A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

22 Setembro 2006 Aquecimento global e alterações climáticas: como inverter esta catástrofe global eminente (?) …

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "22 Setembro 2006 Aquecimento global e alterações climáticas: como inverter esta catástrofe global eminente (?) …"— Transcrição da apresentação:

1 22 Setembro 2006 Aquecimento global e alterações climáticas: como inverter esta catástrofe global eminente (?) …

2 Aquecimento global e alterações climáticas. O que são?. Quais as causas e consequências do aquecimento do planeta? te.htm

3 Podemos combater esta situação? Como? Conhecendo Compreendendo Agindo Educando

4 A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) defende uma concepção global de um mundo onde todos tenham a possibilidade de receber uma boa educação e de aprender os valores, o comportamento e os modos de vida necessários para um futuro viável e uma transformação positiva da sociedade.

5 1. Melhorar a imagem da educação e da aprendizagem como ferramentas essenciais à prática universal do desenvolvimento sustentável; 2. Facilitar as relações e a criação de redes, os intercâmbios e a interacção entre os actores da educação para o desenvolvimento sustentável; 3. Oferecer um espaço e uma ocasião para afinar e promover o conceito e a transição para um desenvolvimento sustentável através da aprendizagem e da sensibilização, sob todas as formas; 4. Participar no melhoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem no domínio da educação para o desenvolvimento; 5. Preparar estratégias, a todos os níveis, para reforçar as capacidades da educação para o desenvolvimento sustentável.

6 A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é essencialmente uma questão de valores centrados na noção de respeito. Respeito pelos outros, pelas gerações actuais ou futuras, respeito pela diferença e pela diversidade, pelo ambiente, pelos recursos do planeta que habitamos.

7 A Educação para o Desenvolvimento Sustentável deverá desenvolver-se equacionando todos os domínios do desenvolvimento humano e tendo em conta os desafios mais prementes a que o mundo está exposto:. Direitos humanos;. Paz e segurança;. Igualdade de sexos;. Diversidade cultural e compreensão entre culturas;. Saúde, SIDA;. Boa governação;. Recursos naturais;. Alterações climáticas;. Transformações da vida real;. Viabilidade da urbanização;. Prevenção e atenuação de catástrofes, redução da pobreza;. Responsabilidade e deveres das grandes empresas e a economia de mercado.

8 A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é dirigida a todos, independentemente da idade. Aprendizagem permanente e que implica todos os espaços possíveis de aprendizagem – formal, não formal e informal – desde a pequena infância até à idade adulta. «Somos todos parte interessada na educação para o desenvolvimento sustentável»

9 Generalização da consciência ecológica Defesa do ambiente – Direito do ambiente ( Direito do Homem) A protecção do ambiente tornou-se «tarefa inevitável do Estado moderno, permitindo mesmo a caracterização deste como Estado do ambiente ou Estado protector do ambiente» (V. P. Silva)

10 CRP: Artigo 66.º (Ambiente e qualidade de vida) 1. Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. 2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, incumbe ao Estado, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos: a)… b)… c) … d)… e)… f)… g) Promover a educação ambiental e o respeito pelos valores do ambiente; h)…

11 Podemos fazer mais pelo ambiente?

12 . Informe-se e informe aqueles com quem contacta;. Escolha um veículo menos poluente e mais eficiente no consumo de energia;. Compre electrodomésticos que consumam menos;. Substitua as lâmpadas de incandescência vulgares por lâmpadas de vida longa, isole a sua casa de forma a consumir menos energia para a aquecer e arrefecer;

13 . Utilize energias não poluentes e renováveis, como a energia solar e eólica, sempre que possível;. Organize o seu bairro ou prédio de forma a que se torne mais eficiente no consumo de energia;. Utilize o seu voto e a sua voz como cidadão preocupado com o futuro para eleger líderes responsáveis;

14 . Encoraje a implementação de meios de transporte público eficientes e não poluentes – ANDE MAIS A PÉ. Plante árvores e exija a manutenção de espaços verdes, não transforme a sua cidade/vila numa selva de cimento;. Combata a expansão indiscriminada de construções não autorizadas;. Construa edifícios inteligentes, que usam energias renováveis;

15 . Apoie a agricultura sustentada comprando produtos biológicos;. Reduza o seu consumo de papel e apoie a protecção das florestas mundiais;. Exija do seu governo o desenvolvimento de planos que eliminem a dependência dos combustíveis fósseis;. Partilhe tecnologia energética com países com menos recursos;

16

17 Documentário Al Gore – Uma Verdade Inconveniente adeinconveniente.htm Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável(2005/2014) Referências bibliográficas:. Actas das XII jornadas pedagógicas de educação ambiental da ASPEA, Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (W.C.E.D), «O Nosso Futuro Comum», Meribérica/Liber Editores Lda., Lisboa, Vasco Pereira da Silva, « Verde Cor de Direito – Lições de Direito do Ambiente», Almedina, Sites consultados:


Carregar ppt "22 Setembro 2006 Aquecimento global e alterações climáticas: como inverter esta catástrofe global eminente (?) …"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google