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FRANQUIA.

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Apresentação em tema: "FRANQUIA."— Transcrição da apresentação:

1 FRANQUIA

2 Franquia Segundo a Lei 8955, de 15 de dezembro de 1994:
... Sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

3 Franquia “Franchising é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Estabelece que o franqueador concede ao franqueado o direito de explorar o seu conceito, “Know-how” e marca, mediante uma contraprestação financeira”. Daniel Plá

4 Franquia Consiste numa relação econômica/empresarial em que o franqueador (detentor da marca) concede os seus direitos ao franqueado (autorizado a explorar a marca), mediante pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através desse contrato o franqueado pode utilizar a marca e tudo ao que a mesma está associada (produtos, serviços, infra-estrutura).

5 Termos e definições Franquia = acordo legal
Franqueador = a empresa que possui um formato e fornece esta a um terceiro, em troca de pagamentos. Franqueado = empreendedor que compra os direitos de um franqueador. Taxa de franquia = taxa paga uma única vez pelo conceito do negócio, pelos direitos de uso da marca, pela consultoria e por outros serviços.

6 Taxa de royalty = taxa contínua paga pelo franqueado e varia de acordo com o potencial de cada empresa, normalmente cobrada sobre o faturamento bruto ou pré-fixada anualmente.

7 Há empresas que praticam uma forma antiquada de franquia, denominada concessão comercial, na qual ajudam a montar o negócio e fornecem os produtos, porém, os serviços prestados não são de maneira contínua e sim esporádica, mediante a solicitação do concessionário.

8 Um pouquinho de história...
O sistema de franchising teve sua origem em meados do séc.XIX, nos EUA. Empresas como GM e Coca-Cola viram o sistema como uma forma de se fazer negócios, crescer e ocupar mercados. No Brasil, as precursoras no início da década de 60 foram Yázigi e CCAA. Em 1980 surge a ABF (Associação Brasileira de Franquias).

9 1950 Surgem as redes nos EUA: McDonald’s, Burguer King, KFC, Dunkin Donuts e outras; 1960 Conflitos e leis. Primeiros movimentos no Brasil: Yázigi, CCAA... 1970 Mais movimentos no Brasil: Ellus, Água de Cheiro, Boticário... 1980 Surge ABF Explode o sistema de franchising no Brasil 1990 Aprovação da Lei Grande crescimento e número maior de exigências. 2000 Tendência de crescimento mais lento e mais eficaz. Maior profissionalização do sistema.

10 O sistema de franquias hoje, no Brasil e no mundo, tem uma importância significativa na economia, sendo um grande gerador de empregos, além de responsável por parte importante do PIB de um país. O Brasil é o terceiro maior país do mundo em número de unidades franqueadas, o qual dissemina conhecimento de como se fazer franchising para o resto do mundo.

11 Como adquirir uma franquia?
Segundo a “Cartilha – o que é Franquia?”, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o primeiro passo é a análise das oportunidades. Em seguida deve-se observar: Conhecimento do sistema de franquias Auto-avaliação Avaliação do investimento necessário Conhecimento da empresa franqueadora

12 Como escolher a franquia certa?
Investir em uma franquia é algo muito próximo de se investir num negócio próprio. O melhor franqueado é aquele que montaria um negócio sozinho no mesmo ramo. É necessária a presença do espírito empreendedor fazendo parte do perfil do franqueado ideal.

13 O franqueado típico é alguém que aceita arriscar-se, porém procura por um risco administrável.
O risco do seu negócio está intimamente ligado ao desempenho do seu franqueador. Não só seu produto tem que ser muito bom, como também sua estrutura de abastecimento de mercadorias e de prestação de serviços deve ser eficiente. O crédito dele deve ser excelente no mercado, assim como suas referências

14 VIGÊNCIA DA PATENTE Patente de invenção: 20 anos
Modelo de utilidade: 15 anos Obs: O prazo não poderá ser inferior a 10 anos para a patente e a 7 anos para o modelo de utilidade. Exceção: pendência judicial ou por motivo de força maior. O novo prazo de 20 anos, previsto na atual LPI, aplicar-se-ia a patentes concedidas na vigência da antiga lei? R: O STJ entende que não


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