A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal. Na Grécia Antiga a voz já era considerada como um dado importante para o diagnóstico das doenças. Bloch (1979),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal. Na Grécia Antiga a voz já era considerada como um dado importante para o diagnóstico das doenças. Bloch (1979),"— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal

2 Na Grécia Antiga a voz já era considerada como um dado importante para o diagnóstico das doenças. Bloch (1979), afirma que as condições ideais para uma produção vocal adequada, correspondem a um estado de saúde geral dentro das melhores condições possíveis. Sataloff (1991), refere que todo o sistema corporal afeta a voz.

3 HIGIENE VOCAL Os cuidados com a voz, são chamados de HIGIENE VOCAL, HIGIENE VOCAL, que são as normas básicas para preservar a Saúde vocal, Saúde vocal, e auxiliam a prevenir o aparecimento de doenças ou alterações. Devem ser seguidos por todos, principalmente por profissionais da voz ou indivíduos que apresentem tendências a alterações vocais

4 O metabolismo vocal é individual e as reações do corpo humano são únicas e dependem de cada indivíduo em cada momento.

5 Influências Na Voz ÁlcoolÁlcool O álcool, irrita o aparelho fonador. Há uma liberação de controle cortical do cérebro nas primeiras doses, em decorrência da ação imunodepressora. Ocorre anestesia na faringe e reduz a sensibilidade e uma série de abusos podem ser cometidos.

6 As bebidas destiladas são consideradas piores para voz do que as fermentadas. Os efeitos dependem da quantidade de bebida consumida e do metabolismo individual. Após o uso pode haver queixas de Ardor, queimação, voz rouca e fraca. Álcool

7 Influências Na Voz FUMOFUMO O fumo e a fumaça quente agridem todo o sistema respiratório, principalmente as pregas vocais.

8 Causa irritação, pigarro, edema das pregas vocais, tosse, aumento de secreção e infecções. Estas alterações podem aparecer isoladas ou associadas. FUMO

9 Influências Na Voz DROGASDROGAS Maconha- O papel utilizado possui muitas toxinas, e não há filtro. A forma de tragar, com muita força eleva a temperatura do trato vocal.

10 Maconha causa:Maconha causa: sonolência, alteração da fluência da fala e do ritmo. Gera uma voz mais rouca e pastosa. Secura extrema. Pigarro. Alterações cardiovasculares e neurológicas. DROGAS

11 Cocaína – pode causar lesões em todo o trato vocal. Causa taquicardia, enrijecimento da musculatura que envolve ATM, imprecisão articulatória, ritmo de fala acelerado, ataque vocal brusco, voz agudizada e hipernasal. DROGAS

12 A maioria dos medicamentos causam alterações no trato vocal.A maioria dos medicamentos causam alterações no trato vocal. É importante evitar a auto medicação.É importante evitar a auto medicação. Cuidar o uso de medicamentos que ressecam o corpo, principalmente com quem usa a voz profissionalmente.Cuidar o uso de medicamentos que ressecam o corpo, principalmente com quem usa a voz profissionalmente. Se seu paciente usa a voz profissionalmente CUIDADO !!!Se seu paciente usa a voz profissionalmente CUIDADO !!! AAS - Hemorragia. AAS - Hemorragia. Influências Na Voz

13 AlergiasAlergias Os indivíduos com problemas de alergias tem uma tendência ao edema das mucosas respiratórias, o que dificulta a vibração livre das pregas vocais e que a ressonância vocal seja equilibrada. O pigarro pode estar presente também.

14 Influências Na Voz Hábitos Vocais Inadequados 1.PIGARRO: Oferece a sensação de eliminar um corpo estranho da laringe. Mas esse gesto, agride as pregas vocais pelo atrito, provocando irritação e descamação do tecido.

15 Hábitos Vocais Inadequados 2. TOSSE: É um grande abuso, onde as PPVV batem com muita força uma na outra. O tratamento médico é a única solução.

16 Hábitos Vocais Inadequados 3. COMPETIÇÃO SONORA: Falar em alta intensidade, gera esforço na emissão. Falar em alta intensidade, gera esforço na emissão. É considerado um dos maiores abusos.É considerado um dos maiores abusos. Falar mais perto das pessoas.Falar mais perto das pessoas. Neste momento é necessário articular os sons precisamente.Neste momento é necessário articular os sons precisamente.

17 O pigarro persistente e o muco viscoso são sinais de hidratação insuficiente, para o qual nada melhor do que tomar muita água.

18 Influências Na Voz ARCONDICIONADOARCONDICIONADO O limite de resistência é individual.

19 Deve-se ingerir muita água, tendo em vista que aparelho de ar condicionado, resseca o ambiente. A redução da umidade do ar agride todo o trato vocal, dificultando a livre vibração das PPVV. Podendo gerar uma voz tensa e emitida com muito esforço.

20 Influências Na Voz TemperaturaTemperatura Mudanças bruscas de temperatura, causam mudanças vasculares e, podem causar edema, aumento de muco.

21 Nas mudanças bruscas de temperatura respirar pelo nariz até a adaptação do corpo. Temperatura

22 Influências Na Voz AlimentaçãoAlimentação A alimentação inadequada, com alimentos pesados, lentificam a digestão e dificultam a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para respiração. Quando usar a voz profissionalmente, é preferível a ingestão de alimentos leves, bem mastigados.

23 Leite e derivados Chocolate Chocolate, leite e derivados, aumentam, engrossam a secreção do trato vocal. Alimentação

24 Sucos Alimentação Os sucos cítricos ressecam a secreção da mucosa do trato vocal. É necessário conhecer o trato vocal, se é úmido, seco ou normal.

25 Influências Na Voz gelados Bebidas geladas, assim como alimentos, podem provocar choque térmico, levando a uma descarga de muco associado a edema das PPVV.

26 cafeína A cafeína resseca o trato vocal. O refrigerante possui gases que podem atrapalhar a movimentação do diafragma. Influências Na Voz

27 HidrataçãoHidratação ÁGUAÁGUA A hidratação adequada, permite uma melhor flexibilidade e vibração das PPVV. Protege do atrito.

28 Influências Na Voz EsportesEsportes Prática de exercícios falando não é indicado, pois o esforço físico causa grande fechamento glótico.

29 Influências Na Voz Influências Na Voz SONO O SONO É FUNDAMENTAL PARA UMA PRODUÇÃO VOCAL ADEQUADA. O CANSAÇO TRANSPARECE NA VOZ.

30 Influências Na Voz Ciclos menstruais Pílulas anticoncepcionais Gravidez Menopausa Edema de PPVV, levando a rouquidão leve, fadiga vocal.

31 Higiene vocal CUIDE DA SUA VOZ TAMBÉM. Você necessita dela para trabalhar, conviver com as pessoas, relacionar-se. Podemos perder grandes oportunidades, por não conhecermos este instrumento tão precioso e único - A VOZ.


Carregar ppt "HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal. Na Grécia Antiga a voz já era considerada como um dado importante para o diagnóstico das doenças. Bloch (1979),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google