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Viamídia Publicidade | Criando Resultados

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Apresentação em tema: "Viamídia Publicidade | Criando Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Viamídia Publicidade | Criando Resultados

2 Bubble Lançamento 2010

3 Cenário Previsão de crescimento de 8,5% do varejo em 2010
Vendas anuais de alimentos no Brasil equivalem a um pouco mais de R$ 1 mil por habitante Diariamente, vendem-se em torno de R$ 550 milhões em alimentos no país Desse total, R$ 150 milhões ainda são vendidos nos supermercados Fonte: CDL

4 Cenário Vendas de bebidas devem subir 12,8% em 2010
Deve-se, sobretudo, à ampliação do poder aquisitivo das classes C e D Venda de bebidas alcoólicas cresce 15,7% nos supermercados (1 semestre 2010) Para aumentar a produção, fabricantes de bebidas vão investir R$ 5,4 bi em 2010 Fonte: ABRAS

5 Cenário Consumo 49% bebem bebida alcoólica 51% não bebem Fonte: IBOPE

6 Mercado total de bebidas no Brasil
Cerveja Cachaça Outros Fonte: Nielson e JWSR

7 As categorias* por participação de mercado
Uísques Aperetivos / Vermouth Brandy / Conhaque Champanhe Vinhos / Espumantes Gim Licores Bebidas alcoólicas do tipo Ice Sidra Rum Tequila Vodcas *Excluir cachaça e cerveja Fonte: Nielson e JWSR

8 Cenário Local de compra
22% supermercado 18% bares e botequins 2% casas noturnas 1% padarias 1% restaurantes 1% lojas de conveniência 1% clubes  0% ambulantes, camelôs e quiosques 1% outros Fonte: IBOPE

9 Cenário Onde bebem 28% em casa 12% em bares 3% em casas noturnas 2% em restaurantes Lojas de conveniência não foram citadas como ponto de consumo Fonte: IBOPE

10 Cenário Outros indicadores Dos 49% que consomem bebidas alcoólicas
44% preferem cerveja 30% consomem à noite/madrugada 19% compram à noite/madrugada 13% bebem e dirigem 2% compram em lojas de conveniência (independente do horário) 1% consome em loja de conveniência (independente do horário) Fonte: IBOPE

11 Público-Alvo Consumidores jovens Faixa etária entre 18 e 30 anos
Freqüentadores de festas, shows, praias, boates e empórios Pessoas descontraídas e descoladas Indivíduos com alto nível de instrução Público exigente e fiel às marcas Fonte: Kantar Worldpanel

12 Público-Alvo Em média, gastam por ano R$ 308,00 com lazer
CDs, DVDs e games: 27% Cinema: 19% Baladas e shows: 11% Parques temáticos: 8% Artigos esportivos: 8% Fonte: Kantar Worldpanel 12

13 A Geração Y Nascidos entre 1978 e 1990 Denominados “Nativos Digitais”
Computador presente em 32% dos domicílios com jovens Índice 10% maior que os demais lares do país Internet presente em 26% dos lares com jovens Fonte: Portal da Propaganda 13

14 A Geração Y Autores da maioria dos blogs e gestores de comunidades nas redes sociais Valorizam a liberdade, mas buscam e testam limites Liberais para o consumo e novidades Pensam em trabalho como meio de ganhar dinheiro Fonte: Portal da Propaganda 14

15 Regiões Norte e NORDESTE
Possuem a maioria dos domicílios com presença de jovens no Brasil: 32% Contam com renda individual de R$ 145 por mês Fonte: Kantar Worldpanel (maior empresa de consumo domiciliar da América Latina) 15

16 Pirâmide Etária - Salvador
16

17 Players do mercado 17

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19 Força Global Presença em 140 países
3,5 bilhões de latas vendidas aproximadamente Market Share global: 70% Criado em 1984, quando se iniciou a pesquisa de sabor Lançado em 1987 no mercado austríaco 19

20 INOVADOR, CRIATIVO E AGRESSIVO
Marketing INOVADOR, CRIATIVO E AGRESSIVO Usa cerca de 35% de seu faturamento para marketing Apenas 20% das ações usaram mídias tradicionais A marca surgiu com o posicionamento “Red Bull revitaliza o corpo e a mente” Slogan “Red Bull te dá asas” 20

21 Os jovens e o esporte Foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing Nos dois universos se encontram perfis diferentes de consumidores Esforços de marketing concentrados nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios 21

22 Design Embalagem diferenciada em tamanho menor
Rótulo de duas cores para facilitar a identificação entre outras latas 22

