A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade 1: Relembrando Na aula passada, você estudou a influência das monarquias européias e da Igreja Católica sobre a vida cotidiana das pessoas durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade 1: Relembrando Na aula passada, você estudou a influência das monarquias européias e da Igreja Católica sobre a vida cotidiana das pessoas durante."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade 1: Relembrando Na aula passada, você estudou a influência das monarquias européias e da Igreja Católica sobre a vida cotidiana das pessoas durante a Idade Média. Você se lembra? Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Clique no ícone de vídeo abaixo e reveja esse assunto! Visite também as páginas 16 e 18 de seu Caderno Pedagógico

2 Atividade 2: Apresentação inicial Nesta aula, você vai estudar as Cruzadas europeias, ocorridas na Idade Média entre os séculos XI e XIII. Ao final, você estará pronto para: Identificar os motivos que levaram os europeus a empreenderem as Cruzadas, Entender os conflitos entre cristãos e muçulmanos em torno do domínio da Terra Santa, Compreender que qualquer tipo de intolerância leva o homem a praticar atrocidades e guerras, Conhecer as mudanças ocorridas na sociedade feudal como consequências das Cruzadas.

3 Atividade 3: Pergunta-desafio No final da aula anterior, você ficou com uma questão para pensar. Lembra? Por que a chamada Terra Santa era motivo de tantos conflitos entre muçulmanos e cristãos? Você já sabe a resposta? Então, vamos por em prática! Anote no seu editor de texto sua resposta e depois a compare com as respostas dos seus colegas de turma! Você tem um texto para ajudá-lo a completar sua resposta sobre essa questão. Clique no ícone abaixo e descubra!

4 Atividade 4: Por que isso é importante? Tudo isso é importante para você compreender: o processo de transição da ordem feudal para a capitalista, o contato dos europeus, que cruzavam o continente e o mar Mediterrâneo, com os povos árabes, a riqueza e a diversidade cultural dos povos que viviam fora da Europa.

5 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – Considere o texto a seguir: As Cruzadas foram expedições organizadas pela nobreza sob a inspiração do Papado para libertar a Terra Santa (...) do domínio dos turcos. (Fonte: Para os muçulmanos e cristãos medievais a Terra Santa estava localizada em: (a) Teerã. (b) Jerusalém. (c) Damasco. (d) Constantinopla.

6 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 2 – O que era capaz de fazer um homem medieval abandonar a família e a terra natal por anos e anos arriscando sua vida inúmeras vezes simplesmente por que acreditava lutar em favor de Cristo? (a) seu espírito aventureiro. (b) seu modo de viver longe da família. (c) sua vontade de ganhar dinheiro. (d) seu espírito religioso.

7 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 3 – A cidade de Jerusalém era dominada no período medieval pelos: (a) árabes muçulmanos. (b) cristãos. (c) budistas. (d) hinduístas.

8 Clique no ícone abaixo e descubra. Agora que você leu o texto, tente responder as questões abaixo! Atividade 6: Momento de reflexão Você já ouvir falar na Declaração de Princípios sobre a Tolerância? Sabe o que é isso? Não? O que acontece quando não somos tolerantes? Liste dois exemplos de intolerância no seu cotidiano escolar e depois tente encontrar soluções para que elas não ocorram mais!

9 Atividade 7: Entendendo o que é intolerância? Intolerância é uma expressão abrangente e amplamente utilizada nos estudos sociais. Compare o que você acabou de descobrir, com aquilo que você escreveu antes sobre Intolerância. Você notou mais semelhanças ou diferenças entre o seu entendimento e aquele que você encontrou? O que para você vem a ser intolerância? Escreva em seu editor de texto sua opinião a respeito. Clique agora no ícone abaixo e descubra alguns significados que essa expressão possui.

