A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVISÃO CELULAR Profª Maristela. P OR QUE AS CÉLULAS SE DIVIDEM ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVISÃO CELULAR Profª Maristela. P OR QUE AS CÉLULAS SE DIVIDEM ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e."— Transcrição da apresentação:

1 DIVISÃO CELULAR Profª Maristela

2 P OR QUE AS CÉLULAS SE DIVIDEM ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Para o organismo crescer ou repor células que se perdem, faz mitose. Quando é necessário gerar gametas com a finalidade de reproduzir-se, faz meiose.

3 C ICLO CELULAR Interfase: Período que precede a divisão de uma mesma célula. A célula esta em grande atividade metabólica, pois é nessa fase que o DNA se duplica. É dividido em três períodos: G1 (período anterior a duplicação) S (período de duplicação ) G2 (período posterior a duplicação)

4 MITOSE (FORMAÇÃO DE CÉLULAS SOMÁTICAS) Processo de multiplicação de célula, que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células filhas possuirão o mesmo numero de cromossomos que a célula mãe.

5 F ASES DA MITOSE

6 P RÓFASE (I NICIO ) Duplicação do centríolo, formação do áster ao redor do centríolo. Inicio da formação do fuso Desintegração dos nucléolos Rompimento da carioteca Individualização dos cromossomos Cada cromossomo tem duas cromátides

7 M ETÁFASE ( MEIO ) máxima condensação dos cromossomos. Organização dos cromossomos na região mediana formando a placa equatorial. Cada cromossomo está preso pelo seu centrômero a uma fibra do fuso. Anáfase (separação) Separação das cromátides irmãs e migração das cromátides para os pólos.

8 T ELÓFASE (F IM ) Desespiralização dos cromossomos Reconstrução da carioteca e reaparecimento dos nucléolos. Esse fenômeno de reorganização do núcleo chama-se cariocinese. Uma força centrípeta (de fora para dentro) vai separando a célula-mãe em duas células filhas. Chamamos esse movimento de citocinese (divisão do citoplasma)

9 OBS: Mitose em células vegetais Aspectos diferentes em relação a mitose das células animais: - Não há centríolos (mitose acêntrica) - Não há formação de fibras do áster - A citocinese é centrifuga (de dentro para fora)

10 MEIOSE (FORMAÇÃO DE CÉLULAS REPRODUTORAS) A partir da formação de célula diploide (2n) são formadas 4 células filhas, haploides (n), cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula-mãe. A meiose é definida em duas divisões celulares: Divisão I : com a divisão dos cromossomos, formam-se duas células, com a metade dos cromossomos da célula-mãe. Divisão II : com a divisão das cromátides, formam-se 4 células, mantendo o número 9n) de cromossomos.

11 Obs: As fases das duas etapas da meiose são: Meiose I: Prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I. Meiose II: Prófase II, metáfase II, anáfase II, telófase II.

12 MEIOSE I Prófase I Como ocorre na mitose a prófase da meiose tem objetivos característicos de toda prófase. Essa fase da meiose I é dividida em 5 subfases: Leptóteno (cromossomos homólogos se aproximam se posicionando lado a lado) Zigóteno (emparelhamento das regiões de cromátides) Paquíteno (trechos de cromátides são trocados. Esse processo é conhecido como crossing-over ou permutação.) Diplóteno (após a permuta os cromossomos promovem a troca, essa região é chamada de quiasma) Diacinese (Ocorre o desprendimento das cromátides) Obs: Nas demais fases ocorrem os mesmos processos que na mitose.

13

14 RESUMO COMPARATIVO ENTRE MITOSE E MEIOSE

15 MEIOSE II Cada uma das células haplóides formadas pela meiose I sofre uma segunda divisão, que é a meiose II. Nessa divisão ocorre a separação das cromátides-irmãs. As fases da meiose I estão resumidas a seguir. A meiose II é equacional, pois mantém o n° de cromossomos da célula inicial nas células filhas.


Carregar ppt "DIVISÃO CELULAR Profª Maristela. P OR QUE AS CÉLULAS SE DIVIDEM ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google