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Viamídia Publicidade | Criando Resultados. Bubble Lançamento 2010.

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Apresentação em tema: "Viamídia Publicidade | Criando Resultados. Bubble Lançamento 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Viamídia Publicidade | Criando Resultados

2 Bubble Lançamento 2010

3 Cenário Previsão de crescimento de 8,5% do varejo em 2010 Vendas anuais de alimentos no Brasil equivalem a um pouco mais de R$ 1 mil por habitante Diariamente, vendem-se em torno de R$ 550 milhões em alimentos no país Desse total, R$ 150 milhões ainda são vendidos nos supermercados Fonte: CDL

4 Cenário Vendas de bebidas devem subir 12,8% em 2010 – Deve-se, sobretudo, à ampliação do poder aquisitivo das classes C e D Venda de bebidas alcoólicas cresce 15,7% nos supermercados (1 semestre 2010) Para aumentar a produção, fabricantes de bebidas vão investir R$ 5,4 bi em 2010 Fonte: ABRAS

5 Cenário Consumo – 49% bebem bebida alcoólica – 51% não bebem Fonte: IBOPE

6 Mercado total de bebidas no Brasil Cerveja Cachaça Outros Fonte: Nielson e JWSR

7 As categorias* por participação de mercado Uísques Aperetivos / Vermouth Brandy / Conhaque Champanhe Vinhos / Espumantes Gim Licores Bebidas alcoólicas do tipo Ice Sidra Rum Tequila Vodcas *Excluir cachaça e cerveja Fonte: Nielson e JWSR

8 Cenário Local de compra 22% supermercado 18% bares e botequins 2% casas noturnas 1% padarias 1% restaurantes 1% lojas de conveniência 1% clubes 0% ambulantes, camelôs e quiosques 1% outros Fonte: IBOPE

9 Cenário Onde bebem 28% em casa 12% em bares 3% em casas noturnas 2% em restaurantes Lojas de conveniência não foram citadas como ponto de consumo Fonte: IBOPE

10 Cenário Outros indicadores – Dos 49% que consomem bebidas alcoólicas 44% preferem cerveja 30% consomem à noite/madrugada 19% compram à noite/madrugada 13% bebem e dirigem 2% compram em lojas de conveniência (independente do horário) 1% consome em loja de conveniência (independente do horário) Fonte: IBOPE

11 Público-Alvo Consumidores jovens – Faixa etária entre 18 e 30 anos – Freqüentadores de festas, shows, praias, boates e empórios – Pessoas descontraídas e descoladas – Indivíduos com alto nível de instrução – Público exigente e fiel às marcas Fonte: Kantar Worldpanel

12 Público-Alvo Em média, gastam por ano R$ 308,00 com lazer – CDs, DVDs e games: 27% – Cinema: 19% – Baladas e shows: 11% – Parques temáticos: 8% – Artigos esportivos: 8% Fonte: Kantar Worldpanel

13 A Geração Y Nascidos entre 1978 e 1990 Denominados Nativos Digitais Computador presente em 32% dos domicílios com jovens – Índice 10% maior que os demais lares do país Internet presente em 26% dos lares com jovens Fonte: Portal da Propaganda

14 A Geração Y Autores da maioria dos blogs e gestores de comunidades nas redes sociais Valorizam a liberdade, mas buscam e testam limites Liberais para o consumo e novidades Pensam em trabalho como meio de ganhar dinheiro Fonte: Portal da Propaganda

15 Regiões Norte e NORDESTE Possuem a maioria dos domicílios com presença de jovens no Brasil: 32% Contam com renda individual de R$ 145 por mês Fonte: Kantar Worldpanel (maior empresa de consumo domiciliar da América Latina)

16 Pirâmide Etária - Salvador

17 Players do mercado

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19 Força Global – Presença em 140 países – 3,5 bilhões de latas vendidas aproximadamente – Market Share global: 70% – Criado em 1984, quando se iniciou a pesquisa de sabor – Lançado em 1987 no mercado austríaco

20 Marketing INOVADOR, CRIATIVO E AGRESSIVO Usa cerca de 35% de seu faturamento para marketing Apenas 20% das ações usaram mídias tradicionais A marca surgiu com o posicionamento – Red Bull revitaliza o corpo e a mente Slogan – Red Bull te dá asas

21 Os jovens e o esporte – Foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing – Nos dois universos se encontram perfis diferentes de consumidores – Esforços de marketing concentrados nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios

