A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Balanço de Gestão 2009/2011 30 de março de 2011 1/12 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Balanço de Gestão 2009/2011 30 de março de 2011 1/12 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 Balanço de Gestão 2009/ de março de /12 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz

2 Fortalecimento político da EPSJV 2/12 no âmbito da Fiocruz: - protagonismo no Congresso Interno; - movimento pela garantia do pagamento da insalubridade aos profissionais da limpeza de toda a Fiocruz. junto aos órgãos gestores e formuladores de políticas: - MEC - INCRA - SGEP

3 Fortalecimento político da EPSJV 3/12 junto a sociedade: participação significativa em fóruns/frentes de luta pela saúde e educação pública: - Luta contra a violação de direitos e danos ambientais e à saúde causados pela implantação da TKCSA; - Reconhecimento da Escola pelos movimentos sociais e mídias alternativas, comunitárias, sindicais e populares como fonte de informação alternativa à produzida pela grande imprensa; - Fórum de defesa da escola pública; - Frente nacional contra a privatização do SUS.

4 Ampliação e fortalecimento de ações político- pedagógicas junto aos movimentos sociais, em territórios urbanos, campo e floresta; Criação de novos espaços político pedagógicos, como o Terrammata; Reinserção e reformulação da Secretaria Executiva da RETSUS. Inflexões estratégicas da EPSJV 4/12

5 5/12 Gestão e Desenvolvimento Institucional Aumento significativo do orçamento: –Ampliação de R$ 2,8 milhões (+ 48%) nos últimos 2 anos, atingindo o patamar de R$ 8,6 milhões no POM de 2011; –Incremento na captação de recursos externos. Ampliação Predial da Escola. Ampliação da força de trabalho em várias frentes, e aumento na remuneração: – 28 vagas no concurso 2010/11; – Reformulação do contrato de terceirização, implicando em ampliação de postos de trabalho (atualmente 71 contratados) e aumento real na remuneração (média de 39%); – PAETEC: ampliação do nº de bolsistas (42 em vigência), com aumento da tabela de valores pagos aos pesquisadores.

6 6/12 Gestão e Desenvolvimento Institucional Desenvolvimento e implementação de sistemas informatizados: – ferramentas de apoio a gestão: requisição de compras, solicitação de diárias e passagens, entre outros; – ferramentas de apoio a gestão escolar: processo seletivo; – SAGE – Sistema de Apoio à Gestão Estratégica: em parceria com a Diplan, a ser incorporado como sistema corporativo de toda a Fiocruz; – SAGE/CPLP – adequação do sistema Fiocruz para utilização nos paises africanos de língua portuguesa.

7 7/12 Ensino Reformulação do Programa de educação de jovens e adultos; Atualização/Revisão do PPP (em andamento); Intensificação da integração curricular (em andamento); Reformulação do processo seletivo; Ampliação, em nível nacional, do Mestrado de Educação Profissional em Saúde; Ampliação da produção de vídeos, hipermídia e outras produções no campo da Tecnologia Educacional.

8 8/12 Comunicação e Informação Ampliação de parcerias com editoras (UFRJ, Expressão Popular); Cooperação com mídias independentes e movimentos sociais para divulgação de conteúdos produzidos pela Escola; Reformulação da Revista da RET-SUS; Ampliação da distribuição/alcance da Revista POLI; RevTES no Scielo.

9 9/12 Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Ampliação da divulgação cientifica e da produção de material didático (18 livros de 2009 a 2011; 42 artigos em revistas indexadas em 2010) Criação de política editorial; Implantação de comissão de ética em pesquisa em Ciências Humanas na Fiocruz, em parceria com ICICT e potencialmente com COC;

10 10/12 Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Aumento da participação em editais (18 editais internos e externos à Fiocruz); Ampliação das cooperações técnicas e convênios (16 em vigência); Implementação do projeto de Iniciação Científica para técnicos em saúde.

11 11/12 Cooperação Internacional Implementação do curso de especialização em educação profissional em saúde para os PALOPs no âmbito da Rede de Escolas Técnicas da CPLP; Implantação do curso de formação pós secundária em biodiagnóstico, em coordenação conjunta com a Universidade de Cabo Verde; Fortalecimento e ampliação das atividades de CI em várias frentes (formação, material didático, RETS, estruturação de escolas técnicas e currículos).

12 12/12 Dificuldades, frustrações e desafios Recrudescimento em 2010 das relações com a SGTES, em função de diversas variáveis políticas, eleitorais e de organização interna; Ainda que a relação política e institucional da Direção com laboratórios e setores da escola seja ativa e com desdobramentos importantes, em alguns casos surgiram alguns vácuos, apontando para necessidade futura de maior estreitamento; O orçamento da Fiocruz tem se mostrado insustentável para garantir o crescimento de suas atividades, com impacto direto nas atividades e pretensões da EPSJV, atrasando ou desacelerando projetos (p.ex: o contingenciamento no segundo semestre de 2010, o controle e garroteamento das passagens e diárias em 2011).


Carregar ppt "Balanço de Gestão 2009/2011 30 de março de 2011 1/12 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google