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A função comercial e o marketing. Objectivos da função comercial Fazer o estudo de mercado por forma a adaptar as características dos bens (forma, qualidade,

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Apresentação em tema: "A função comercial e o marketing. Objectivos da função comercial Fazer o estudo de mercado por forma a adaptar as características dos bens (forma, qualidade,"— Transcrição da apresentação:

1 A função comercial e o marketing

2 Objectivos da função comercial Fazer o estudo de mercado por forma a adaptar as características dos bens (forma, qualidade, funcionalidade, estética, embalagem e preço) às características dos potenciais compradores. Elaborar uma política coerente de vendas, tentando prever o mais correctamente possível o volume de vendas a empresa

3 Objectivos da função comercial Fazer uma sã administração das vendas: Executando em devido tempo as encomendas Manter um contacto dinâmico com o departamento fabril Providenciar para que os produtos vendidos o sejam nas melhores condições de embalagem e transporte Enviar catálogos, tabelas de preços e amostras aos potenciais compradores, em devido tempo.

4 MARKETING O QUE É O MARKETING?

5 CONCEITO DE MARKETING MARKETING - O processo de planear e executar a concepção, estabelecimento de preços,promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. (American Marketing Association).

6 CONCEITO DE MARKETING MARKETING – Conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos.

7 PRODUÇÃO Vendas Recursos Humanos Informática Administração e Finanças C l i e n t e EVOLUÇÃO ANOS 60 Lidera a produção. Tenta vender- se o que se produz a quem quiser comprar. Fase da Produção

8 EVOLUÇÃO DO MARKETING ANOS 70 As vendas são o centro das atenções da empresa, cuja principal preocupação é escoar os produtos. VENDAS Informática Administração e Finanças Produção Cliente Serviço pós-venda Recursos Humanos Fase das vendas

9 EVOLUÇÃO DO MARKETING ANOS 80 Lidera o cliente. Regista-se uma mudança de orientação para o mercado. CLIENTE Marketing Restante organização Marketing

10 EVOLUÇÃO DO MARKETING Marketing integrado ANOS 90 A satisfação das necessidades do cliente torna-se o objectivo de toda a organização. CLIENTE Marketing

11 Marketing Social Com a crescente poluição do nosso planeta, as pessoas começam a questionar-se sobre o facto de as empresa terem ou não preocupações com o meio ambiente. Algumas empresas, atentas a estas preocupações, tomam medidas nesse sentido. Pode assim dizer-se que estamos na fase do Marketing Social. Ex: a Tetra Pak utiliza material reciclado nas suas embalagens; A empresa dos iogurtes Adágio utiliza as embalagens de vidro (recicláveis) em detrimento das de plástico.

12 Globalização: Novas Oportunidades GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS: –Concorrência Mundial com base na Eficácia. (produção, distribuição, marketing, administração) NOVAS OPORTUNIDADES - NOVOS MERCADOS: –Velocidade das Comunicações - informações ESPECIALIZAÇÃO: –Custo - Preço - Qualidade PRESENÇA: –Distribuição - Agilidade - Rapidez –Propaganda - Divulgação CONHECER O MERCADO: –Diminuição do Ciclo de Vida do Produto

13 Marketing Primeiro anúncio publicado em Portugal pela Coca-Cola Fernando Pessoa redigiu o primeiro slogan da Coca- Cola em Portugal. O poeta era, nessa altura, copywriter da agência de publicidade Hora. O slogan - "primeiro estranha-se depois entranha-se" foi proibido pelo regime, assim como a bebida, devido à conotação da cocaína. Só muito mais tarde, em 1975, a Coca-Cola foi lançada em Portugal.

14 Marketing Os novos produtos de limpeza fizeram extraordinário uso promocional das suas embalagens. As imagens também são ordenadas e comportadas, com ilustrações simples, em cores pastel.

15 Marketing

16 Campanha do Banco Alimentar contra a Fome

17 O contexto de Marketing As actividades de marketing Que produtos distribuir? Que preços praticar? Quais os circuitos de distribuição a utilizar? Quais as acções de promoção a desenvolver?

18 O contexto de Marketing Relativamente aos consumidoresRelativamente à concorrência Quem compraQuem fabrica O que compraO que fabrica Quanto compraQuanto vende Como compraComo vende Quanto paga

19 O contexto de Marketing Como é que uma empresa conquista mercados numa situação em que a oferta excede a procura?

20 O contexto de Marketing 1.º - Obtenção de informação sobre: Alterações Sócio – demográficas Político – jurídicas Económicas Tecnológicas Ecológicas Concorrência Políticas Líderes Quota de mercado Canais Meios Evolução Mercado Conjunto de consumidores cujas decisões dependem do: Interesse Conhecimento Preferências Intenção

21 O contexto de Marketing 2.º - Informações sobre a procura actual: Diagnóstico da evolução do mercado Dimensão Crescimento Segmentação Evolução Riscos Potencial

22 O contexto de Marketing 3.º - Clientela: Posicionamento da empresa/concorrência Processos de decisão de compra/segmento Necessidades, expectativas/segmento

23 O conceito de mercado Um mercado consiste num mecanismo que pressupõe a existência de um conjunto de entidades que procuram bens e serviços e de um conjunto de entidades que oferecem esses mesmos bens e serviços, mediante um preço.

24 O conceito de mercado Mercado (em sentido restrito) – conjunto de todos os consumidores efectivos e potenciais em relação a um produto ou gama de produtos.

25 O Mercado Mercado total Mercado real Quota de mercado Todos os consumidores, efectivos e potenciais Todos os consumidores de um determinado produto Todos os consumidores do produto da empresa

26 O Mercado Mercado Total Mercado Real Quota de mercado

27 Q. M. = Vendas Vendas Totais X100

28 Grau de concentração do mercado Relação entre o número de empresas vendedoras de um produto e a soma das suas quotas de mercado.

29 Curva de Lorentz 100% a b % do n.º de empresas % do volume de vendas


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