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“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Prof. Dr. Rodolfo José de Campos Curvo
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ENSINO PESQUISA EXTENSÃO IES
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A criação do CNPq em 1951 (Lei no. 1.310 de 15 de janeiro)
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11 de julho de 1951 (Criação da CAPES)
Decreto nº , 11 de julho de 1951 (Criação da CAPES) Fonte: (CAPES, 2012)
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Nesse mesmo ano foram concedidas 79 bolsas: 2 para formação no país, 23 de aperfeiçoamento no país e 54 no exterior. No ano seguinte, foram 155: 32 para formação, 51 de aperfeiçoamento e 72 no exterior.
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As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional. indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância
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Gerência de Tecnologia e Redes de Pesquisa
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Sugestões Para Instituição
Instituicionalização da pesquisa acadêmica; Rever plano e modelo de gestão acadêmica de graduação e pós-graduação; Criar Conselho Consultivo de Pesquisa e Pós-graduação (no início juntos depois separados); Revisar organograma institucional (administrativo e acadêmico, com adaptações às IES que fazem pesquisa e possuem cursos de pós-graduação stricto sensu; (Criação urgente: Diretoria de Pesquisa) Elaborar Planejamento Estratégico e Tático (universalização); R(e)laboração de PPP e PDI; Incentivo a capacitação de recursos humanos já consolidados na instituição; Realizar convênios/parcerias com Fundações, Associações e Cooperativas para agregar valores e profissionais; Buscar a excelência no que propõe a fazer – Ensino, Pesquisa e Extensão (marketing profissional e institucional); Incentivos para profissionais que fazem pesquisa com orientações; Fomentos internos de pesquisa e pós-graduação; Máxima Urgência: criação de comissão especial para elaboração de proposta de curso de pós-graduação stricto sensu inter, multi ou institucional (mestrado acadêmico ou profissional);
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Sugestão para Acadêmicos (as)
Vivência acadêmica; Leitura e pesquisa constante; Participação em projetos; Procurar entrar em grupos de pesquisas e cursar disciplinas como aluno (a) especial em programas de pós-graduação stricto sensu; Procurar área de interesse e focar profissionalização , ensino, pesquisa e extensão na escolha; Procurar publicar; Investimento a longo prazo; Compreender a importância da Extensão Universitária para a formação profissional e acadêmica; Inscrever na plataforma lattes; Fazer “o café da manhã todo dia”; “Correr atrás do lucro”;
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Dicas
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