A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Rosangela Calza 2011 REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Rosangela Calza 2011 REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Rosangela Calza 2011 REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR

2 Com a prova de redação, objetiva-se avaliar a expressão escrita do candidato, que deve desenvolver um tema com base em um título, de imagem ou em leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. COMO SE PREPARAR PARA O PROCESSO SELETIVO

3 ano/

4

5

6

7

8

9

10 A História nos ensina que uma das formas de dominação de um povo sobre outro se dá pela imposição da língua. [...] [...] estamos a assistir a uma verdadeira descaracterização da Língua Portuguesa, tal a invasão indiscriminada e desnecessária de estrangeirismos – como holding, recall, coffee- break, self-service – [...]. E isso vem ocorrendo com voracidade e rapidez tão espantosas que não é exagero supor que estamos na iminência de comprometer, quem sabe até truncar, a comunicação oral e escrita com o nosso homem simples do campo, não afeito às palavras e expressões importadas, em geral do inglês norte- americano, que dominam o nosso cotidiano [...]

11 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão. Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil. (Angeli, Folha de S. Paulo, ) Tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

12 A redação deve ser produzida segundo alguns critérios básicos, que dizem respeito à:

13 ADEQUAÇÃO AO TEMA PROPOSTO O candidato deve mostrar que sabe interpretar adequadamente as situações propostas para redação e identificar o(s) tema(s) apresentado(s) a partir do(s) qual(is) irá expor suas ideias.

14

15 O concurso de redação sobre o tema "Como aliar preservação ambiental e desenvolvimento agropecuário no Cerrado?" redacao-e-desenho/

16 Quanto mais o conteúdo se aproximar do tema, maior será a pontuação atribuída a esse quesito, sendo que a fuga total implicará nota zero.

17 ADEQUAÇÃO AO TIPO TEXTUAL ESCOLHIDO dissertativo Ao elaborar sua redação, o candidato deve observar as estruturas específicas da dissertação.

18 Introdução Desenvolvimento Conclusão

19

20

21

22

23 Espera-se a definição do tema, seu desenvolvimento, com análise e exposição de fatos que justifiquem, comprovem ou reforcem o(s) ponto(s) de vista adotado(s) em função do tema estabelecido, bem como a apresentação da conclusão ou das conclusões.

24

25

26 o

27 ADEQUAÇÃO À MODALIDADE ESCRITA EM LÍNGUA PADRÃO O candidato deverá apresentar domínio das regras gramaticais (estruturação sintática dos períodos, regência nominal e verbal, etc.), que propiciem um texto adequado à variedade culta da língua.

28 concordância nominal e verbal Os brasileiros são tudo despeitado se tivessem no senado tavam robando também. Os próprios seres humanos somos mudanças ambulantes.

29 os recursos de pontuação "O nosso am biente ele estava muito estragado e muito poluido por causa que, os outros não zelam pelo ar puro."

30 emprego de pronomes "Enquanto os zoutros...."

31 normas ortográficas "No paíz enque vivemos, os problemas cerrevelam... "Os homens brasileiros, estão acabando com tudo, as árvores para desmar para fazer taúba e outra coisa."

32 ADEQUAÇÃO DO VOCABULÁRIO Seu uso deve ser apropriado, rico, variado e coerente (sem ser pedante). "

33 ADEQUAÇÃO AO NÚMERO DE LINHAS SOLICITADO O texto redigido deverá ter, no mínimo, vinte e, no máximo, trinta linhas.

34 A coerência e a coesão são características que fazem com que um texto seja mais do que uma soma de frases soltas, e atribuem unidade à redação. "Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." "Por isso eu luto para atingir os meus obstáculos."

35

36 Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deverá observar os seguintes aspectos:

37 Organização – as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos. A conclusão deve ser decorrente do previamente exposto.

38 Encadeamento de ideias com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas).

39 Uso de recursos coesivos: a)elementos anafóricos não ambíguos (pronomes, elipses, substituições lexicais); Tirinha 4

40 b)Articuladores apropriados (conjunções).

41 Estabelecimento de relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições. Entre os povos orientais os casamentos eram feitos "no escuro", mas os noivos só se conheciam na hora h.

42 Na avaliação da Redação, também, serão considerados os aspectos relacionados à informatividade e à argumentação: Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce decente.

43 NÍVEL DE INFORMAÇÃO O candidato precisa mostrar um nível de informação, em relação ao mundo que vive, condizente com seu nível de escolaridade.

44 As informações apresentadas devem ser pertinentes às ideias que está desenvolvendo.

45 NÍVEL DE ARGUMENTAÇÃO O candidato deve mostrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo consistente, revelando espírito crítico

46 em função do ponto de vista adotado,

47 revelando espírito crítico, situando-se em um universo de referências concretas, sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas

48 sem uso de clichês e lugares-comuns.

49 Espaço reservado para contato


Carregar ppt "Professora Rosangela Calza 2011 REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google