São Francisco Psicologia e Medicina TOTAL CURSOS - 10

17 Instituições Conveniadas: Graduação
Instituição Cursos EERP - USP Enfermagem UNIJUI UNIFAL Enfermagem, Nutrição , Farmácia e Odontologia

18 Instituições Conveniadas: Pós Graduação
Instituição Cursos S.S. Cândido Ferreira RM: Psiquiatria HMMG RM: Saúde da Família, Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica , Cirurgia Plástica e Ortopedia RMultiprofissional: Fisioterapia e Enfermagem PUCCAMP RM: Saúde da Família e Psiquiatria, Residência em Enfermagem Aprimoramento: Saúde Mental Especialização: Enfermagem em APH UNICAMP RM: Pediatria, Clinica Médica, Preventiva e Social, Psiquiatria, SF Aprimoramento: Saúde Mental, Planejamento e Gestão, Ciências Sociais e Fisioterapia Pediátrica NEO (Escuela Madrid) Especialização: Osteopatia Centro Médico RM: Pediatria e Clinica Médica

19 COMO FAZEMOS Processo de Contratação inter-institucional (Convênio)
Escolha dos campos de práticas necessários à proposta Construção de Programa pactuado entre o Serviço e a Instituição Ensino Acolhimento e acompanhamento da evolução does estágios Avaliação participativa com todos implicados

20 ESTÁGIOS REALIZADOS NO SUS CAMPINAS
2008 :34:12

21 LOCAIS DE INSERÇÃO DAS INST. DE ENSINO
Instituição Símbolo FAC 3 METROCAMP FAJ UNIP PUCCAMP USF UNICAMP NÍVEL MÉDIO

22 INSTITUIÇÕES ENSINO NO PRÓ-SAÚDE
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO INSTITUIÇÕES ENSINO NO PRÓ-SAÚDE PUCC UNICAMP

23 INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
HISTÓRICO PUCC UNICAMP Anos 80 - Unidades de Saúde próprias da Universidade; Ação pactuada (coordenação conjunta do serviço e universidade) Ação conjunta no Planejamento/Acompanha-mento e Avaliação dos estágios (CETS / Distrito Noroeste e PUCC) Início das atividades de ensino na rede básica de Campinas; Até Solicitação e negociação dos campos com Departamento Saúde e serviços PROMED – Estreitamento no desenvolvimento de ações conjuntas-CETS/ Universidade

24 INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
HISTÓRICO PUCC UNICAMP PRÓ-SAÚDE I (Medicina) Estreitamento da integração com a criação da Comissão Gestora: ampliação da participação dos estudantes, participação do controle social. Investimento na estrutura física das Unidades; Estágios de vivência dos estudantes no SUS; PRÓ - SAÚDE I (Medicina e Enfermagem) Instituição da CLA (Comissão Local de Acompanhamento): participação estudantes, controle social, gestores distrital e local. Investimento na estrutura física das Unidades; Investimento equipamentos e material pedagógico;

25 INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
HISTÓRICO PUCC UNICAMP PET-SAÚDE Aprovação do Projeto, com inserção de outros cursos da área de saúde; PRÓ-SAÚDE II (Fonoaudiologia) Ampliação do diálogo entre cursos, organização dos cenários de prática para que a partir de 2009 alguns campos recebam estudantes dos 3 cursos; Acolhimento dos estudantes dos 3 Cursos

26 INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
DESTAQUES PUCC UNICAMP Existência de um integrador acadêmico atuando diretamente nos cenários de prática; Fórum anual de avaliação do processo com a participação de docentes, coordenadores de serviço, trabalhadores, estudantes, Distrito e CETS Universidade ter um grupo responsável pela Integração ensino serviço entre CCV e SMS (docentes e um profissional administrativo) Fóruns semestrais de avaliação do processo, por curso; Medicina: Tutoria de profissional do serviço , com liberação de horas da jornada semanal Enfermagem: Liberação de profissional do serviço, para tutoria no estágio “supervisionado”; Fonoaudiologia: Mapeamento dos serviços para inserção dos estu-dantes; Articulação com os fono-audiólogos da rede, visando uma atuação na ótica do matriciamento;

27 DESAFIOS Fortalecimento das instâncias de gestão compartilhada entre Secretaria de Saúde e Universidades (pactuação de campos de estágio, modulação docente/aluno, definição de contrapartidas, gestão cotidiana dos estágios); Constituir toda a rede de serviços como cenário de práticas para a formação de profissionais de saúde;

28 DESAFIOS Participar da construção de projeto pedagógico interdisciplinar, focando transversalmente a construção da Integralidade; Institucionalização dos projetos desencadeados a partir da presença da universidade nos cenários de prática;

29 DESAFIOS Consolidar programas de investigação e de produção de conhecimentos nos serviços. Aproximar a formação às necessidades do SUS;

30 Muito Obrigada !

31 Alóide Ladeia Guimarães Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde
Muito Obrigada ! Alóide Ladeia Guimarães Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde Telefone: (19)


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