A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 29 - 17/10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM TEXTO ÁUREO Aquele que não conheceu o pecado, o fez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 29 - 17/10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM TEXTO ÁUREO Aquele que não conheceu o pecado, o fez."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM TEXTO ÁUREO Aquele que não conheceu o pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Co 5.21). VERDADE APLICADA A justificação é baseada exclusivamente na obra de Cristo, que se tornou nossa justiça que procede de Deus. OBJETIVOS DA LIÇÃO Apresentar o plano de Deus para a justificação do homem. Explicar como age o justo. Mostrar o resultado da justificação. TEXTOS DE REFERÊNCIA Rm , Rm4.7

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM I N T R O D U Ç Ã O COMO OBTER PAZ COM DEUS? A BÍBLIA TEM A RESPOSTA: JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (Rm 5.1). QUEM OBEDECE A LEI É JUSTO. QUEM DESOBEDECE A LEI É CULPADO. O JUIZ JUSTIFICA O INOCENTE, CONDENA O CULPADO. JUSTIFICAÇÃO: PRONUNCIAMENTO FAVORÁVEL. DECLARAÇÃO DE INOCÊNCIA, LIVRE DE CONDENAÇÃO.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 1. A URGENTE NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO a. A NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO (Is 59.2) Relacionamento com Deus afetado pelo pecado de Adão e Eva. O homem tornou-se devedor. Alguém teria que pagar a conta. Fomos levados perante o magistrado. A dívida contraída no paraíso foi paga por Jesus. Justificação: quitar a dívida. O alto preço pago por Jesus: na cruz (morte substitutiva).

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 1. A URGENTE NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO b. COMO ACONTECE A JUSTIFICAÇÃO (Rm 3.23) Deus, o justo juiz, nos justificaria se fôssemos justos. Estamos distantes de sermos retos, somos culpados. Agimos contrário à lei de Deus: condenação. Como ser justificado diante de Deus? Não cobrou a dívida, proveu um meio de pagarmos. Através do perdão em Cristo Jesus. O homem tornou-se justo, livre do débito. O justo viverá pela fé... (Rm 1.17)

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 1. A URGENTE NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO c. O EFEITO DA JUSTIFICAÇÃO (Rm 5.20) O homem pecou => passou a viver escravizado. Justificação de Cristo => tornou-o limpo. Todas a mazelas da transgressão foram apagadas. Justificação de Cristo não deixa seqüelas. Mudança de posição: O indivíduo deixa de ser condenado Passa a ter garantida a quitação da dívida.

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 2. A AÇÃO DA JUSTIFICAÇÃO a. A JUSTIFICAÇÃO É PARA QUEM PRECISA (Mt 9.12) Justificação – inversão da atitude de Deus. Deus condenou – Em Cristo Ele absolveu. Julgamento de Deus: o justo é recebido pela justiça. Os doentes é que necessitam de médico! Além da consciência de que pecou. É preciso crer no sacrifício de Cristo. Ensino de Jesus: a fé é que traz o direito à salvação. A fé salvadora garante a vida eterna. Aceitar a Cristo como Salvador pessoal.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 2. A AÇÃO DA JUSTIFICAÇÃO b. DEUS PERDOA QUEM SE ARREPENDE (Rm 12.1,2) Justificar – tornar justo ou reto diante de Deus: Não é apenas uma declaração judicial. É a restauração daquele que: Estava condenado à morte eterna. É restabelecer o relacionamento do homem com seu criador. Uma verdadeira e nova comunhão. Recolocar o homem debaixo da vontade de Deus.