22 Design – Embalagem diferenciada em tamanho menor – Rótulo de duas cores para facilitar a identificação entre outras latas

23 SBM (Student Brand Manager) – Jovem estudante que visita festas, eventos e locais badalados – Tarefa de identificar as tendências, analisar mercado, relações públicas, organização de eventos e ampliar a rede de contatos – Este programa traz o público para dentro da empresa

24 Estratégia – Utilizam estratégia de comunicação como uma ação de longo prazo – Traz em suas campanhas, conceitos que são cercados do público alvo Conceitos – Liberdade, novidade, diversão, desafio e esportes

25 Ideias criativas – Antes de tudo, buscam uma boa ideia Algo que divirta, inove, desafie, surpreenda, assuste, que brinque com os sentidos Ponto de venda não é prioridade – A estratégia não é empurrar o produto para o consumidor, e sim, trazê-lo para o produto

26 Red Bull Gravity Challenge: Consiste em jogar um ovo de uma altura de 15 metros sem que ele quebre ao chegar ao chão Red Bull Paper Wings: Campeonato Mundial de aviões de papel para universidades de 48 países

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28 Histórico – Fundada no Brasil em 2004 – Foi a primeira cachaça a se estabelecer fora do Brasil – Inaugurou a categoria Premium de cachaça – Presença em 32 países Sua meta era transformar a bebida num ícone internacional

29 Posicionamento – Imagem de irreverente, exótica e espirituosa, traduzindo perfeitamente o espírito brasileiro – É apresentada internacionalmente como o Pure spirit of Brazil Conceito – Brasil mais moderno, mais contemporâneo

30 Marketing – Gerar brand awareness – Experimentação por meio de eventos – Ações diferenciadas para o público alvo Homens e mulheres de 21 a 45 anos Comunicação – Linha criativa de humor e nonsense na propaganda – Busca de inovação em tudo – Público se identificou com o humor e irreverência

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32 Skol é líder de vendas no Brasil com 33% de share Foco na inovação e no público jovem – Foi a primeira a lançar uma versão em lata – Long neck com tampa rosqueável – Skol Beats – O evento que virou produto – Skol litrão – Rótulos com tecnologia termossensível Aponta quando a cerveja está gelada

33 Skol Beats – Festa mais redonda do planeta – Em 2000, reuniu grandes nomes da música eletrônica em São Paulo e Curitiba – No anos seguinte, se tornou o maior evento de música eletrônica da América Latina – Característica de tentar cobrir os principais estilos da música eletrônica – Atualmente, o evento é realizado na cidade de São Paulo

34 Comunicação – Posicionamento com diferentes mídias Televisão, mídia impressa, meios online e nos pontos-de- venda O segredo do sucesso é continuar se desafiando, mesmo estando na liderança Marcello Penna – Diretor de Atendimento da conta na F/Nazca Sempre apostou em filmes bem-humorados – Geram um grande recall, principalmente entre o público jovem

35 O poder do slogan desce redondo – Se mostrou adaptável a diversas situações Tá na roda, tá redondo (2005) Com Skol tudo fica redondo (2006) Redondo é rir da vida (2009) A Skol é uma marca de espírito jovem. Nossa comunicação sempre explora formatos inovadores, irreverência e ousadia Fabiana Anuate – Gerente de Comunicação da Skol

36 Presença na Internet – Em novembro do ano passado, voltou-se de forma mais firme à internet – Lançamento de nova plataforma de Web – Unificação dos mais de dez hotsites de produtos, promoções e campanhas – Destaque para presença em redes – Eventos, dicas, baladas, etc.

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38 Dados corporativos – Origem: França – Presença global: 100 países – Ícone: Cordão vermelho – Slogan: One word captures the moment. Mumms the word Se propõe a acompanhar qualquer momento e ocasião – Jantar à dois, casamento ou no pódio da Fórmula 1

39 É conhecida por ter um marketing agressivo A ligação com os esportes – Teve início no começo do século XX Patrocinava competições e shows de aviação – Marca registrada da comemoração dos pilotos da Fórmula 1 – Patrocinadora de equipe de iatismo – No Brasil, patrocina a equipe de Rico Mansur, na temporada de Pólo à cavalo

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41 Pouco mais de um ano de mercado – Lançamento ocorreu em março de 2009 Recebeu o Selo Produto do Ano – Por ser considerado um drink sofisticado e prático Posicionada como bebida sofisticada para festa e eventos As mulheres buscavam um produto como esse Ricardo Conrad – CEO da Glamm

