A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO SENTINELA. A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Inúmeros são os casos atendidos pela Secretaria de Promoção Social do Município.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO SENTINELA. A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Inúmeros são os casos atendidos pela Secretaria de Promoção Social do Município."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO SENTINELA

2 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Inúmeros são os casos atendidos pela Secretaria de Promoção Social do Município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro, de violência doméstica, abuso sexual, exploração do trabalho infantil, violência contra mulheres e de uma forma alarmante o envolvimento de crianças e adolescentes envolvidos com a dependência química e atos infracionais.

3 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Com o objetivo de combater e minimizar estas questões sociais que uma parcela da população enfrenta, o Município de Três Rios buscou ampliar sua rede de proteção social, na perspectiva de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social.

4 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Eis que surge a importância da implantação do Sentinela neste Município que se encontra em um entroncamento rodoferroviario. Este Projeto vem acolher as necessidades de atendimento, proteção e garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

5 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios O Sentinela foi implantado no Município de Três Rios em 1° de Setembro de Inicialmente foram feitos estudos dos locais de maior incidência para diagnosticar o perfil do público-alvo, ou seja, os setores envolvidos com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir deste diagnóstico traçaram-se as ações do Projeto: ações preventivas, de promoção e convívio familiar (ressocialização).

6 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Dentre as ações preventivas está a realização de campanhas de conscientização com donos de hotéis, motéis, bares e lanchonetes, como por exemplo no Carnaval, em fevereiro de 2006, e a do Dia das Crianças em outubro do mesmo ano. Vale lembrar que em Maio foi realizado o I Seminário Trirriense Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes onde teve início a discussão da problemática em questão.

7 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Quanto às ações de promoção e convívio familiar temos as intervenções psicossociais e jurídicas sob a forma de atendimentos, visitas domiciliares, palestras, encaminhamentos....

8 A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Com o intuito de avaliar os impactos do Projeto e suas conseqüências para o Município, a equipe do Sentinela elaborou o FÓRUM: O AVANÇO DO PROJETO SENTINELA NO MUNICIPIO DE TRÊS RIOS NO ANO DE 2006 na tentativa de expor a nossa sociedade todo trabalho que foi realizado durante o ano de Para isso faremos uma exposição da trajetória do Projeto e dos dados qualitativos e quantitativos das ações.

9 Mês de Março de 2006 Nº de atendimento: 04 Divulgação: 11 Rede de Serviço: 07 Encaminhamento: 01 Famílias atendidas: 03 Pessoas atendidas: 25

10 Objetivos: O maior objetivo do PROJETO SENTINELA neste mês foi divulgar o Projeto no Município e estruturar uma rede de parceiros para sua implementação, tais como: Ministério Público Juízo da Vara da Infância e Juventude Delegacia Legal Batalhão da Polícia Militar Comissariado da Infância e Juventude Entre outras autoridades do Município

11 Objetivos: Como forma de divulgar melhor o projeto a equipe desenvolveu a atividade de palestras tais como: Explicar o Projeto; Mostrar seus objetivos; As formas de denunciar e prevenir a violência sexual infanto – juvenil.

12 Mês de Abril de 2006 Nº de atendimento: 04 Divulgação: 01 Rede de Serviço: 03 Encaminhamento: 04 Famílias atendidas: 08 Pessoas atendidas: 40 Palestra: 01

13 Mês de Maio de 2006 Nº de atendimento: 04 Divulgação: 03 Rede de Serviço: 02 Encaminhamento: 06 Famílias atendidas: 11 Pessoas atendidas: 65 Palestra: 01

14 Visto que dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes a equipe realizou o I SEMINÁRIO TRIRRIENSE CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES como forma de lembrar o dia estimulando toda a comunidade a pensar no tema. Objetivos:

15 Mês de Junho de 2006 Nº de atendimento: 04 Divulgação: 03 Rede de Serviço: 02 Encaminhamento: 06 Famílias atendidas: 11 Pessoas atendidas: 65 Visitas: 01

16 Mês de Julho de 2006 Nº de atendimento: 04 Divulgação: 01 Rede de Serviço: 01 Famílias atendidas: 14 Pessoas atendidas: 80 Palestra: 02

17 Mês de Agosto de 2006 Nº de atendimento: 17 Divulgação: 03 Rede de Serviço: 08 Encaminhamento: 05 Famílias atendidas: 15 Pessoas atendidas: 85 Visitas: 03 Palestra: 01

18 Mês de Setembro de 2006 Nº de atendimento: 12 Divulgação: 02 Rede de Serviço: 09 Encaminhamento: 01 Famílias atendidas: 22 Pessoas atendidas: 120 Visitas: 03

19 Mês de Outubro de 2006 Nº de atendimento: 14 Divulgação: 08 Rede de Serviço: 18 Encaminhamento: 09 Famílias atendidas: 26 Pessoas atendidas: 140 Visitas: 05 Palestra: 02

20 A Equipe do Sentinela em parceria com os Agentes Jovens realizaram a Campanha do Dia das Crianças que teve o tema: Melhor que Denunciar é Prevenir com o objetivo de divulgar através da panfletagem os dois Programas combatendo a exploração sexual infanto-juvenil junto à comunidade. Objetivos:

21 Mês de Novembro de 2006 Nº de atendimento: 19 Divulgação: 08 Rede de Serviço: 11 Encaminhamento: 06 Famílias atendidas: 29 Pessoas atendidas: 155 Visitas: 05 Palestra: 01

22 Objetivos: Neste mês elaboramos e organizamos o Fórum O AVANÇO DO PROJETO SENTINELA NO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS – MARÇO A NOVEMBRO DE E também confeccionamos uma nova revista O PROBLEMA DE UM É PROBLEMA DE TODOS.