23 SBM (Student Brand Manager)
Jovem estudante que visita festas, eventos e locais badalados Tarefa de identificar as tendências, analisar mercado, relações públicas, organização de eventos e ampliar a rede de contatos Este programa traz o público para dentro da empresa 23

24 Estratégia Utilizam estratégia de comunicação como uma ação de longo prazo Traz em suas campanhas, conceitos que são cercados do público alvo Conceitos Liberdade, novidade, diversão, desafio e esportes 24

25 Ponto de venda não é prioridade
Ideias criativas Antes de tudo, buscam uma boa ideia Algo que divirta, inove, desafie, surpreenda, assuste, que brinque com os sentidos Ponto de venda não é prioridade A estratégia não é empurrar o produto para o consumidor, e sim, trazê-lo para o produto 25

26 Red Bull Gravity Challenge:
Consiste em jogar um ovo de uma altura de 15 metros sem que ele quebre ao chegar ao chão Red Bull Paper Wings: Campeonato Mundial de aviões de papel para universidades de 48 países 26

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28 Sua meta era transformar a bebida num ícone internacional
Histórico Fundada no Brasil em 2004 Foi a primeira cachaça a se estabelecer fora do Brasil Inaugurou a categoria Premium de cachaça Presença em 32 países Sua meta era transformar a bebida num ícone internacional 28

29 Posicionamento Conceito
Imagem de irreverente, exótica e espirituosa, traduzindo perfeitamente o espírito brasileiro É apresentada internacionalmente como o “Pure spirit of Brazil” Conceito Brasil mais moderno, mais contemporâneo 29

30 Marketing Comunicação Gerar brand awareness
Experimentação por meio de eventos Ações diferenciadas para o público alvo Homens e mulheres de 21 a 45 anos Comunicação Linha criativa de humor e nonsense na propaganda Busca de inovação em tudo Público se identificou com o humor e irreverência 30

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32 Skol é líder de vendas no Brasil com 33% de share
Foco na inovação e no público jovem Foi a primeira a lançar uma versão em lata Long neck com tampa rosqueável Skol Beats – O evento que virou produto Skol litrão Rótulos com tecnologia termossensível Aponta quando a cerveja está gelada 32

33 Skol Beats “Festa mais redonda do planeta”
Em 2000, reuniu grandes nomes da música eletrônica em São Paulo e Curitiba No anos seguinte, se tornou o maior evento de música eletrônica da América Latina Característica de tentar cobrir os principais estilos da música eletrônica Atualmente, o evento é realizado na cidade de São Paulo 33

34 Sempre apostou em filmes bem-humorados
Comunicação Posicionamento com diferentes mídias Televisão, mídia impressa, meios online e nos pontos-de-venda “O segredo do sucesso é continuar se desafiando, mesmo estando na liderança” Marcello Penna – Diretor de Atendimento da conta na F/Nazca Sempre apostou em filmes bem-humorados Geram um grande recall, principalmente entre o público jovem 34

35 O poder do slogan “desce redondo”
Se mostrou adaptável a diversas situações “Tá na roda, tá redondo” (2005) “Com Skol tudo fica redondo” (2006) “Redondo é rir da vida” (2009) “A Skol é uma marca de espírito jovem. Nossa comunicação sempre explora formatos inovadores, irreverência e ousadia” Fabiana Anuate – Gerente de Comunicação da Skol 35

36 Presença na Internet Em novembro do ano passado, voltou-se de forma mais firme à internet Lançamento de nova plataforma de Web Unificação dos mais de dez hotsites de produtos, promoções e campanhas Destaque para presença em redes sociais @skolweb Eventos, dicas, baladas, etc. 36

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38 Se propõe a acompanhar qualquer momento e ocasião
Dados corporativos Origem: França Presença global: 100 países Ícone: Cordão vermelho Slogan: “One word captures the moment. Mumm’s the word” Se propõe a acompanhar qualquer momento e ocasião Jantar à dois, casamento ou no pódio da Fórmula 1 38

39 É conhecida por ter um marketing agressivo A ligação com os esportes
Teve início no começo do século XX Patrocinava competições e shows de aviação Marca registrada da comemoração dos pilotos da Fórmula 1 Patrocinadora de equipe de iatismo No Brasil, patrocina a equipe de Rico Mansur, na temporada de Pólo à cavalo 39

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41 Pouco mais de um ano de mercado Recebeu o Selo Produto do Ano
Lançamento ocorreu em março de 2009 Recebeu o Selo Produto do Ano Por ser considerado um drink sofisticado e prático Posicionada como bebida sofisticada para festa e eventos “As mulheres buscavam um produto como esse” Ricardo Conrad – CEO da Glamm 41