42 O principal diferencial do vinho é o apelo visual Design contribui para a praticidade ao abrir Estratégia de Marketing – Parcerias com marcas famosas Armani, Dolce&Gabana e Calvin Klein – Presença em eventos especiais Oscar Freire, Maria Bonita Extra, entre outros – Revistas de luxo

43 Anúncio Revista

44 Consumo

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46 Dados corporativos – Origem: França – Presença global: 150 países – Slogan: Be fabulous Produto – Chandon Baby Disco Rosé Vestida para a noite 5 meses de mercado

47 Criação e Público – Criado exclusivamente para festas e baladas mais disputadas do Brasil – Foco no público jovem feminino – Acompanha a agilidade e mobilidade dos novos tempos – Foco de comunicação voltado para as baladas

48 Embalagem – Cores prata e rosa, reforçando a ideia de vestida para a noite – Apropria-se dos mini-quadrados dos globos de luz e um rótulo holográfico Criam reflexos coloridos e interagem com as luzes da pista

49 Comunicação – Todo conceito de comunicação remete ao universo das baladas: Disco Baby No anúncio, a garrafa se transforma no próprio globo de luz, refletindo Chandon para todos os lados – Valorização da cor rosa – Sempre aliando elegância e leveza

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51 Dados corporativos – Origem: Rússia – Presença global: 130 países – Slogan: Be there Maiores mercados – Estados Unidos, Grã Bretanha, Canadá, África do Sul e Brasil – Participação no Brasil: 70,4% em volume

52 Marketing – Reposicionamento da marca iniciada em 2000 Mega Brand Smirnoff: consumiu US$ 400 milhões Modernização do layout da garrafa O logotipo ganhou imagem moderna e agressiva

53 Ações de Marketing – Associou a marca com mega eventos culturais e baladas modernas – Concurso Cultural Smirnoff Experience 10 pessoas de várias países ganharam uma viagem de 300 dias pelo mundo Conhecer várias culturas e curtir as melhores festas dos locais visitados

54 Comunicação – Baseada no estilo de vida de seus consumidores – Segue uma linha de comunicação jovem e moderna – Utilizando o conceito estar lá A marca propõe estar presente em momentos inesquecíveis Mostra como transformar o ordinário em extraordinário O consumidor vai poder se orgulhar em dizer: Eu estava lá Relação com situações que podem acontecer a qualquer hora

55 Comunicação Digital – Campanha apoiada por uma forte plataforma digital – Ampla ligação com as mídias sociais Conteúdo relevante e serviços, permitindo interação com o conceito da marca – Concurso cultural realizado no portal da marca 150 convites para um show exclusivo

56 O Site – Linguagem jovem e moderna – Interativo Promoções, concursos, dicas, drinks Prende a atenção e audiência do consumidor – Ação para o site Dicas de como transformar comemorações tradicionais em momentos inesquecíveis – Como decorar, receber, servir e sonorizar Time formado por 4 especialistas

57 Vem aí o Bubble.

58 Objetivo de Comunicação

59 Lançar e posicionar a marca Bubble

60 Desafio

61 Posicionar bem o Bubble a fim de torná-lo desejado e fazer com que os consumidores identifiquem o produto como nobre e exclusivo. Beber Bubble seja algo que traga atributos além do sabor.

62 Ameaças

63 1. Parecer um produto local/regional 2. Virar um produto exclusivamente feminino 3. Tornar-se um produto de nicho 4. O produto não ser encontrado facilmente

64 Problemas da Comunicação Marca nova, desconhecida pelo público Segmento de bebida praticamente desconhecido: O que é sparkling? Risco de menosprezo por ser nacional Conseguir tornar o produto nobre entre marcas mundiais

65 Posicionamento

66 Bubble, exclusivo como você.

67 Entrando na pista.

68 Pré-Lançamento

69 Material de Ponto de Venda Materiais especiais para delicatessens e casas noturnas Copos e canudos especiais para enobrecer o produto e o consumidor Aplicações: – Adesivo de cardápio – Stopper – Display de Preço – Display de Balcão – Display de Parede

70 Site Site moderno – Referência: Smirnoff – Colaborativo – Vídeos – Dicas de Baladas – Redes sociais integradas

71 Redes Sociais Orkut Facebook Youtube Twitter – Divisão Formspring

72 Tecnologia Aplicativo para Iphone/Ipad – Guia das baladas – Indica o lugar mais perto que vende Bubble de onde a pessoa está – Jogo com bolhas – Guia de cantadas – Guia de acessórios – Guia de música eletrônica

