A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis da incompetência. Ética da competência é fundamental, para organizações sólidas. (Matos 2009) A competência flutua entre a verdade e a aparência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis da incompetência. Ética da competência é fundamental, para organizações sólidas. (Matos 2009) A competência flutua entre a verdade e a aparência."— Transcrição da apresentação:

1 Leis da incompetência

2 Ética da competência é fundamental, para organizações sólidas. (Matos 2009) A competência flutua entre a verdade e a aparência Para algumas pessoas é mais importante parecer ser, do que realmente ser Segue-se algumas praticas a se combater...

3 1 – lei da não criatividade Para matar uma sugestão e liquidar com pessoas criativas, transforme o autor em executor da ideia. Ex. já que você deu a ideia agora a responsabilidade é sua. Pensamento errôneo de falsos gerentes em que só estes poderiam ter as boas ideias. Correto : Oferecer apoio e motivação a boas ideias independente de sua origem

4 2 – lei da Saturação Solicita-se tantos pareceres, informações e pesquisas sobre uma ideia até a desistência do autor, e atenção somente as ordens. Não são poucas as ideias que morrem por verdadeira asfixia, dada a quantidade de exigências, as vezes desnecessárias, que se impõe. Correto : manter um grau de exigência equalizado e apropriado ao entendimento da ideia

5 3 – lei dos pequenos grandes problemas Para não se envolver em dificuldades, as pessoas tendem a tornar grandes os pequenos problemas Para funcionários medíocres as coisas importantes são desvalorizadas enquanto coisas sem tanto valor são supervalorizadas. Correto : Ter sempre um mediador para definir o que é prioritário ou mais importante.

6 4 – lei da proteção às avessas excesso de proteção gera efeitos contrários Exemplo : As leis de proteção a mulher deram origem ao desemprego feminino. Observe o caso dos menores de idade. Correto : Leis equilibradas e dosadas sem que hajam efeitos colaterais

7 5 – lei da acumulação de papeis Acumula-se papel para dar a impressão de muito trabalho, justificar atrasos e apoiar solicitação de maiores recursos Exemplo : Mesas entulhadas, relatórios espalhado s que na realidade significam ineficiência Correto : interpretar como incapacidade de dirigir, delegar, disciplinar e hierarquizar responsabilidades de agir com método e presteza.

8 6 – lei da queixa permanente Reclame, reclame, reclame Exemplo : pessoas que tendem a reclamar afinal, faltam recursos, falta tempo, falta isto, falta aquilo etc. Correto : observar que a queixa em geral é utilizada como justificativa da omissão.

9 7 – Lei da valorização pela complexidade é preciso complicar para valorizar, pois se acredita que ninguém valoriza as coisa simples Atenção, pois o que é fundamental e quase sempre simples. Só o sábio é capaz de valorizar o simples. O complexo qualquer um tende a valorizar.

10 8 – Lei do ativismo Corra, corra, corra, pois todos pensarão que esta atarefado Empregada com frequência e infelizmente com permanentes adeptos. Nesta situação, pouco se pensa pois o foco está em realizar

11 9 – Lei da inercia burocrática Deixa os outros se movimentarem, assim não se arrisca a tropeços e quedas Simplesmente falta de iniciativa por receio, medo e são geradores de processos burocráticos e ineficazes

12 10 – Lei das dificuldades desonestas Cria dificuldades para vender facilidades Principio universalizado pelos corruptos. Melhor exemplo para este caso : Suborno

13 11 – Lei da atitude agressiva Estou trabalhando, não se aproxime Fisionomia séria, preocupada, gestos neurastênicos, voz irritadiça, palavras ásperas caracterizaria um chefe dinâmico Principio usado por gerencias para fugirem das responsabilidades. Afinal o objetivo e justificar com tanta aparente ocupação a indisponibilidade de solução de novos problemas.

14 12 – Lei da solução por crise promove-se crises para não enfrentar a realidade É o tipo de administração que procura desviar-se dos verdadeiros problemas, fabricando crises contemporizadas.

15 13 – Lei da irresolução por supersimplificação Simplifica-se para resolver a ansiedade : deixa-se o problema resolver por si mesmo. Simplificar, muitas vezes resolve a ansiedade e não o problema. Áreas mais afetadas : desenvolvimento gerencial, delegação de autoridade, avaliações de desempenho, motivação e integração de algumas áreas

16 14 – Lei da embalagem vistosa Apresentação de um relatório ou projeto terá impacto tanto maior quanto mais volumoso for o conteúdo, mais rica a aparência, maior a abundancia de dados, formulas, gráficos e anexos e em geral não são lidos. Efeito : Encher linguiça


Carregar ppt "Leis da incompetência. Ética da competência é fundamental, para organizações sólidas. (Matos 2009) A competência flutua entre a verdade e a aparência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google