23 DADOS: Nº de crianças e adolescentes cadastrados: 29 Nº de meninas adolescentes: 14 Nº de meninas crianças: 09 Nº de meninos adolescentes: 02 Nº de meninos crianças: 04 Casos Confirmados e Suspeitas: 31

24 Atendimentos: 84 Encaminhamentos: 32 Visitas Domiciliares: 18 Eventos: 13 Palestras: 07 Divulgação do Projeto: 38 DADOS TOTALIZADOS:

25 Escolaridade da Vítima: Educação Infantil: 03 Ensino Fundamental: 22 Ensino Médio: 04

26 Origem da denúncia: Anônima: 03 Conselho Tutelar: 11 Ministério Público: 07 Delegacia Legal: 02 Rede de Serviços: 08

27 Tipos de Violências Sexual: Abuso Sexual: 22 Exploração Sexual: 07

28 Vítimas: Sexo feminino: 23 Sexo masculino: 06

29 Agressor: Pai: 04 Padrasto: 03 Extra familiar: 12 Tio: 03

30 Publicações: Folderes explicativos sobre o Projeto: Como é, Como Funciona, Quais os Tipos de Violências? Sinais de identificação e conseqüências do abuso. Cartilha: Violência contra crianças e adolescentes: Você sabe como agir? Revista: O PROBLEMA DE UM É PROBLEMA DE TODOS. Além do site do projeto sentinela:

31 Cursos, Seminários e Palestras para o aperfeiçoamento profissional: III Seminário da Região Serrana Fluminense sobre o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária com o tema: REINTEGRAÇÃO FAMILIAR, FAMÍLIA SUBSTITUTA E APADRINHAMENTO (realizado em março). I Seminário Trirriense Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ( realizado em maio).

32 Cursos, Seminários e Palestras para o aperfeiçoamento profissional Curso de capacitação realizado pela Fundação BENTO RUBIÃO/RIO DE JANEIRO - Abuso e a Exploração Sexual um enfoque psicossocial à luz do ECA e da LOAS ( realizado em julho). Redes Comunitárias ( realizado nos meses de julho a novembro no SESC ). I Seminário Estadual Pró Convivência Familiar e Comunitária: Acolhimento Familiar em Guarda Subsidiada (Realizado no mês de agosto).

33 Nosso Compromisso: O esforço que cada um faz para valorizar sua própria vida, e a dos outros, deve encontrar uma espécie de reconhecimento coletivo e de valorização social. A dignidade das condições de vida e a garantia dos direitos devem ser acessíveis a todas as pessoas. No entanto, em nosso país esses direitos ainda não se realizam para todos. Crianças e adolescentes são demandantes de cuidados e políticas públicas específicas, já que boa parte deles pertence a grupos familiares em situação de desproteção.

34 Nosso Compromisso: Quando pensamos em políticas de proteção social para esse público, reconhecemos nossas limitações em prevermos aonde o perigo pode estar. Ora, a maioria das práticas de violência sexual é exercida por homens comuns, sem qualquer característica que os identifiquem com facilidade. Cabe a cada um de nós: Governo, sociedade e família lutarmos para que nossa omissão não se torne aliada da violência.

35 Nosso Compromisso: Nós do Projeto Sentinela assumimos o compromisso de dar continuidade à Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Realizando um serviço de atendimento e proteção às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual bem como seus familiares, proporcionando condições para o fortalecimento da auto- estima, a superação da violência e a reparação da violência vivida.

36 Nosso Compromisso: Mas, para isto precisamos de vocês! Nossa tarefa é árdua e estamos conscientes de que para que haja mudanças neste quadro é necessário buscar a integração, ou seja, a criação de redes sociais: família, escola, comunidade, judiciário, juntos lutando pela diminuição das desigualdades, a melhoria do relacionamento familiar e o fim da violência.

37 Nosso Compromisso: O ano de 2006 está acabando e muito se realizou, porém ainda há uma longa estrada a percorrer. Por isso convidamos todos vocês para nos acompanharem nesse caminho, sempre atentos e responsáveis com o grave problema que assola a nossa sociedade – a violência sexual infanto-juvenil.

38 Nosso Compromisso: Afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca!!!!!!!!!!!!!!!!


Carregar ppt "PROJETO SENTINELA. A Implantação do Sentinela no Município de Três Rios Inúmeros são os casos atendidos pela Secretaria de Promoção Social do Município."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google