10 Atividade 8: Exemplos de intolerância Que tipos de intolerância existem na sociedade em que você vive? Clique no ícone abaixo, leia o texto, pesquise sobre o assunto e depois elabore um cartaz sobre os principais tipos de intolerância na sociedade atual! Instruções para você preparar seu cartaz: Deve ser produzido no WORD.WORD Utilize as dicas: COMO FAZER UM CARTAZ.COMO FAZER UM CARTAZ Se desejar faça a produção na companhia de um colega da sala. Insira imagens e clip-art à vontade.

11 Atividade 9: A intolerância religiosa Converse com seus colegas de turma sobre o papel da escola neste assunto. Anote as conclusões em seu editor de texto! A intolerância religiosa tem sido uma das mais trágicas marcas de nosso tempo presente, e se expressa, muitas vezes, por um olhar pretensamente superior em relação ao outro. Você sabe o que é intolerância religiosa? Clique no ícone abaixo e confira!

12 Atividade 10: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui? Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – A expressão intolerância é muito abrangente e amplamente utilizada nos estudos sociais, podendo ser definido como: (a) capacidade de compreender e aceitar a opinião alheia. (b) necessidade de discordar serenamente de outra pessoa. (c) ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. (d) renúncia à sua opinião própria quando ela se opõe à opinião de outra pessoa.

13 Atividade 10: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui? 2 – A intolerância pode estar baseada: (a) No preconceito, que pode levar à discriminação. (b) Em discordar pacificamente. (c) Aceitar pacificamente a opinião diversa da sua. (d) Na disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes.

14 Atividade 10: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui? 3 – A intolerância pode levar homem à: (a) Paz. (b) Guerra. (c) Tolerância. (d) Harmonia.

15 Atividade 10: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui? 4 – Leia o trecho da reportagem abaixo extraído de um jornal: Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de candomblé. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. (...) As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. Eles gritavam Sai daí, satanás e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico, mas era também um ex-matador, relembrou.. Fonte: Jornal do Comércio Online. 18/07/ A intolerância registrada pela reportagem acima pode ser melhor classificada como: (a) A violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. (b) A brutalidade e as agressões praticadas por homens contra as mulheres. (c) O preconceito e a perseguição contra os negros no Brasil e no mundo. (d) A dificuldade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros.

16 Atividade 11: O que estava acontecendo por volta do século XI na Europa? Para entender melhor a situação da Europa nesta época é necessário estudar um pouco o que estava acontecendo fora dela com a expansão árabe, realizada pelos muçulmanos, para a conversão de diferentes povos ao islamismo. Expansão árabe? Muçulmanos? Islamismo? Mas afinal, o que esses nomes significam? Clique no ícone abaixo e descubra a resposta para essa questão! Registre agora em seu editor de texto as principais características do islamismo.

17 Atividade 12: A expansão do Islamismo: o que isso provocou na Europa? A religião islâmica conquistou adeptos em várias partes do mundo. No século XI, os mulçumanos dominavam Jerusalém, conhecida como Terra Santa pelos europeus. Clique no ícone abaixo, e conheça os motivos que conduziram à expansão do Islamismo pelo mundo! A gravura ao lado, do século XV, ilustra o profeta Maomé, fundador da religião islâmica, recitando o Alcorão em Meca. Estabeleça agora uma relação entre os conteúdos do texto que você leu e a gravura do profeta Maomé presente nesta atividade.

18 Atividade 13: Quais motivos levaram à formação das Cruzadas? No fim do século XI, os turcos seldjúcidas, povo que veio do Ásia central, conquistaram Jerusalém. Eles também eram muçulmanos, porém muito mais intolerantes que os árabes nas questões religiosas e proibiram os cristãos de realizar suas peregrinações à Terra Santa.turcos seldjúcidas Clique no ícone baixo e conheça os motivos alegados pela Igreja para a convocação das Cruzadas! Quais foram, segundo as justificativas apresentada no texto, as principais razões para o estabelecimento das primeiras cruzadas? Visite também seu Caderno Pedagógico e faça os exercícios propostos na página 19.