42 O principal diferencial do vinho é o apelo visual
Design contribui para a praticidade ao abrir Estratégia de Marketing Parcerias com marcas famosas Armani, Dolce&Gabana e Calvin Klein Presença em eventos especiais Oscar Freire, Maria Bonita Extra, entre outros Revistas de luxo 42

43 Anúncio Revista

44 Consumo

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46 Dados corporativos Produto Origem: França Presença global: 150 países
Slogan: “Be fabulous” Produto Chandon Baby Disco Rosé “Vestida para a noite” 5 meses de mercado 46

47 Criação e Público Criado exclusivamente para festas e baladas mais disputadas do Brasil Foco no público jovem feminino Acompanha a agilidade e mobilidade dos “novos tempos” Foco de comunicação voltado para as baladas 47

48 Embalagem Cores prata e rosa, reforçando a ideia de “vestida para a noite” Apropria-se dos mini-quadrados dos globos de luz e um rótulo holográfico Criam reflexos coloridos e interagem com as luzes da pista 48

49 Comunicação Todo conceito de comunicação remete ao universo das baladas: “Disco Baby” No anúncio, a garrafa se transforma no próprio globo de luz, refletindo Chandon para todos os lados Valorização da cor rosa Sempre aliando elegância e leveza 49

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51 Dados corporativos Maiores mercados Origem: Rússia
Presença global: 130 países Slogan: “Be there” Maiores mercados Estados Unidos, Grã Bretanha, Canadá, África do Sul e Brasil Participação no Brasil: 70,4% em volume 51

52 Marketing Reposicionamento da marca iniciada em 2000
Mega Brand Smirnoff: consumiu US$ 400 milhões Modernização do layout da garrafa O logotipo ganhou imagem moderna e agressiva 52

53 Ações de Marketing Associou a marca com mega eventos culturais e baladas modernas Concurso Cultural Smirnoff Experience 10 pessoas de várias países ganharam uma viagem de 300 dias pelo mundo Conhecer várias culturas e curtir as melhores festas dos locais visitados 53

54 Comunicação Baseada no estilo de vida de seus consumidores
Segue uma linha de comunicação jovem e moderna Utilizando o conceito “estar lá” A marca propõe estar presente em momentos inesquecíveis Mostra como transformar o ordinário em extraordinário O consumidor vai poder se orgulhar em dizer: “Eu estava lá” Relação com situações que podem acontecer a qualquer hora 54

55 Comunicação Digital Campanha apoiada por uma forte plataforma digital
Ampla ligação com as mídias sociais Conteúdo relevante e serviços, permitindo interação com o conceito da marca Concurso cultural realizado no portal da marca 150 convites para um show exclusivo 55

56 O Site Linguagem jovem e moderna Interativo Ação para o site
Promoções, concursos, dicas, drinks Prende a atenção e audiência do consumidor Ação para o site Dicas de como transformar comemorações tradicionais em momentos inesquecíveis Como decorar, receber, servir e sonorizar Time formado por 4 especialistas 56

57 Vem aí o Bubble. 57

58 Objetivo de Comunicação

59 Lançar e posicionar a marca Bubble
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60 Desafio

61 Posicionar bem o Bubble a fim de torná-lo desejado e fazer com que os consumidores identifiquem o produto como nobre e exclusivo. Beber Bubble seja algo que traga atributos além do sabor.

62 Ameaças

63 1. Parecer um produto local/regional 2
1. Parecer um produto local/regional 2. Virar um produto exclusivamente feminino 3. Tornar-se um produto de nicho 4. O produto não ser encontrado facilmente 63

64 Problemas da Comunicação
Marca nova, desconhecida pelo público Segmento de bebida praticamente desconhecido: O que é sparkling? Risco de menosprezo por ser nacional Conseguir tornar o produto nobre entre marcas mundiais

65 Posicionamento 65

66 Bubble, exclusivo como você.

67 Entrando na pista. 67

68 Pré-Lançamento

69 Material de Ponto de Venda
Materiais especiais para delicatessens e casas noturnas Copos e canudos especiais para enobrecer o produto e o consumidor Aplicações: Adesivo de cardápio Stopper Display de Preço Display de Balcão Display de Parede

70 Site Site moderno Referência: Smirnoff Colaborativo Vídeos
Dicas de Baladas Redes sociais integradas

71 Redes Sociais Orkut Facebook Youtube Twitter Formspring
Divisão por assunto @bubbletrancoso @bubblebaladas Formspring

72 Tecnologia Aplicativo para Iphone/Ipad Guia das baladas
Indica o lugar mais perto que vende Bubble de onde a pessoa está Jogo com bolhas Guia de cantadas Guia de acessórios Guia de música eletrônica

