A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francisco Carvalho - "Maia Saudável" - 2009 O Rugby na Escola Acção de Formação Maia Saudável – Junho 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francisco Carvalho - "Maia Saudável" - 2009 O Rugby na Escola Acção de Formação Maia Saudável – Junho 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" O Rugby na Escola Acção de Formação Maia Saudável – Junho 2009

2 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" História do Jogo O rugby teve origem em Inglaterra quando um estudante, Web Wellis do Colégio de Rugby, durante um jogo de futebol, segurou a bola com a mão e começou a correr ao longo do campo, desviando-se de colegas e adversários colocando-a no chão dentro da baliza adversária. Esta atitude, completamente inesperada, foi o ponto de partida para o aparecimento desta modalidade.

3 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Caracterização do Jogo Desporto complexo mas fácil de jogar. Desporto complexo mas fácil de jogar. Desporto colectivo de combate. Desporto colectivo de combate.

4 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Princípios do Jogo Progressão com bola. Encontra-se associado ao objectivo primeiro do jogo (marcar ensaio). Progressão com bola. Encontra-se associado ao objectivo primeiro do jogo (marcar ensaio). Apoio ao portador da bola por parte dos restantes colegas que deverão escolher boas linhas de corrida, posicionando-se por trás do portador da bola. Apoio ao portador da bola por parte dos restantes colegas que deverão escolher boas linhas de corrida, posicionando-se por trás do portador da bola. Continuidade das acções tácticas de forma a aproveitar o momento de posse de bola para concretizar o objectivo do jogo. Continuidade das acções tácticas de forma a aproveitar o momento de posse de bola para concretizar o objectivo do jogo. Pressão de forma a condicionar o avanço no terreno da equipa adversária e recuperar a bola. Pressão de forma a condicionar o avanço no terreno da equipa adversária e recuperar a bola.

5 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Riqueza Educativa do Jogo Pelas suas características provoca a melhoria da cultura táctica/vocabulário motor dos alunos, tornando-os mais: corajosos (pela necessidade que provoca na agressividade ofensiva e defensiva); inteligentes (por compreenderem a lógica de um jogo de conquista e serem capazes de optar convenientemente face às situações que forem surgindo); polivalentes (por saberem utilizar as técnicas adaptadas às situações do jogo).

6 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Normas Orientadoras para a Prática Homogeneidade na organização dos grupos quanto à morfologia corporal e aptidões físicas. Homogeneidade na organização dos grupos quanto à morfologia corporal e aptidões físicas. Intervir a nível das condições estruturais (espaço de jogo, número de jogadores e regras). Intervir a nível das condições estruturais (espaço de jogo, número de jogadores e regras). Crias situações de complexidade crescente. Crias situações de complexidade crescente. Procurar manter um nível elevado de empenhamento motor. Procurar manter um nível elevado de empenhamento motor. Variar o tipo de exercícios evitando monotonia. Variar o tipo de exercícios evitando monotonia.

7 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Rugby (Jogo) Posse de Bola Sem Posse de Bola

8 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Posse de BolaSem Posse de Bola Fases do Jogo Ataque (Processo Ofensivo) Defesa (Processo Defensivo) Objectivos -Progressão / marcar ensaio -Técnicas de evasão -Noção clara do apoio ao portador da bola -Manutenção da posse de bola -Continuidade de jogo -Impedir a progressão -Pressionar os adversários obrigando-os a cometer erros -Recuperar a posse de bola

9 Francisco Carvalho - "Maia Saudável" Posse de BolaSem Posse de Bola Vantagens Iniciativa (Determinada pela posse de bola) Maior simplicidade das acções Desvantagens Dificuldades que as acções técnicas com bola requerem (necessidade da sua protecção e conservação) Surpresa criada pelas acções ofensivas (imprevisibilidade) e o risco de estas poderem terminar com a marcação de ensaios.


Carregar ppt "Francisco Carvalho - "Maia Saudável" - 2009 O Rugby na Escola Acção de Formação Maia Saudável – Junho 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google