19 Atividade 14: A história das Cruzadas Será que houve mais de uma convocação para as Cruzadas? Quanto tempo levou? Por que o nome de Cruzadas? Clique nos ícones abaixo e descubra! Escreva agora um texto expressando sua opinião sobre as cruzadas. Visite também seu Caderno Pedagógico, conheça a história da quinta cruzada e depois faça os exercícios propostos, na página 21.

20 Atividade 15: Quais foram as consequências das Cruzadas? Alguém saiu vitorioso depois das Cruzadas? Houve alguma consequência provocada pelas Cruzadas na Europa? No geral, as Cruzadas não conseguiram transformar o Oriente em um território cristão. Mesmo assim, muita coisa importante aconteceu depois que essas expedições foram definitivamente encerradas. Clique no ícone abaixo e descubra as principais consequências das Cruzadas para a Europa medieval.

21 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Teste seus conhecimentos realizando a atividade abaixo. 1 – Considere o texto abaixo: "As Cruzadas eram expedições de cristãos para libertar a Terra Santa (atual Palestina) dos turcos (muçulmanos), e eram patrocinadas pela Igreja Católica (Papa). O nome Cruzadas é porque os cristãos teciam uma cruz nas suas roupas, simbolizando o voto prestado à igreja. Várias foram as causas das Cruzadas.. Fonte: Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que: (a) Ajudaram a revitalizar o comércio entre Ocidente e Oriente. (b) A Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III. (c) A Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém. (d) Ajudaram a consolidar a formação do modo de vida feudal.

22 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 2 – É a religião monoteísta fundada por Maomé entre os séculos VI e VII: (a) Cristianismo. (b) Judaísmo. (c) Islamismo. (d) Protestantismo.

23 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 3 – As Cruzadas tiveram caráter: (a) Exclusivamente comercial. (b) Religioso e comercial. (c) Exclusivamente político. (d) Político e comercial.

24 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4 – Organizadas entre os séculos X e XIII, as Cruzadas foram um movimento medieval que colocou frente a frente o Ocidente e o Oriente. A respeito das Cruzadas é correto afirmar que: (a) Todas visavam libertar a Terra Santa do domínio muçulmano. (b) Foram movimentos religioso-militares sem interesse econômico. (c) Permitiu a aproximação das igrejas islâmica e cristã. (d) Ocorreram nos continentes africanos, asiáticos e europeu.

25 Atividade 16: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 5 – Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões, porque: (a) Favoreceram a decadência dos reinos cristãos na Europa. (b) Consolidaram as estruturas do feudalismo. (c) Garantiram o predomínio do poder temporal no Ocidente ao islamismo. (d) Estimularam as relações comerciais do Oriente com o Ocidente.

26 ATIVIDADE 17: Você está sendo desafiado! Monte uma apresentação em PowerPoint sobre as Cruzadas. Você pode escolher um dos aspectos abordados nesta aula sobre as Cruzadas europeias, ocorridas na Idade Média entre os séculos XI e XIII. Prepare a tarefa utilizando imagens e clip-art à vontade. Se desejar faça a apresentação na companhia de um colega da sala. Qual é o desafio? Como fazer?

27 Atividade 18: Construindo um resumo Agora que você aprendeu sobre os motivos que levaram à convocação das expedições dos cruzados, crie uma lista em seu caderno digital com as 10 palavras ou expressões que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras ou expressões em ordem de imporância de acordo com seu aprendizado.

28 ATIVIDADE 19 – Educossíntese Veja se você citou em sua lista ao menos 5 das palavras que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Intolerância Islamismo Europa Igreja Católica Muçulmanos JerusalémCruzadosGuerra Santa Incentivo ao comercio Renascimento urbano Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com seus colegas e verifique também a anotação deles.

29 Atividade 20: Na próxima aula... A Igreja convocou diversas expedições para libertar Jerusalém dos turcos. Mas, qual era o poder da Igreja e sua influência na vida cotidiana do europeu medieval? Na próxima aula você vai estudar a arte e a literatura na Europa medieval. Até lá!


Carregar ppt "Atividade 1: Relembrando Na aula passada, você estudou a influência das monarquias européias e da Igreja Católica sobre a vida cotidiana das pessoas durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google