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Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
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CONCEITO BÁSICO DE RISCO
RISCO = PROBABILIDADE, GRAVIDADE DANO
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PERIGO OU FATOR DE RISCO
HAZARD - RISK CONTROL - MANAGEMENT PERIGO OU FATOR DE RISCO RISCO (lesão possível)
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ELIMINAÇÃO DO PERIGO E DO RISCO
HAZARD - RISK CONTROLE – GESTÃO ELIMINAÇÃO DO PERIGO E DO RISCO SUBSTITUIÇÃO DO PERIGO E DO RISCO
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SOLUÇÕES DE ENGENHARIA
HAZARD - RISK CONTROL - MANAGEMENT SOLUÇÕES DE ENGENHARIA SINALIZAÇÃO E SOLUÇÕES ADMINISTRATIVAS PROTEÇÃO INDIVIDUAL
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SEGURO OU OUTRAS MODALIDADES VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTÁRIA
O Processo de Gerência de Risco. IDENTIFICAÇÃO AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO ELIMINAR PREVENIR ABSORVER TRANSFERIR ANTECIPAÇÃO TÉCNICAS DE PREVENÇÃO SEGURO OU OUTRAS MODALIDADES TÉCNICAS DE PREVENÇÃO VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTÁRIA
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Avaliação dos riscos presentes
Avaliação estática não funciona (organização, tempo e espaço) Mutações constantes necessidade de revisões periódicas: novas tecnologias Desgaste - falta de manutenção “gambiarras” Terceirização redução de efetivos
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Avaliação dos riscos presentes
Trabalho prescrito Regras das gerências, procedimentos, manuais Trabalho em situações reais Necessária a participação dos trabalhadores análises irreais especialistas e gerências apresentam aos fiscais ou auditores situações diferentes dos riscos reais
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Ciclo de Deming (CICLO PDCA)
Planejar (PLAN) Fazer (DO) Verificar (CHECK) Atuar Corretivamente (ACT)
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P D A C P D A C
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Melhoria contínua NOVO PADRÃO NOVO PADRÃO TEMPO
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SHOW ME !!! HOW MUCH ? $$$ O PLANO E AS AÇÕES: WHAT - O QUE ?
WHY - POR QUE ? WHEN - QUANDO ? WHO - QUEM ? WHERE - ONDE ? HOW - COMO ? HOW MUCH ? $$$ SHOW ME !!!
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Estágios da Gestão de SST
III IV I II Enfoque: Evitar Conformidade Gerenciar Criar Problemas com a Lei com eficiência vantagens Crises Programas Sistemas Sistemas legais de gestão integrados Ação: Envol- vidos: Todos / Profissionais Gerentes Diretoria Ninguém de SST Supervisores
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Visão dominante das causas de acidentes I - Atos inseguros ou fatalidades. Riscos “inerentes” ao processo de trabalho. II – Busca-se as causas objetivas, mas ainda ênfase em atos e condições inseguras (comportamento dos indivíduos). III –Abordagem de “fatores humanos” e organização do trabalho (falhas gerenciais). IV – Compreensão da falta de políticas consistentes.
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Relação com a legislação de SST I – Desconhece, ignora ou atende parcialmente. A lei atrapalha. II – A legislação é o paradigma. Atende estritamente o que a lei manda. “Lobby” para evitar novas regulamentações. III – Busca padrões que estão além da legislação IV – Colaboração com governos para elevar padrões
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Avaliação de riscos I – Não há avaliação sistematizada. II – Avaliação de riscos baseada nos padrões legais (periciais), (‘especialistas’ sem participação trabalhadores e gerentes). III – Abordagem abrangente, participativa, conduzidas por quem é responsável pelo processo. Profissionais de SST assessoram. IV – Avaliação antecipada dos processos, além dos riscos, incluindo impactos econômicos e sociais.
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Medidas de controle dos riscos I – Ausência de medidas de controle ou controle de riscos centrado no trabalhador: EPI e treinamento. II – Controle de riscos a cargo de profissionais de SST (alguma proteção coletiva) sem mudar materiais e processos III – Controle de riscos inerentes ao processo. Ênfase em evitar e eliminar riscos. IV – Ênfase em Tecnologias limpas e qualidade de vida.
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Medição de desempenho I– Não há. II – Reativa – Ex. índices de freqüência e gravidade. III – Monitorização pró-ativa – verificação do cumprimento de planos, registros e análise dos “quase-acidentes”. IV – Monitorização pró-ativa usando indicadores de desempenho econômico, de qualidade de vida e equidade social.
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Gestão de S S T (Estágios x Atitudes)
Auditorias da SST, se existentes I – Identificar problemas. II – Verificar conformidade com a legislação e outros padrões. III - Confirmar a eficácia do processo de gerenciamento. IV – Confirmar a eficiência econômica (vantagens para o negócio) e papel social da organização.
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