A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cablagem Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cablagem Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8."— Transcrição da apresentação:

1 Cablagem Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8

2 Introdução Este trabalho consiste em falar sobre: - Cabo Coaxial - Cabo de Par Trançado - Fibra óptica: Monomodo e Multimodo

3 Cabo Coaxial O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor (sinais eléctricos) revestido por um material isolante e por duas camadas protectoras. Este meio permite transmissões até os 100Mbps (mega bits por segundo) para longas distâncias. O Cabo Coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências eléctricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.

4 Cabo de Par Trançado Como o nome indica, o cabo de par trançados é composto por dois ou mais fios entrançados em forma de espiral, por isso, reduzem o ruído e mantém constantes as propriedades constante do meio, em todo o seu comprimento, dentro de uma coberta externa. Não há uma blindagem física no cabo UTP, ele obtém a sua protecção pelo o facto de estarem enrolados. O efeito de cancelamento mútuo reduz a diafonia entre os pares de fios e diminui o nível de interferência electromagnética.

5 Os CPE tem as seguintes designações UTP - Unshielded Twisted Pair - Par trançado sem blindagem. Este é sem duvida o cabo mais utilizado neste tipo de rede, o cabo UTP é de fácil manuseio, instalação e permite taxas de transmissão em até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5 são usados normalmente tanto nas redes domésticas como nas grandes redes industriais e para distâncias maiores que 150 metros hoje em dia são utilizados os cabos de fibra óptica que vem barateando os seus custos. STP - Shielded Twisted Pair - Par trançado com blindagem. O cabo brindado STP é muito pouco utilizado sendo basicamente necessários em ambientes com grande nível de interferência electromagnética. Deve-se dar preferência a sistemas com cabos de fibra óptica quando se deseja grandes distâncias ou velocidades de transmissão, podem ser encontrados com blindagem simples ou com blindagem par a par. S/UTP – Cabo com blindagem exterior envolvendo todos os condutores mas sem blindagem individual

6 Fibra óptica Fibra óptica é um filamento, de vidro ou de materiais politécnicos, com capacidade de transmitir luz. Estes filamentos têm diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micro (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. A transmissão da luz pela fibra segue um mesmo princípio, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra através de consecutivas reflexões. A fibra possui no mínimo duas camadas: O núcleo e o revestimento. No núcleo ocorre a transmissão da luz propriamente dita, embora o revestimento não seja menos importante. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refracção entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refracção mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenómeno da reflexão total.

7 Fibra óptica Monomodo Monomodo (apenas núcleo e casca, a casca pode ser simples ou dupla).

8 Fibra óptica Multimodo Multimodo- (apresentando diversas camadas de substâncias e índices de refracção diferentes que ajudam na propagação da luz e combatem a perda de sinal (atenuação). Fibra Step Index- Primeiro tipo surgido e é o mais simples, basicamente, constitui-se de núcleo com um único tipo de vidro. São utilizados em transmissão e dados em curta distância e iluminação. Fibra Graded Index- Esse tipo de fibra tem o núcleo composto por vidros especiais. Apresentam elevada capacidade de transmissão, por isso, são largamente empregados em telecomunicações.

9 Conclusão Este trabalho serviu para saber sobre cablagem


Carregar ppt "Cablagem Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google