A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Símbolos de Portugal. A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua b b b b b aaaa nnnn dddd eeee iiii rrrr aaaa e o seu hhhh iiii.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Símbolos de Portugal. A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua b b b b b aaaa nnnn dddd eeee iiii rrrr aaaa e o seu hhhh iiii."— Transcrição da apresentação:

1 Os Símbolos de Portugal

2 A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua b b b b b aaaa nnnn dddd eeee iiii rrrr aaaa e o seu hhhh iiii nnnn oooo para aqueles que conhecemos e o nome da sua moeda para o escudo ($) Actualmente, a moeda portuguesa é o Euro ().

3 O hino que conhecemos hoje foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República (em 5 de Outubro de 1910). Tem o nome de A Portuguesa. A música foi escrita por Alfredo Keil e a letra por Henrique Lopes de Mendonça, ainda antes da revolução.

4 A Portuguesa Heróis do mar, nobre Povo. Nação valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Refrão: Às armas, às armas Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas Pela Pátria lutar, Contra os canhões marchar, marchar!

5 Sabias que a música original tinha mais duas partes que foram retiradas em 1957? Achava-se que ficava muito comprido e difícil de decorar. Esta versão era assim: II Desfralda a invicta Bandeira, À luz viva do teu céu! Brade a Europa à terra inteira Portugal não pereceu. Beija o solo teu jucundo O oceano, a rugir d'amor, E o teu braço vencedor Deu mundos novos ao Mundo! III Saudai o Sol que desponta Sobre um ridente porvir; Seja o eco duma afronta O sinal de ressurgir. Raios dessa aurora forte São como beijos de mãe, Que nos guardam, nos sustêm Contra as injúrias da sorte.

6 Ocasiões em que se canta o Hino: - Em cerimónias nacionais civis e militares onde se faz uma homenagem à nossa Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. - Também quando se trata de saudar oficialmente, em território nacional, um chefe de Estado estrangeiro, depois de ouvido o hino do seu país.

7 A nossa Bandeira A Bandeira de Portugal é o símbolo vivo do nosso passado. Nela está representada a nossa história e cada elemento tem um significado.

8 A nossa bandeira As cores predominantes na bandeira portuguesa são o verde e o vermelho. O verde representa a Esperança e a Liberdade. O vermelho representa a Vida, pois é a cor do sangue derramado na defesa da pátria.

9 Os outros elementos centrais representam os símbolos mais importantes da História de Portugal. Os outros elementos centrais representam os símbolos mais importantes da História de Portugal. A esfera armilar representa os Descobrimentos Portugueses. A esfera armilar representa os Descobrimentos Portugueses.

10 A faixa vermelha com os sete castelos a ouro representa a Independência de Portugal. A faixa vermelha com os sete castelos a ouro representa a Independência de Portugal. Os sete castelos referem- se aos castelos conquistados aos Mouros por D. Afonso III. Os sete castelos referem- se aos castelos conquistados aos Mouros por D. Afonso III.

11 As cinco quinas representam os cinco reis mouros vencidos por D. Afonso Henriques em Ourique. As cinco quinas representam os cinco reis mouros vencidos por D. Afonso Henriques em Ourique. Em cada quina vêem-se cinco pontos brancos, que representam as cinco chagas de Cristo. Em cada quina vêem-se cinco pontos brancos, que representam as cinco chagas de Cristo.

12 Os Símbolos de Portugal Para além do Hino e da Bandeira Nacionais há outro elemento que representa Portugal em qualquer parte do mundo. Sabes qual é? Para além do Hino e da Bandeira Nacionais há outro elemento que representa Portugal em qualquer parte do mundo. Sabes qual é?

13 Actualmente o Dr. Cavaco Silva é o Presidente da República.

14 Lembra-te de que: Devemos respeitar todos os símbolos da Pátria: Hino Nacional; Bandeira Nacional e Presidente da República. Devemos respeitar todos os símbolos da Pátria: Hino Nacional; Bandeira Nacional e Presidente da República. É crime não o fazer. É crime não o fazer.


Carregar ppt "Os Símbolos de Portugal. A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua b b b b b aaaa nnnn dddd eeee iiii rrrr aaaa e o seu hhhh iiii."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google