A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VOZ: Conhecer para cuidar. Comemora-se a 16 de Abril Foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e os cuidados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VOZ: Conhecer para cuidar. Comemora-se a 16 de Abril Foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e os cuidados."— Transcrição da apresentação:

1 VOZ: Conhecer para cuidar

2

3 Comemora-se a 16 de Abril Foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e os cuidados para mantê-la saudável. Dia Mundial da Voz O Dia Mundial da Voz comemorou-se, pela primeira vez, em 16 de Abril de 2003, por proposta da European Laryngological Society – sobre a presidência de Prof. Doutor Mário Andrea.

4 O que é a Voz? Voz é o som resultante da vibração das pregas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe, no momento em que as duas cordas se aproximam. Este som será posteriormente modelado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal e fossas nasais).

5 Clica. Fábrica da Voz

6 A voz é o seu cartão de visita A voz é emoção, é pessoal e instransmissivel! A voz fornece informações subjectivas -Idade - Sexo - Estrutura física -Raça -Características da personalidade - Estado emocional

7 Um utilizador profissional da voz é alguém cuja voz é essencial para o seu trabalho. São exemplos: Professores Jornalistas Atores Cantores Vendedores Rececionistas Entre outros A voz é o nosso mais importante instrumento de comunicação. Cerca de 70% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. Quem é o utilizador profissional da voz?

8 A causa mais frequente de um professor deixar de dar aulas, temporária ou definitivamente, está relacionada com problemas de comunicação, de voz, que podem, de repente, tornar-se gravíssimos. Desde 17 de julho de 2007 que, através do Decreto- Regulamentar n.º76/2007, passou a constar da lista das doenças profissionais.

9 Consulta a página do agrupamento e identifica as vozes dos professores. Concurso: Descobre as vozes

10 O ato de falar envolve todo um mecanismo orgânico comandado pelo cérebro. Entretanto fatores externos como alteração brusca da temperatura, tabaco, álcool e poluição, contribuem para causar uma série de problemas às pregas vocais.

11 Disfonia Carateriza-se por ser uma perturbação vocal, que impede a produção da voz de forma harmoniosa e confortável.

12 Sintomas de mau uso da VOZ. Rouquidão persistente por um período superior a 15 dias. Sensação de corpo estranho na garganta. Perda da Voz ou alteração. Cansaço ou esforço para falar. Secura na boca. Dor ou ardência na garganta. Dificuldade em engolir. Pigarro constante. Sensação de engasgos. Tosse persistente

13 Doenças mais frequentes da voz Laringites Lesões benignas das corda vocais (quistos, nódulos, pólipos ) Refluxo gastro-esofágico e faringo-laringe Disfonia ou rouquidão Paralisia das cordas vocais Cancro de laringe Hemorrogia

14 Quem cuida da sua Voz Otorrinolaringologista - especializado em diagnóstico e tratamento de patologia vocal. Terapeuta da Fala - especializado em prevenção, avaliação, tratamento e estudo da voz.

15 Beba água - para hidratar Evite alimentos que causem azia ou má digestão Durma em média 6 a 8 h por dia Articule bem as palavras para amplificar os sons Evite falar: - enquanto faz exercício físico - durante quadros gripais e crises alérgicas - após a ingestão de grandes quantidades de aspirina, diuréticos ou calmantes Como cuidar da sua Voz (Higiene Vocal)

16 Evite ar-condicionado em excesso, pois resseca as vias respiratórias Evite cantar inadequada ou abusivamente, sem realizar treino vocal prévio Mantenha uma postura relaxada e o corpo alinhado Vista roupas confortáveis Coma maçãs - para limpar o trato vocal Evite gritar

17 Evite substâncias que causam irritação: Não fume Não consuma álcool

18 Fale lentamente, realizando pausas respiratórias frequentes Não contenha a respiração antes de iniciar a fala Evite pigarrear e tossir Evite rir muito alto Evite falar em ambientes ruidosos

19 Mitos e Crendices -Limão com mel - Pastilhas para a voz - Spray - Halls - Vinagre com sal - Água morna com sal - Entre OUTROS

20 Curiosidades Cantarei até que a voz me doa é o nome de um fado célebre, interpretado na década de 80, por Maria da Fé. A letra refere-se à entrega e ao amor devocional na interpretação vocal, que não conhecem limites. Que assim seja em todas as áreas profissionais e circunstâncias em que a palavra falada é rainha, mas sem prejuízo para a Voz, património humano que exige ser respeitado e preservado conscientemente.

21 Clica na imagem Até Que a Voz Me Doa Cantarei até que a voz me doa Pra cantar, cantar sempre meu fado Como a ave que tão alto voa E é livre de cantar em qualquer lado Cantarei até que a voz me doa Ao meu país, à minha terra, à minha gente À saudade e à tristeza que magoa O amor de quem ama e morre ausente Cantarei até que a voz me doa Ao amor, à paz cheia de esperança Ao sorriso e à alegria da criança Cantarei até que a voz me doa

22 Curiosidades Prémio Voz E porque a voz é de facto um bem inestimável desde 2006 durante a comemoração do dia mundial da voz é atribuído o Prémio Voz a uma figura da nossa sociedade.

23 2006 – Cristina de Castro ( Professora de Canto) 2007 – Ruy de Carvalho (ator) 2008 – Eunice Munõz (atriz) 2009 – Artur Agostinho

24 2010 – Nicolau Breyner (ator) 2011 – Professor Doutor Fernando de Pádua 2012 – António Sala (locutor) 2013 – Descobre quem foi o Prémio Voz deste ano.

25 A voz é o nosso cartão de visita Para pensar A tua voz é o teu retrato sonoro. Chico Xavier A voz humana é o instrumento mais rico que há. António Carlos Jobim Diz-se que a voz é o espelho da alma! Já todos nós dissemos ou ouvimos dizer: Não estás bem, hoje não gosto da tua voz!

26 Oiça a sua voz! Cuide da sua voz! Goste da sua voz! Prof. Doutor Mário Andrea

27 Comemoração do Dia Mundial da Voz Trabalho realizado por Neusa Ferreira Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca 16 de Abril de 2013


Carregar ppt "VOZ: Conhecer para cuidar. Comemora-se a 16 de Abril Foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e os cuidados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google