73 Mais Tecnologia Uso de ações promocionais com Ipad Desenvolvimento de ações com realidade aumentada Ações com bluetooth

74 Criação Sugestão de Peças

75 Premissas da Criação Posicionar a marca Bubble como sinônimo de atitude e estilo de vida Reforçar o conceito de exclusividade, produto único Valorizar as cores do produto Fazer uso de uma linguagem jovem e descolada Valorizar a embalagem, a lata

76 Caminho criativo Uso de pessoas Fotos com ideia de movimento Vender felicidade Ligar a marca às festas

77 Outdoor Peça especial com aplique

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82 Anúncio de Revista Anúncio de página inteira

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84 Anúncio de Revista Anúncio de página inteira. Fase 2

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86 Material PDV

87 Display

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90 Estratégia de Mídia

91 Campanha de Lançamento Mídia – Outdoor – Revista – Mídia indoor (Banheiros, restaurantes, bares e academias) – Mídia de Internet Marketing Link Patrocinado Banner em sites jovens – Marketing Promocional

92 Ações Promocionais

93 Entrada de Boate Uma mulher e um homem estarão na porta das principais boates de Salvador, recepcionando os convidados que chegarem. Os modelos estarão convidando as pessoas a degustarem uma taça de Bubble, despertando o desejo de consumirem a bebida dentro da balada. De cada lado da entrada, uma máquina estará produzindo bolhas de sabão, fazendo os convidados passar por elas para entrarem na boate. Enquanto isso, nos banheiros, um aparelho irá enviar sugestões de playlists trance/techno/eletro para os aparelhos através do pareamento via bluetooth.

94 Ação nos camarotes Dois modelos (um homem e uma mulher, cada um com uma cooler bag e um iPad na mão) acompanhados de dois fotógrafos irão promover uma degustação de Bubble nos principais camarotes do evento. Ao degustar uma taça da bebida, as pessoas serão convidadas a responder um pequeno questionário no iPad, com perguntas de múltipla resposta tipo: Em quantos segundos o Dodge Viper atinge 100 km/h? Qual destas bolsas você acha que custa mais? Uma destas marcas de roupas é italiana. Qual é? Qual desses destinos é o mais famoso pelas suas baladas? Uma vez respondido o questionário, os convidados irão receber um Kit Bubble contendo 6 latas e uma taça especial, além de tirarem uma foto para o site.

95 Realidade Aumentada

96 A Realidade Aumentada é a mistura entre o real e o virtual, por meio de algum dispositivo. Esta nova tecnologia invadiu o mercado e em pouco tempo já era possível visualizar suas infinitas possibilidades de aplicação. O "Efeito Bubble" seria uma forma de levar o agito da balada para qualquer lugar. As pessoas iriam receber um cartão com uma imagem do Bubble impressa e seriam convidadas a utilizar um iPhone, apontando para a imagem no cartão. Imediatamente, uma pequena discoteca seria projetada na mão da pessoa ou em qualquer outro local onde o cartão estivesse Esse efeito poderia ser reproduzido futuramente pelo celular da própria pessoa, ou até mesmo através de um computador com webcam. O "Efeito Bubble" poderia simular também uma lata do produto na mão dos consumidores.

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98 Bubble Beats A cada ano, uma grande festa seria organizada pelo Bubble, reunindo grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional, entrando para o calendário do público jovem.

99 Sauípe Folia Durante os dias festa no Sauípe Folia, a grande sensação antes dos shows são as piscinas dos hotéis do complexo. Todos os jovens marcam para se encontrar e passar o dia na piscina. Pensando nisso, levaremos bolhas gigantes, plotadas com a marca Bubble, para as piscinas e promoveremos uma interação entre as pessoas. Faremos a pergunta: Quem você levaria para sua bolha. A partir daí, a pessoa escolhida entraria na bolha com quem a escolheu e flutuariam pela piscina por 5 minutos.

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101 Kit Promocional Será desenvolvido um kit para ser entregue em ações promocionais e eventos, contendo: - Par de taças personalizadas; - Nécessaire em formato de bolha; - Pendrive personalizado com uma playlist das músicas mais tocadas na noite; - Bubble Pack com 6 latas da bebida.

102 Curiosidade

103 Rapper Akon faz show sobre a plateia em país árabe

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106 Em trechos da apresentação, Akon caminhou sobre a plateia em uma 'bolha' de plástico transparente. Público interagiu com músico, um dos mais pop do rap mainstream, na Jordânia.

107 Viamídia


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