A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA NÚCLEO PEDAGÓGICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA NÚCLEO PEDAGÓGICO."— Transcrição da apresentação:

1 IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA NÚCLEO PEDAGÓGICO

2 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS PAUTA A Escola Sustentável. A Conferência na Escola. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida. Conferência para Quê? Como Fazer a Conferência? Como os Alunos Escolhem o Projeto para Ser Enviado à Conferência Regional? Quem Pode Participar da Conferência na Escola? Quem Escolhe os Delegados? O Registro da Conferência. O calendário. O Cadastro da Conferência na Escola. O que é Educomunicação? Apresentação do Material de Apoio. Oficina.

3 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A Escola Sustentável... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Respeita todas as formas de vida, tem atitude de cuidado e ética pela vida.

4 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Só se consegue uma escola sustentável quando se associa: CURRÍCULO GESTÃO ESPAÇO FÍSICO Saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró- sustentabilidade Democrática, Projeto Político Pedagógico, Consumo, Saúde, Alimentação, Resíduos Sólidos, Justiça Ambiental Com-Vida Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde)

5 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS REALIDADE LOCAL CONTEXTO GLOBAL INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE GESTÃO CURRÍCULO ESPAÇO FÍSICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COM- VIDA ESCOLA SUSTENTÁVEL INTER E TRANSDISCIPLINAR ABORDAGEM SABER CIENTÍFICO E SABER TRADICIONAL CONSUMO E RESÍDUOS ALIMENTAÇÃO EFICIÊNCIA SAÚDE NO USO DOS RECURSOS PARTICIPAÇÃO E RESP. AOS DIR. HUMANOS RESPEITO ÀS COND. AMBIENTAIS PAT. CULTURAL ACESSIBILIDADE MOBILIDADE BAIXO IMPACTO BIODIVERSIDADE

6 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A conferência na escola A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

7 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida é uma nova forma de organização na escola, que tem a ideia de criar conselhos de meio ambiente nas escolas, com os Círculos de Aprendizagem e Cultura*. Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser: O delegado ou delegada eleito na Conferência de Meio Ambiente na escola; Grupos de estudantes que já realizam ações na área; Grêmio estudantil preocupado com o tema. *É um lugar onde todos têm a palavra, onde todos leem e escrevem o mundo. (Paulo Freire)

8 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Conferência para quê? Para que os participantes ouçam, falem, divulguem as suas ideias e ações e interfiram nos rumos da política pública. No caso desta conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os estudantes têm o direito de participar – no presente – da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta.

9 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Conferência para quê? Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo. Para qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais. Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável.

10 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? O que podemos fazer para transformar nossa escola cada vez mais em um ambiente saudável, inclusivo, seguro, sustentável e educador? Será que é possível formar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida envolvendo os estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e representantes da comunidade para pensar e agir em prol da melhoria na qualidade de vida na escola? O que precisamos saber para enfrentar as mudanças socioambientais e contribuir para a preservação da vida com qualidade para as presentes e futuras gerações?

11 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? Onde está situada a nossa escola? Quais os possíveis riscos ambientais que ela corre e como torná-la um espaço mais seguro e mais acessível às pessoas com deficiência? Quais os valores e as atitudes necessários para a construção da sustentabilidade socioambiental?

12 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? Todas essas questões podem ser trabalhadas junto à comunidade escolar durante a Conferência na Escola, levando-se em conta: O conceito de sustentabilidade, qualidade de vida, vulnerabilidade, adaptação, mitigação, ecotécnicas e educação ambiental. Parcerias estratégicas para a construção ou fortalecimento das Com-Vidas. Produção de diagnóstico e projeto de ação local. Valores e práticas necessários à sustentabilidade.

13 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? 6º ano A6º ano B7º ano A7º ano B8º ano A8º ano B9º ano A9º ano B º ano7º ano8º ano9º ano Ensino Fundamental Conferência na sala Resultado Conferência da série Conferência do ciclo Resultado

14 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? 1º ano A1º ano B1º ano C2º ano A2º ano B2º ano C3º ano A3º ano B º ano2º ano3º ano Ensino Médio Conferência na sala Resultado Conferência da série Conferência do ciclo Resultado

15 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? O resultado da conferência na escola será encaminhado à Comissão Organizadora Regional para análise. Se for selecionado, o trabalho será encaminhado à Conferência Regional. Importante – mesmo que os alunos do Ensino Médio ou os que não atendem aos critérios tenham participado das conferências na escola, somente os Delegados eleitos (de acordo com os critérios estabelecidos) poderão representar a escola nas etapas seguintes. Ensino FundamentalEnsino Médio 622 Conferência na escola Resultado

16 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Quem pode participar da conferência na escola? Todos podem participar das conferências na escola: alunos, professores, gestores, funcionários, comunidade em geral. Entretanto, somente os alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 14 anos até a data da Conferência Nacional (25/11/2013), podem ser eleitos delegados para representarem as escolas nas demais fases.

17 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Quem escolhe os Delegados? Os delegados (titular e suplente) serão escolhidos exclusivamente pelos alunos que participarem da conferência na escola. Nenhum professor, gestor, funcionário ou membro da comunidade pode interferir na eleição dos Delegados. O Delegado será o representante e o responsável em divulgar a conferência realizada na escola em outras fases da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, portanto deverá ter conhecimento de todo o plano de ação defendido na conferência na escola. O suplente só será o representante no impedimento do Delegado titular. Os Delegados devem ser versáteis e bem comunicativos.

18 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O registro da conferência O registro de todas as etapas da conferência é importante e necessário, devendo ser por escrito e em imagens fotográficas.

19 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O calendário DATAATIVIDADELOCAL Até 31/08Conferência na EscolaEscola Até 07/09Cadastro da Conferência na EscolaDiretoria de Ensino De 30/09 a 01/10Conferência RegionalA ser definido De 23/10 a 24/10Conferência EstadualA ser definido De 25/11 a 29/11Conferência NacionalBrasília - DF

20 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O Cadastro da Conferência na Escola Acessar o link de cadastro no site conferenciainfanto.mec.gov.br. É necessário que este cadastro seja feito no Núcleo Pedagógico.

21 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O que é a Educomunicação? Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. Um dos fundamentos desse processo é a criação de ecossistemas comunicativos, que sejam democráticos, abertos e criativos.

22 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O que é a Educomunicação? Os ecossistemas podem ser criados nas relações na família, na escola ou até mesmo no ônibus, por meio da relação e da interação entre indivíduos e sociedade. O processo de comunicação nessas interações humanas é de fundamental importância para que tenhamos uma relação na qual os valores, saberes, conhecimentos e habilidades de cada um dos indivíduos sejam reconhecidos, respeitados e possam ser compartilhados, a fim de contribuir com todo o grupo.

23 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

24 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

25 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

26 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

27 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Livreto Passo-a-Passo da Conferência na Escola e Educomunicação.

28 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Livreto da Escola Sustentável.

29 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Formando Com-Vidas e Agenda 21.

30 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Consumo Sustentável.

31 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Água.

32 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Ar.

33 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Terra.

34 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Fogo.

35 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativa. Regulamento Estadual Portaria Interministerial Nº 883, de 5 de julho de 2012, que dispõe sobre a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Formulário com os nomes dos Gestores, Interlocutores e Delegados da escola e Autorização para Viagem dos Alunos Delegados.


Carregar ppt "IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA NÚCLEO PEDAGÓGICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google