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 2. A AÇÃO DA JUSTIFICAÇÃO c. FÉ EM CRISTO => VIDA ÍNTIMA COM ELE (Gl 2.19,20) Justificação – habilitação para viver para Deus: União profunda com o Senhor. Vida íntima com Ele. Sem separar a obra de Cristo com a do Espírito Santo => ambas caminham juntas. O Espírito Santo é o agente renovador. A justificação produz renovação espiritual. Seus atos e costumes são modificados.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 3. A JUSTIFICAÇÃO ANULA A CONDENAÇÃO a. JUSTIFICAÇÃO-VITÓRIA SOBRE O PECADO (Rm 8.1,2) Deus preocupou-se em livrar do inferno e dar: Uma nova chance de vida com Ele. Novo nascimento em Cristo Jesus. Liberdade de toda condenação do passado. Vida aprimorada pelo Espírito Santo. Corpo incorruptível onde o pecado não opera. Amadurecimento do fruto do Espírito. Finalmente preparação para a vida eterna.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 3. A JUSTIFICAÇÃO ANULA A CONDENAÇÃO b. TORNA SEM EFEITO OS ATOS DO VELHO HOMEM (Gl 5.13) Não dá direto à cobrança da vida anterior. Justificação é um ato irreversível de Deus. Uma vez justificado em Cristo: Tem garantida a sua liberdade. Não para usá-la indevidamente. Mas para ser visto nele o amor de Deus. Isso deve ser repassado a outros. Como demonstração de sua gratidão do que recebeu do Senhor.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 3. A JUSTIFICAÇÃO ANULA A CONDENAÇÃO c. MORREMOS PARA O MUNDO VIVEMOS COM DEUS (Rm 6.14) Justificação opera a morte para o pecado. A Palavra de Deus nos garante vida. Ao morrermos para o mundo vivemos com Deus. Ao crermos na crucificação de Cristo: Se morremos com ele Cremos também que com Ele viveremos. Vida abundante que começa na conversão: De condenados em justificados. Sem o domínio do pecado, tem-se a vida eterna.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 4. A JUSTIFICAÇÃO LIMPA AS MANCHAS DO PECADO a. A JUSTIFICAÇÃO LIBERTA DO PECADO (Ec 9.8, Is 53.4,5) Justificação limpa a alma de toda mancha. Faz do justificado um ser identificado no mundo espiritual. Os demônios ficam inoperantes: Diante do brilho da luz das vestes espirituais, limpas pelo sangue de Jesus. Livre da enfermidade chamada pecado. Que provoca profundas feridas espirituais. A saúde espiritual é vital no relacionamento: Criador/criatura. Seremos justificados pelas obras realizadas pela vontade de Deus.

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 4. A JUSTIFICAÇÃO LIMPA AS MANCHAS DO PECADO b. A JUSTIFICAÇÃO PELA RESSURREIÇÃO (Rm ) Na cruz Jesus perdoou os pecados de toda humanidade: Providenciou justificação para todos que creram na ressurreição. Reconciliando todos pelo poder do seu sangue, e perdão dos pecados, recebe a justa recompensa. Por ter crido na ressurreição do filho de Deus. Ele é o único em quem podemos confiar. Em Cristo somos renovados através dos dons. Concedidos na pessoa do Espírito Santo.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM 4. A JUSTIFICAÇÃO LIMPA AS MANCHAS DO PECADO c. ASSUNTOS RELACIONADOS COM A JUSTIFICAÇÃO (Rm 4.7) Na justificação encontra-se a total libertação do castigo: Recebe a bem-aventurança de ter: Suas maldades encobertas Seus pecados perdoados. A condenação deixa de existir. Restabelece a paz com Deus. Recebe a bênção de ser feito filho de Deus. Recebe os dons e a certeza da vida eterna.

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM C O N C L U S Ã O DEUS JUSTIFICOU O HOMEM POR CRISTO JESUS. ATRAVÉS DA JUSTIFICAÇÃO ACONTECEU: A RECONCILIAÇÃO A REINSERÇÃO NA COMUNHÃO COM O CRIADOR. NÃO SERÍAMOS CAPAZES DE REFAZER O CAMINHO DE VOLTA. JESUS CONQUISTOU ESSA JUSTIÇA, ATRAVÉS DE SUA MORTE VICÁRIA NO CALVÁRIO.


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 29 - 17/10/2011 A JUSTIFICAÇÃO: PAZ ENTRE DEUS E O HOMEM TEXTO ÁUREO Aquele que não conheceu o pecado, o fez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google