A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal Localização Geográfica A Bandeira Nacional O Hino de Portugal Cidade Capital Clima História População Língua Religião Moeda Economia Divisão Administrativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal Localização Geográfica A Bandeira Nacional O Hino de Portugal Cidade Capital Clima História População Língua Religião Moeda Economia Divisão Administrativa."— Transcrição da apresentação:

1 Portugal Localização Geográfica A Bandeira Nacional O Hino de Portugal Cidade Capital Clima História População Língua Religião Moeda Economia Divisão Administrativa

2 A Bandeira Portuguesa O Verde é o símbolo da esperança no futuro; O vermelho representa o sangue dos portugueses que morreram em batalhas pela Pátria; A esfera armilar representa a era dos Descobrimentos; As cinco quinas representam os cinco reis mouros que D. Afonso Henriques derrotou na Batalha de Ourique. Os sete castelos representam as localidades conquistadas aos mouros por D. Afonso Henriques.

3 Clica aqui para ouvires.aqui

4 Localização Geográfica Portugal é um Estado da Europa meridional com uma área total de Km2. A parte continental situa-se no extremo sudoeste da Península Ibérica, limitado a Norte e a Este pela Espanha, e a Oeste e a Sul pelo Oceano Atlântico, compreendendo uma área de Km2. O território de Portugal inclui ainda os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O arquipélago da Madeira fica situado no Oceano Atlântico a cerca de 911 Km a sudoeste de Lisboa e é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens com uma área de 794 Km2. O arquipélago dos Açores, situado no Oceano Atlântico, distando a 1223 Km de Lisboa é formado por nove ilhas e alguns ilhéus: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, com uma área total de Km2.

5 Lisboa – capital de Portugal Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.

6 Clima Portugal apresenta, na generalidade, um clima temperado, com temperaturas médias diárias entre os 8ºC e os 18ºC no Inverno e entre os 16ºC e os 30ºC no Verão. No entanto, as diferenças entre o Norte e o Sul, a costa e o interior são, em determinadas épocas do ano, bastante nítidas. No Norte registam-se as mais elevadas precipitações e as mais baixas temperaturas médias e anuais, mas é no interior que se verificam as maiores amplitudes térmicas. A Sul do Tejo fazem-se sentir as influências mediterrânicas, com Verões bastante quentes e prolongados, e Invernos curtos e de pouca pluviosidade. A Madeira possui um clima de tipo mediterrânico com temperaturas amenas e agradáveis todo o ano, enquanto os Açores apresentam um clima temperado marítimo com chuvas abundantes.

7 História Em 1143 Portugal torna-se um reino independente e D. Afonso Henriques é o seu 1° Rei. A conquista de vários territórios aos Mouros aumentam o território português até à conquista definitiva do Algarve pelo rei D. Afonso III (1267). Portugal teve 4 Dinastias entre 1143 e 1910: Dinastia Afonsina Dinastia Afonsina a 1383: Nasceu Portugal! / Conquista de terras ao Mouros. Dinastia de Avis a 1580: À Descoberta de Novos Mundos Dinastia Filipina – 1580 a 1640: Domínio Espanhol Dinastia de Bragança – 1640 a 1910: Restauração da Independência / Terramoto de Lisboa (1755) / Invasões Francesas (1807;1809;1810) / Independência do Brasil (1822) Dinastia de Avis Dinastia Filipina Dinastia de Bragança Em 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República. D. Manuel II, último Rei de Portugal, exila-se em Inglaterra a Primeira República Portuguesa (também referida como República Parlamentar) 1933 a Estado Novo (com um política de ditadura) 1975 até à actualidade – República Democrática Cem anos de República em PortugalCem anos de República em Portugal: No dia 5 de Outubro de 2010 celebra-se o Primeiro Centenário da República Portuguesa

8 População De acordo com o censo nacional de 2001, a população portuguesa é constituída por habitantes. A densidade populacional é de habitantes por quilómetro quadrado que se distribui de forma irregular, sendo mais elevada a Norte do que a Sul e maior no Litoral do que no Interior. Desde a época dos Descobrimentos, que existem numerosas e prósperas comunidades portuguesas de emigrantes espalhadas pelo Mundo, que atingem um número hoje calculado em 4,5 milhões de pessoas.

9 Língua Português é a língua oficial, de norte a sul do País, bem como nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Cerca de 210 milhões de pessoas falam Português. É a sexta língua mais falada do mundo (terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o espanhol), é a língua oficial em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. O português tornou-se uma das línguas oficiais da União Europeia desde Em 1994, foi decidida a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que reúne os países de língua oficial portuguesa. A 5 de Maio comemora-se o Dia da Língua e da Cultura na CPLP.Comunidade dos Países de Língua Portuguesa No nordeste de Portugal, na terra de Miranda do Douro, existe outra língua, informal e familiar, simbólica e social, patrimonial, não portuguesa, de carácter histórico, o Mirandês, que é hoje utilizada no quotidiano por cerca de pessoas e recentemente declarada língua oficial (Lei n.º 7/99 de 29 de Janeiro). Mirandês

10 Religião As liberdades de consciência, de religião e de culto, estão expressas na Constituição da República (Art.41). As igrejas e as comunidades religiosas têm existência independente e separada do Estado. A religião católica romana ocupa uma posição preponderante. Calcula-se que cerca de 90% da população portuguesa seja católica.

11 Moeda A moeda de Portugal é o Euro. Desde 1 de Janeiro de 1999, Portugal, em conjunto com outros 10 Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo e Países Baixos), adoptou uma moeda única - o Euro. Com a adesão de mais 5 países (Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Grécia e Malta), o Euro passou a ser em 2009 a moeda de 22 dos Estados-Membros.

12 A Economia Portuguesa A economia portuguesa é uma economia de mercado aberta e muito marcada pela integração de Portugal na União Europeia, no Mercado Único Europeu e no Sistema Monetário Europeu. Sendo um dos países da Europa com melhor funcionamento de serviços públicos online, o nosso país tem sabido desenvolver as novas tecnologias. Programas como o MIT-Portugal bem como um programa de Seminários de Doutoramento intitulados Lisbon-Sloan Seminar Series in Management Science – são exemplos significativos daquilo que é o Portugal de hoje e do que poderá ser o Portugal do futuro.

13 MinhoTrás-os-Montes e Alto Douro Douro Litoral Beira LitoralBeira AltaBeira Baixa Estremadura Alto Alentejo Ribatejo Baixo AlentejoAlgarve

14

15

16


Carregar ppt "Portugal Localização Geográfica A Bandeira Nacional O Hino de Portugal Cidade Capital Clima História População Língua Religião Moeda Economia Divisão Administrativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google