A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CP 5 GLOBALIZAÇÃO Ambiental Social Económica. INDICE 1.INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica 2.CONCLUSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CP 5 GLOBALIZAÇÃO Ambiental Social Económica. INDICE 1.INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica 2.CONCLUSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 CP 5 GLOBALIZAÇÃO Ambiental Social Económica

2 INDICE 1.INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica 2.CONCLUSÃO 3.BIBLIOGRAFIA 4. ACTIVIDADE

3 1. O que é Globalização? Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em aldeia global, pois parece que o planeta está a ficar menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam a saber no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

4 1.1 AMBIENTAL Antes do desenvolvimento da indústria moderna, a natureza dominava a vida humana, embora as actividades humanas também deixassem marcas na natureza. Entretanto, actualmente, as agressões humanas ao ambiente são intensas e há poucos processos naturais não influenciados pela actividade humana. A terra cultivável é utilizada para a produção agrícola. A natureza selvagem é explorada através do turismo. As indústrias exigem cada vez mais recursos energéticos e matérias-primas, o que é limitado pela natureza. Até mesmo o clima mundial foi afectado pelo desenvolvimento global da indústria. Portanto, o progresso tecnológico é imprevisível, são os chamados(riscos invisíveis).

5 1.2 SOCIAL As sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o consequente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação económica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial. As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridação entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal.

6 1.3 ECONÓMICA A Economia Mundial e a Globalização A globalização é o fenómeno mais recente da economia capitalista mundial. É o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e os diversos blocos económicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países. Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais, que têm investimentos espalhados pelos cinco continentes, e o Estado acaba sendo um instrumento de expressão dessas corporações. O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvimento e entre as classes sociais no interior de cada um deles. As conquistas técnicas e científicas promovidas por essa nova fase do capitalismo mundial ficaram fora do alcance de muitos. As regras da OMC têm por objectivo promover maior fluxo de mercadorias e serviços entre os países que dela fazem parte, principalmente pela redução das barreiras tarifárias, já que a globalização exige mercados mais abertos à circulação de bens e serviços. Quando defendem os seus interesses económicos, os países desenvolvidos estão a garantir, sobretudo, espaço para a expansão das corporações multinacionais. Já os subdesenvolvidos disputam seus investimentos, abrindo seus mercados, reduzindo ou isentando o pagamento de impostos, doando terrenos com todas as estruturas necessárias como transportes, comunicação, saneamento, etc., para atrair a instalação de filiais dessas grandes corporações.

7 2. CONCLUSÃO O planeta tornar-se-á numa NAÇÃO e um único idioma prevalecerá sobre todos os demais idiomas, que continuarão a existir como dialectos ou línguas mortas... O processo já começou com a Comunidade Económica Europeia, com o Mercosul, G-7, G-20 e logo teremos a Comunidade Africana, etc. A marcha é irreversível e todos os obstáculos serão removidos. A eleição de um afro-americano para Presidente dos EUA mostra o ritmo acelerado dessa caminhada...

8 3. BIBLIOGRAFIA AAPWl AAPWl34 A3o sp?id=1889 sp?id= AAhL59h

9 4. ACTIVIDADE Preencher as cruzadas de acordo com o número indicado. 1 - A união de países em busca de fortalecer suas economias por meio da ajuda e da integração económica. 2 - Bloco económico formado pelos países: Canadá, Estados Unidos e México. 3 - Bloco económico formado actualmente por 27 países do continente europeu. 4 - Bloco económico formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 5 - Tendência de os países integrarem-se economicamente, tornando as barreiras alfandegárias mais maleáveis para que as mercadorias tenham maior e mais rápida circulação. No entanto, tem feito países ricos ficarem mais ricos e os pobres, mais pobres. 6 - Elevada taxação que produtos de países pobres sofrem para entrar nos mercados dos países ricos. 7 - Manifestações ocorridas contra a globalização económica. 8 – Na época da guerra fria existia uma economia bipolar. Hoje, são reconhecidos três pólos de poder, sendo apresentada um novo tipo de economia. 9 – Continente de principal área de influência exercida pelos EUA. 10 – Denominação dada aos países onde a agricultura é bastante mecanizada e produtiva, e sectores como educação e saúde recebem grandes investimentos. 11 – Um dos factores que se relacionam ao desenvolvimento de um país é o tipo de colonização por qual passou. Nos países ricos houve que tipo de colonização? 12 – Qual é a denominação dada aos países subdesenvolvidos que entraram no processo de industrialização e tiveram grandes avanços económicos? 13 – Denominação dada aos países que são descapitalizados, pois pagam juros altos de dívida externa, exportam produtos agrícolas e minerais, cujo preço é baixo no mercado internacional. 14 – Este índice é um problema grave dos países pobres, pois sem a educação o povo não tem perspectiva, permanecendo sem qualificação, ganhando baixos salários e apresentando baixo padrão de vida. 15 – A maior parte dos países subdesenvolvidos do planeta localizam-se no Hemisfério Sul, por isso eles recebem também outro tipo de denominação.

10

11

12 INTERVENIENTES Formandos: – Carlos Manuel Alexandre Ferreira – José Manuel Oliveira Ferreira – José Vítor Nogueira Santos


Carregar ppt "CP 5 GLOBALIZAÇÃO Ambiental Social Económica. INDICE 1.INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica 2.CONCLUSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google