A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de Projecto Ano Lectivo 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de Projecto Ano Lectivo 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Área de Projecto Ano Lectivo 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro

2 Bilhar de Snooker

3 Snooker Chegou o tempo de agir. Espalhados por esse mundo, grupos de homens adultos, liderados pelo neogrunho Robert Bly, dançam ao som de batuques, erguendo falos de madeira, perdem-se na floresta, discutem o yin e o yang e o conceito do Novo Homem. Deste hippiesmo mal assumido e recauchutado dizem ser o futuro do sexo masculino. É preciso pensar. A male-bondage ideal é a que primeiro é feita de pai para filho, e depois em instituições saudavelmente criadas para o efeito. Para o verdadeiro equilíbrio masculino encontramos por exemplo os bares, o barbeiro, o alfaiate ou as salas de bilhar. O bilhar é o mais nobre dos jogos. Notem, por favor, como digo jogo e não desporto. No bilhar não há competição gratuita nem fatos de treino. É um concurso de perícia e inteligência e pode-se (deve-se) jogar de smoking, é uma actividade palaciana que dá tanto prazer a quem o joga como a quem vê jogar. Permite conversar, beber. É perfeito.

4 Pode-se não gostar muito da França, mas é preciso agradecer-lhe a invenção deste jogo. As primeiras carambolas foram dadas no chão, com bolas bastante maiores do que as utilizadas actualmente. As mesas e as primeiras regras surgiram por altura do reinado de Luís XIV, e a partir daí ganharam grande popularidade nos meios aristocráticos. Mas os grandes praticantes surgiram nas salas de bilhar situadas em cafés e outros lugares públicos, onde os verdadeiros grupos masculinos se reuniam sem preocupações de identidade. O jogo de bilhar tem diversas modalidades: a partida livre, o jogo de quadro (de 47 ou 71 centímetros, a 1 ou 2 golpes) e os espectaculares jogos por tabelas. Observar um bom jogador de bilhar a três tabelas é ver poesia em movimento. A mesa de bilhar é uma peça lindíssima. Os puristas jogam sobre uma superfície de ardósia (espessura mínima de 45 mm), coberta pelo pano verde. As tabelas laterais são feitas de caotchouc e têm uma altura de 36 a 37 mm. A madeira que as cerca deverá possuir incrustações de embutido (diamante), colocados em intervalos regulares.

5 Admite-se que a marca do construtor da mesa possa aparecer nessa superfície, mas longe das incrustações. A mesa de bilhar ideal deverá possuir um termóstato que elimine a humidade das ardósias e dos panos, mantendo-os a uma temperatura constante de 25°c. As bolas são preferencialmente de marfim, com um diâmetro de 61 mm. São três: duas brancas e uma vermelha. O objectivo do jogo é efectuar o maior número de carambolas possível. Isso acontece quando a bola do jogador toca nas outras duas, e deverá ser feito de acordo com a modalidade que se está a jogar. Os portugueses não têm desculpa para não jogarem mais bilhar, a não ser a escassez de salas em condições. Mesmo assim, Portugal tem boas tradições bilharistas, e actualmente o Dr. Jorge Theriaga é o 8º no ranking europeu e 18º no mundial, é um exemplo a seguir.

6 Regras do Snooker

7 1. Objectivo O jogo contém quinze bolas não numeradas vermelhas sólidas, seis bolas de outras cores não numeradas e uma bola branca. A mira deve ser utilizada para marcar as bolas de acordo com as regras e conseguir fazer mais pontos que seu oponente. Pontos de cada bola: Vermelhas-1, Amarela-2, Verde-3, Castanha- 4, Azul-5, Rosa-6, Preta-7. 2. Tacada Inicial O jogo começa com a bola branca dentro da meia-lua (O jogador poderá colocá-la onde quiser dentro da meia-lua). As regras para o Snooker são as mesmas para os outros jogos onde se marca.

8 3. Regras do jogo O primeiro jogador a dar a tacada deve marcar primeiro uma bola vermelha. Após marcar, a próxima bola pode ser a vermelha se: A bola branca não for encaçapada. A bola branca acertou primeiro uma bola vermelha. Apenas as bolas vermelhas foram marcadas. Qualquer outra forma de marcar é considerada falta. Quando marcar uma bola vermelha: Se nenhuma bola vermelha for encaçapada, passa a vez ao adversário. Se a quantidade de bolas vermelhas marcadas for menor que o número de pontos obtido, a próxima bola-alvo é obrigatoriamente uma colorida.

9 Uma encaçapada com a próxima bola colorida é legal se: A bola branca não for encaçapada. Se ainda estiverem bolas vermelhas na mesa; ainda assim a primeira bola a ser atingida deve ser colorida. Se não houverem mais bolas vermelhas na mesa, a colorida de menor pontuação deve ser a primeira a ser tocada. Apenas a bola que for atingida primeiro pode ser encaçapada. Qualquer outra forma de marcar é considerada falta. Quando marcar uma bola colorida: Se nenhuma bola for encaçapada, a vez passa para o próximo jogador. Quando uma bola colorida é encaçapada, a pontuação do jogador sobe o número de pontos do valor da bola. Depois disso a próxima bola é obrigatoriamente vermelha.

10 4. Faltas Se a tacada terminar em falta o jogador perde os seguintes pontos: 4 pontos se a bola branca for encaçapada. Se a bola branca acertar uma bola errada primeiro, a pontuação dessa bola é descontada do jogador. Se a bola errada for marcada, a pontuação dessa bola é descontada ao jogador. No final do jogo, o jogador receberá pontos extra no valor da maior falta que seu oponente tiver. Os pontos de penalidade possuem o valor mínimo de 4. 5. Fim do Jogo Quando a única bola na mesa for uma preta ou A bola preta é a próxima bola a ser atingida. A próxima tacada é uma falta.


Carregar ppt "Área de Projecto Ano Lectivo 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google