73 Mais Tecnologia Uso de ações promocionais com Ipad
Desenvolvimento de ações com realidade aumentada Ações com bluetooth

74 Criação Sugestão de Peças

75 Premissas da Criação Posicionar a marca Bubble como sinônimo de atitude e estilo de vida Reforçar o conceito de exclusividade, produto único Valorizar as cores do produto Fazer uso de uma linguagem jovem e descolada Valorizar a embalagem, a lata

76 Caminho criativo Uso de pessoas Fotos com ideia de movimento
Vender felicidade Ligar a marca às festas

77 Peça especial com aplique
Outdoor Peça especial com aplique

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82 Anúncio de página inteira
Anúncio de Revista Anúncio de página inteira

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84 Anúncio de página inteira. Fase 2
Anúncio de Revista Anúncio de página inteira. Fase 2

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86 Material PDV 86

87 Display

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90 Estratégia de Mídia

91 Campanha de Lançamento
Mídia Outdoor Revista Mídia indoor (Banheiros, restaurantes, bares e academias) Mídia de Internet Marketing Link Patrocinado Banner em sites jovens Marketing Promocional

92 Ações Promocionais 92

93 Entrada de Boate Uma mulher e um homem estarão na porta das principais boates de Salvador, recepcionando os convidados que chegarem. Os modelos estarão convidando as pessoas a degustarem uma taça de Bubble, despertando o desejo de consumirem a bebida dentro da balada. De cada lado da entrada, uma máquina estará produzindo bolhas de sabão, fazendo os convidados passar por elas para entrarem na boate. Enquanto isso, nos banheiros, um aparelho irá enviar sugestões de playlists trance/techno/eletro para os aparelhos através do pareamento via bluetooth.

94 Ação nos camarotes Dois modelos (um homem e uma mulher, cada um com uma cooler bag e um iPad na mão) acompanhados de dois fotógrafos irão promover uma degustação de Bubble nos principais camarotes do evento. Ao degustar uma taça da bebida, as pessoas serão convidadas a responder um pequeno questionário no iPad, com perguntas de múltipla resposta tipo: “Em quantos segundos o Dodge Viper atinge 100 km/h?” “Qual destas bolsas você acha que custa mais?” “Uma destas marcas de roupas é italiana. Qual é?” “Qual desses destinos é o mais famoso pelas suas baladas?”  Uma vez respondido o questionário, os convidados irão receber um Kit Bubble contendo 6 latas e uma taça especial, além de tirarem uma foto para o site.

95 Realidade Aumentada

96 A Realidade Aumentada é a mistura entre o real e o virtual, por meio de algum dispositivo. Esta nova tecnologia invadiu o mercado e em pouco tempo já era possível visualizar suas infinitas possibilidades de aplicação. O "Efeito Bubble" seria uma forma de levar o agito da balada para qualquer lugar. As pessoas iriam receber um cartão com uma imagem do Bubble impressa e seriam convidadas a utilizar um iPhone, apontando para a imagem no cartão. Imediatamente, uma pequena discoteca seria projetada na mão da pessoa ou em qualquer outro local onde o cartão estivesse Esse efeito poderia ser reproduzido futuramente pelo celular da própria pessoa, ou até mesmo através de um computador com webcam. O "Efeito Bubble" poderia simular também uma lata do produto na mão dos consumidores.

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98 Bubble Beats A cada ano, uma grande festa seria organizada pelo Bubble, reunindo grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional, entrando para o calendário do público jovem.

99 Sauípe Folia Durante os dias festa no Sauípe Folia, a grande sensação antes dos shows são as piscinas dos hotéis do complexo. Todos os jovens marcam para se encontrar e passar o dia na piscina. Pensando nisso, levaremos bolhas gigantes, plotadas com a marca Bubble, para as piscinas e promoveremos uma interação entre as pessoas. Faremos a pergunta: “Quem você levaria para sua bolha”. A partir daí, a pessoa escolhida entraria na bolha com quem a escolheu e flutuariam pela piscina por 5 minutos.

100

101 Kit Promocional Será desenvolvido um kit para ser entregue em ações promocionais e eventos, contendo: - Par de taças personalizadas; - Nécessaire em formato de bolha; - Pendrive personalizado com uma playlist das músicas mais tocadas na noite; - Bubble Pack com 6 latas da bebida.

102 Curiosidade

103 Rapper Akon faz show sobre a plateia em país árabe

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106 Em trechos da apresentação, Akon caminhou sobre a plateia em uma 'bolha' de plástico transparente.
Público interagiu com músico, um dos mais pop do rap mainstream, na Jordânia.

107 Viamídia


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