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Jayme Teixeira Filho Comércio Eletrônico & Marketing na Internet.

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Apresentação em tema: "Jayme Teixeira Filho Comércio Eletrônico & Marketing na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Jayme Teixeira Filho Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

2 Agenda Por que E-Commerce agora? Marketing na Internet Business to Business & Business to Consumer Novos Players de Destaque e Modelos de Negócio Referências Adicionais

3 Questões Fundamentais Perfil do consumidor Serviços on line Integração com a retaguarda Supply Chain Logística de distribuição Modelos de negócios Infra-estrutura de hardware, software e telecom Estratégias de marketing Parcerias Retorno sobre investimento Conflitos com canais tradicionais Regulamentação Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

4 Reflexões O que é o MERCADO? Adam Smith, Existem muitos compradores e vendedores, mas nenhum representa uma fração significativa do mercado. 2. A mercadoria transacionada é homogênea, isto é, não existem particularidades entre unidades diferentes. 3. Compradores e vendedores são bem informados sobre a qualidade, características e preço da mercadoria.

5 Ambiente empresarial atual Globalização Novas Tecnologias Mudanças no Comportamento do Consumidor Novas Estruturas de Distribuição Competitividade Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

6 Fundamentos do Marketing Necessidades e Desejos Valor Troca Oferta e Procura Clientes e Consumidores Mercados Meios de Comunicação Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

7 Modelo de Michael Porter COMPETIDORES TRADICIONAIS NOVOS ENTRANTES PRODUTOS SUBSTITUTOS AGENTES REGULADORES CLIENTES FORNECEDORES

8 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Customização de Massa

9 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Reflexões O que caracteriza o MERCADO ELETRÔNICO? 1. Onipresença: 24 x 7 Apoio ao cliente a qualquer hora em qualquer lugar. CRM e ECR, após ERP Democracia da Informação Qualquer pessoa consegue efetuar sua própria pesquisa de mercado. E-Procurement, agentes de software, my portal Baixo Custo por transação Exemplo: transações bancárias (na agência: US$ 1.08; por telefone: US$ 0.54; pela Internet: US$ 0.01).

10 Marketing Mix - Os 4 Ps Place Price Product Promotion Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

11 Modelo Integrado de Comércio Eletrônico Comprador Troca Vendedor Fluxo do Processo Identificar Necessidade Combinar, Prover Localizar Clientes Localizar Fonte Combinar termos Pedido Comprar Suporte a Clientes Usar, manter e dispor Localizar Fonte Informação Dinheiro & Mercadorias

12 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Análise da Estratégia de Marketing

13 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Forças no Marketing As 7 Forças do Marketing Digital Interatividade Personalização Globalização Integração Aproximação Convergência Democratização da Informação (Márcio Chleba, Marketing Digital, SP:Futura, 1999.) e + 1 : Redução de Custos

14 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Tecnologia Soluções Conectividade Interchange, Proceda, GSI, Embratel, [Itaú/Bradesco...], provedores de acesso... Ambiente Windows NT, Unix, Linux... Linguagens Perl, C, VB, ASP, CGI, Java... Servidores Web IIS, Apache, Netscape... SGBD Produtos BroadVision, Netscape CommerceXpert, MS Site Server Commerce Edition, IBM Network Computing Framework...

15 Estatísticas Situação ontem no mundo bilhões em publicidade na Internet, em 1998, só nos EUA, sendo 100 % maior do que em (PontoCom, junho/1999) 81% dos adolescentes americanos usam a Internet. (Nielsen, maio/1999) 1/3 dos 7500 maiores sites usam tecnologia de segurança. (Georgetown University, maio/1999) 76% dos internautas americanos já compraram on line. (US DMA, abril/1999) Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

16 Estatísticas Situação ontem no mundo novas empresas na Internet na bolsa Nasdaq, no primeiro semestre de 1999, somando US$ 6.3 bilhões de valor de mercado. Economia de US$ 17.6 bilhões em relação ao comércio tradicional em 1998.(Giga Info. Group) O varejo online atingirá US$ 36 bilhoes em 1999, registrando crescimento de 150% em relacao a 1998 (Boston Consulting Group ) US$ 43 bilhões em comércio business-to-business em 1998, isto é, 5 vezes mais do que business-to-consumer (Forrester Research, abril/1999). Top 100 do varejo on line faturaram US$ 1 bilhão em Os 50 maiores faturaram mais de US$ 50 milhões cada, e os 50 seguintes faturaram cerca mais de US$ 12 milhões cada, em (ActiveMedia, fevereiro/1999) Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

17 Estatísticas Situação ontem na América Latina (IDC, março/1999) 4.8 milhões de internautas US$ 170 milhões em compras on line No Brasil milhões de internautas (Boston Cons. Group) 17 % dos internautas fica mais de 60 hs/mês conectado. (Média: 33 hs/mês) (Starmedia) 34 % tem entre 18 e 24 anos. E 32% tem entre 25 e 34 anos. (Starmedia) 30 % já fez compras on-line (Vade Mecum) Comércio Eletrônico & Marketing na Internet

18 Estatísticas sobre a Web (Fonte: WebWorld, 10/12/1998)

19 Estatísticas sobre a Web

20 (Fonte: WebWorld, 15/07/1999)

21 Estatísticas sobre a Web (Fonte: WebWorld, 16/03/1999)

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36 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Reflexões

37 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet % de Analfabetos, segundo a ONU, 1998 Reflexões

38 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos FORNECE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

39 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos FORNECE ORIENTAÇÃO SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

40 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos DISPÕE DE CANAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

41 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos FAZ PUBLICIDADE VIA (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

42 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos OFERECE CADASTRO DE VISITANTES (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

43 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos EFETUA VENDA ON-LINE (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

44 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos Qual o aumento de faturamento da empresa após a implantação de seu site Internet? (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

45 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos O que levou a empresa a implantar um site Internet? (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

46 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos Quais as principais dificuldades encontradas para implantar seu site na Internet? (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

47 A Internet como Elemento de Competitividade Resultados Obtidos Qual a percepção atual da Internet pela empresa como elemento de competitividade ? (Fonte: Pesquisa UFF/1999)

48 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Referências Adicionais na Internet

49 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet CIO OnLine - Fast Company - Internet World - Wired - CommerceNet - Electronic Commerce - e-comm.internet.com Verifone - icd.verifone.com Cybercash - First Virtual - Referências Adicionais na Internet

50 Comércio Eletrônico & Marketing na Internet Mais Referências Adicionais na Internet: Virtual Job Fair - Intershop - Broadvision - Jupiter Communications - Homestead - E-Commerce Minute - e mais de 100 outros links no website da Informal Informática (www.informal.com.br)...

51 Gestão do Conhecimento Informal Serviços e Consultoria em Informática Rua do Catete, 311 gr 1311 Catete - Rio de Janeiro - RJ (021)


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