A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes (ESEQ)1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes (ESEQ)1."— Transcrição da apresentação:

1 BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes (ESEQ)1

2 Introdução Badminton é um jogo de raquetes, onde se utiliza um volante. Jogo colectivo? Singulares (masculino e feminino); Pares (masculino, feminino ou misto). Professora - Fátima Nunes (ESEQ)2

3 Material Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)3 A - cabeça da raquete

4 Cronologia do Badminton : 1800 – Os militares inglese na Índia aprendem o jogo tradicional local – o Poona – que mais tarde importam para a Europa – Joga-se o Poona em Inglaterra, na propriedade do Duque de Beaufort, em Badminton House – Surge a designação de jogo de Badminton (nome da propriedade onde se jogou pela primeira vez em Inglaterra) – Publicam-se as primeiras regras de Badminton e fundam-se clubes em Inglaterra. Professora - Fátima Nunes (ESEQ)4

5 Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ) – Fundou-se, em Inglaterra, a Associação Nacional de Badminton (BAE – Badminton Association of England, inicialmente só com o nome de Badminton Association) – Joga-se Badminton na Figueira da Foz – Funda-se a Federação Internacional de Badminton (IBF- Internacional Badminton Federation) as regras são aperfeiçoadas – Funda-se a Federação Portuguesa de Badminton – Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, as competições masculinas e femininas passam a integrar o programa olímpico. Contudo,as competições de Pares Mistos só passaram a integrar o programa oficial dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

6 A Competição é dirigida: Um Juiz árbitro que assegura o cumprimento das leis do jogo; Um Juiz de serviço que assiná-la as faltam cometidas durante a execução do serviço; Dois Juízes de linha que verificam se o volante, quando cai no solo, sai ou não do campo. Professora - Fátima Nunes (ESEQ)6

7 Badminton - Campo de singulares Singulares: Comprimento - 13,40m Árbitro Largura - 5,18m Par ou zero (direita) Par ou zero (direita) Área de serviço da esquerda Professora: Fátima Nunes (ESEQ) Juiz de Serviço Linha de serviço Área de serviço da direita 7 PARES: Comprimento - 13,40m Largura - 6,10m

8 2-Situação de Jogo - (Singulares) Duração: À melhor de três jogos (sets). Professora: Fátima Nunes (ESEQ)8 Marcação de pontos: Ponto directo. Cada Set: 21 pontos.

9 PEGA DA RAQUETE Pega universal: A mão, pouco rígida, envolve o cabo da raquete (polegar e indicador formem um V); cabeça da raquete perpendicular ao solo. Pega do volante: Dedos polegar, indicador e médio, seguram o volante (pela parte superior ou pela Base). Adaptado da Net, pela professora: Fátima Nunes (ESEQ) 9

10 1-Acções Técnico-tácticas POSIÇÃO BASE: (adotar após cada batimento) Pés afastados, peso do corpo distribuído uniformemente pelos membros inferiores; Tronco ligeiramente inclinado à frente; Membros superiores semiflectidos à frente do tronco; Raquete colocada à frente. Professora: Fátima Nunes (ESEQ) 10

11 SERVIÇO COMPRIDO : Pés afastados à largura dos ombros, colocando um pé à frente (pé contrário à mão da raquete); Segurar o volante à altura do ombro; Batimento abaixo da cintura; Imprimir trajectória alta ao volante; Colocá-lo junto da linha do fundo; Essencialmente utilizado nos jogos singulares. Nota: (trajectória errada) Professora : Fátima Nunes (ESEQ)11

12 SERVIÇO COMPRIDO : Professora: Fátima Nunes (ESEQ)12

13 É FALTA NO SERVIÇO SE: Bater o volante por cima da cabeça. Não colocar a raquete nitidamente apontada para baixo. Levantar um dos pés do chão. calcar a linha de serviço. Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)13

14 SERVIÇO CURTO : Imprimir trajectória baixa e plana; Batimento suave com movimento continuo e rápido do membro superior; Procurar colocar o volante, no campo adversário, perto da linha de serviço curto; É o serviço básico de pares; Existem duas variantes, o serviço curto à direita e à esquerda. Professora - Fátima Nunes (ESEQ)14 Partir da mesma posição do serviço comprido.

15 CLEAR: Utilizado na devolução do volante com trajectórias altas; Batimento por cima, para passar o volante por cima do adversário e coloca-lo no fundo do campo. Professora: Fátima Nunes (ESEQ) 15

16 Drive Utilizado na devolução do volante, à direita e à esquerda; Realizado entre o meio campo e fundo do mesmo, do lado esquerdo e direito (próximo das linhas laterais); Batimento forte, ao lado do membro superior e com a raquete paralela à rede; Imprimir ao volante uma trajectória tensa e plana, ligeiramente descendente, fazendo-o passar próximo da rede; Colocar o volante no fundo do campo do adversário. Professora: Fátima Nunes (ESEQ) 16

17 Lob: Utilizado na devolução do volante com trajectória abaixo da cintura; Cabeça da raquete paralela ao solo; Realizado entre a linha de serviço curto e a rede; Batimento por baixo, imprimindo uma trajectória alta e para o fundo do campo do adversário. Professora : Fátima Nunes (ESEQ)17

18 Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)18

19 2-Situações de Jogo - (Singulares) Após realização de serviço, curto ou comprido ou qualquer tipo de batimento: Deve recuperar, rapidamente, a posição base. Professora - Fátima Nunes (ESEQ)19

20 Após cada batimento: O jogador deve colocar-se no centro do campo (aproximadamente a um metro, atrás, da linha de serviço). Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)20

21 Os jogadores devem procurar colocar o volante no campo do adversário, num local de difícil devolução, em função da trajectória do volante e da posição do adversário. Adaptado da Net, pela professora: Fátima Nunes (ESEQ ) 21 Em todas as situações:

22 Faltas: NÃO FAÇAS 2 "TOQUES" ! Fazes falta se: Fizeres 2 toques, isto é, se antes de jogar o volante, tocares nele com a raquete ou qualquer parte do corpo. Professora - Fátima Nunes (ESEQ)22

23 NÃO TOQUES NA REDE !!! Fazes falta se: Tocares na rede com a raquete ou qualquer parte do corpo e ainda se invadires o campo adversário. Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)23

24 NÃO TENHAS PRESSA DEMAIS !!! Fazes falta se: Bateres o volante antes dele passar para o teu campo. Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ) 24

25 NÃO FAÇAS "TRANSPORTE" !!! Fazes falta se: Arrastares o volante com a raquete (chama-se a isto "transporte"). Adaptado da Net, pela professora - Fátima Nunes (ESEQ)25


Carregar ppt "BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes (ESEQ)1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google