A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SME PREFEITURA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DRE – IPIRANGA EMEF PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO:O QUE SERÁ DESSE PLANETA AZUL? POIE – PROFª VANIA SÉRIES ENVOLVIDAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SME PREFEITURA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DRE – IPIRANGA EMEF PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO:O QUE SERÁ DESSE PLANETA AZUL? POIE – PROFª VANIA SÉRIES ENVOLVIDAS."— Transcrição da apresentação:

1 SME PREFEITURA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DRE – IPIRANGA EMEF PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO:O QUE SERÁ DESSE PLANETA AZUL? POIE – PROFª VANIA SÉRIES ENVOLVIDAS 6ª SÉRIES A-B-C Clicar com mouse conforme a música

2 Objetivos: Levar o aluno a entender as modificações que o planeta Terra vem sofrendo com o desenvolvimento econômico e industrial. Fazer com que o aluno compreenda que todos nós somos responsáveis pelo planeta em que moramos e que através de pequenas ações podemos evitar que grandes tragédias naturais aconteçam. Procedimentos: Aula expositiva para os alunos falando sobre os grandes problemas ambientais que a Terra vem sofrendo; Levantamento da música e das imagens a serem trabalhadas no laboratório de Informática Educativa; Montagem do Projeto em Power Point Apresentação do Projeto para a escola.

3

4 A vida e a natureza

5 Sempre á mercê da poluição

6 Se invertem as estações do ano

7 Faz calor no inverno

8 E frio no verão

9 Os peixes morrendo nos rios,

10 Estão se extinguindo espécies animais

11 E tudo o que se planta, colhe,

12 O tempo retribui o mal que a gente faz

13 Onde a chuva caía quase todo dia

14 Já não chove nada

15 O sol abrasador rachando

16 O leito dos rios secos

17 Sem um pingo dágua

18 Quanto o futuro inseguro

19 Será assim de norte a sul:

20 A Terra nua semelhante á Lua

21 O que será desse Planeta Azul?

22

23 O rio que desse as escoas

24 Já quase sem vida parece que chora,

25 Num triste lamento das águas

26 Ao ver devastada a fauna e a flora

27 É tempo de pensar no verde,

28 Regar a semente que ainda não nasceu,

29 Deixar em paz a Amazônia,

30 Preservar a vida,

31 Estar de bem com Deus.

32 Onde a chuva caía quase todo dia

33 Já não chove nada

34 O sol abrasador rachando

35 O leito dos rios secos

36 Sem um pingo dágua

37 Quanto o futuro inseguro

38 Será assim de norte a sul:

39 A Terra nua semelhante á Lua

40 O que será desse Planeta Azul?

41

42 Afinal, o que é poluição? Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais. São chamados de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possível relacionar centenas de poluentes e os tipos de poluição que ocasionam, mas vamos citar apenas mais dois exemplos.

43

44 A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.rios

45 Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

46 Curiosidade: Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

47 A poluição do solo ocorre pela contaminação deste através de substâncias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural. Substâncias como lixo, esgoto, agrotóxicos e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente.

48 O solo tem em sua composição: ar, água, matéria orgânica e mineral. Toda esta sua estrutura é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação direta ou indiretamente, se este estiver contaminado, certamente nossa saúde estará em risco. mineral.plantas

49 Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.

50 Apesar de ser considerada por alguns como uma expressão artística, o grafite pode contribuir para a degradação visual de área da cidade, se não for bem planejado.

51 A poluição sonora em algumas escolas é tanta que pode levar ao estresse e até à perda de audição. Mas, com medidas simples, é possível diminuir a barulheira na classe Barulho ensurdecedor não é só um jeito exagerado de falar. Com o passar do tempo, uma pessoa exposta diariamente a sons muito altos pode ter a audição comprometida. Máquinas, veículos e aglomerações tornam a poluição sonora cada dia mais intensa. E no ambiente escolar a situação não é das melhores. Se você acha o barulho da sala de aula natural, é bom ficar alerta. A gritaria da turma, somada aos ruídos que vêm da rua, prejudica o bem-estar de todos e deve ser evitada.

52 Sons e vibrações que ultrapassam os níveis previstos pelas normas legais e que podem causar problemas auditivos irreversíveis ou perturbar as pessoas é o que se chama de poluição sonora.

53 Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pelo luz excessiva ou obstrusiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativas à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidades das estrelas e interfere na observação astronômicapoluiçãoluzhumanos ecossistemassaúde cidadesobservação astronômica

54 A poluição radioativa ocorre quando há o aumento dos níveis naturais de radiação através da utilização de elementos radioativos naturais ou artificiais. Legado radioativo: o órfãoS sofreM com as conseqüências da explosão nuclear da usina de Chernobyl

55 Com o aumento do número de reatores nucleares em uso no planeta, a crescente quantidade de resíduos radioativos oriundos dessa atividade já se encontram em situação alarmante. Muitos países recolhem seus resíduos radioativos em containers blindados, lançando-os no oceano, fora dos limites da plataforma continental, a milhares de metros de profundidade.

56 A Poluição do ar é uma mistura perigosa de gases residuais, poeira e outras pequenas partículas formadas na atmosfera. A poluição do Ar tem muitas origens: os carros, os caminhões, os trens, os barcos os aviões e as indústrias são fontes de Poluição do Ar.

57 Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, China, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo. São Paulo – ar poluido Poluição na China

58 A poluição do ar pode fazer com que o ar que você respira o torne doente. Quando você respira ar poluído, as partículas presentes com freqüência podem se depositar no seu pulmão. A Poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a sua garganta e pode também fazer os seus olhos lacrimejarem e irritá-los. A Poluição do ar causa muitos prejuízos às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.

59 Idéias do que você pode fazer para amenizar a poluição e degradação do meio ambiente : Apóie e participe de iniciativas e ações contra a destruição de nossas florestas; Pressione governos e empresas a substituírem a energia negativa( petróleo, nuclear e grandes redes hidrelétricas ) por energia positiva ( solar, eólica, pequenas hidrelétricas, biogás); Economize energia. Compre aparelhos mais eficiente e troque lâmpadas incandesces por fluorescentes, apague luzes desnecessárias; Utilize mais o transporte coletivo e a bicicleta, revise seu carro periodicamente e use combustíveis de transição, como álcool e o biodisel;

60 Evite o desperdício de água. Em áreas sujeitas a secas, armazene água da chuva; Exija da sua prefeitura sistemas eficientes de drenagem urbana, coleta e tratamento de esgotos; Informe-se sobre as habitações ambientalmente corretas, que aproveitam água da chuva, usam a energia do sol para iluminação e aquecimento e tem climatização natural; Ajude a recupera as áreas verdes de sua cidade, a mata ciliar na beira dos rios e nascente, com espécies nativas, plante árvores; Só compre móveis feitos com madeira certicada pelo FSC e pressione a prefeitura de seu municipio a aderir ao programa cidade amiga da amazonia; Recicle o lixo; E.... Tantas outras atitudes que podemos ter para preservar o meio ambiente

61


Carregar ppt "SME PREFEITURA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DRE – IPIRANGA EMEF PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO:O QUE SERÁ DESSE PLANETA AZUL? POIE – PROFª VANIA SÉRIES ENVOLVIDAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google