A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura"— Transcrição da apresentação:

1 Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura PINTO, Erika Nogueira MACÊDO, João Paulo de Souza TEIXEIRA, Elizabeth

2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O Tema em Estudo
O Método Canguru e a enfermagem com destaque para o setor de neonatologia , o cuidado de bebês prematuros e de baixo peso e a mortalidade e morbidade infantil. SOUZA, 2010). Urge a aplicabilidade do método canguru dentro das unidades de terapia intensiva, enfermarias e nos ambulatórios com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do bebê recém nascido e trabalhar a autoconfiança da família nos cuidados cabíveis que deverão ter ao decorrer do desenvolvimento e crescimento do recém nascido (PERES, 2011)

3 Em uma revisão, faz-se um apanhado das evidências dos cuidados prestados e o atendimento dos aspectos físicos, biológicos e emocionais (SOUZA, 2009) É valioso destacar as implicações referentes ao Método Canguru: ora para o bebê prematuro que biologicamente imaturo necessita de todo um aparato técnico científico composto por uma equipe transdisciplinar, ora para o (a) genitor (a) que requer atenção e orientação (LIMA, 2010).

4 1.2 Justificativa O enfermeiro é um dos profissionais voltados à orientação dos pais e responsáveis pelo bebê, sobre as funções de: respiração, sucção, deglutição e amamentação (PEREIRA, 2010) Percebe-se que este profissional contribui diretamente para a sobrevivência e o melhor desempenho do método canguru, proporcionando ao bebê e a seus pais uma relação harmoniosa e satisfatória (SÁ, 2007) Já foi comprovada a relevância da ação da equipe de enfermagem no método; pesquisas e estudos voltados ao desenvolvimento de bebês prematuros mostram os benefícios que o método canguru oferece tanto para a mãe quanto para o bebê (BASTOS, 2011).

5 1.3 Problemática e Questões de Pesquisa
A proposta deste estudo surgiu a partir de situações observadas durante as atividades práticas realizadas em um hospital público que presta assistência a recém nascidos de baixo peso Foi possível constatar que há incidência de nascimento de bebês prematuros e desconhecimento das contribuições que o método canguru pode dar ao equilíbrio psicoafetivo entre família e bêbe prematuro.

6 Como questões de pesquisa:
As revisões da literatura podem contribuir com a enfermagem pois revelam as evidências científicas que poderão subsidiar e fundamentar o agir do enfermeiro/a (FONTES, 2009). A partir dessas colocações e motivações, propomos a seguinte problemática de pesquisa: Quais as evidências disponíveis na literatura sobre o Método Canguru na Enfermagem? Como questões de pesquisa: - Qual o perfil das produções cientificas disponíveis? - Que tipo de pesquisas tem sido realizadas sobre o método canguru na Enfermagem? - O que afirmam e concluem tais produções?

7 - IDENTIFICAR o perfil das produções cientificas disponíveis
1.4 Objetivos 1.4.1 Geral: ANALISAR as evidências disponíveis na literatura sobre o Método Canguru na Enfermagem. 1.4.2 Específicos: - IDENTIFICAR o perfil das produções cientificas disponíveis - VERIFICAR O tipo de pesquisas que tem sido realizadas sobre o método canguru na Enfermagem - DESCREVER o que afirmam e concluem tais produções

8 O Método Canguru e a Enfermagem na literatura nacional 2000 – 2010
1.5 Objeto de Estudo O Método Canguru e a Enfermagem na literatura nacional 2000 – 2010

9 2.1 A Prematuridade e o Método Canguru
2. BASES TÉORICAS 2.1 A Prematuridade e o Método Canguru 2.2 Contexto Histórico do Método Canguru 2.3 Aleitamento Materno: Uma Abordagem Jurídica 2.4 Aspectos Nutricionais do Leite Materno 2.5 O Agir da Enfermagem com os Prematuros de Baixo Peso Inseridos no Método Canguru 2.6 Enfermagem Baseada em Evidências

10 3- METODOLOGIA 3.1 Tipo de Estudo:
Para atingir os objetivos traçados se requer um estudo numa abordagem qualitativa descritiva, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) que consiste em um método que possibilita sintetizar as pesquisas já finalizadas e obter conclusões a partir de um tema de interesse (VILELA, 2010). Segundo Silva & Galvão (apud VENTURA; PAULETTI, 2010), a revisão integrativa de literatura além de proporcionar a síntese de conhecimentos produzidos sobre um determinado tema, permite também a visualização de lacunas de evidências na prática profissional e viabiliza a contextualização do pesquisador em determinada temática.

11 - Análise dos resultados; apresentação da revisão.
3.2 Bases de Dados: Para a seleção dos artigos utilizar-se-á a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), privilegiando os bancos de dados da Literatura Latino- Americana em Ciência e Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Base de Dados da Enfermagem (BDENF). 3.3 Coleta de Dados: Para elaboração da revisão integrativa as seguintes etapas serão desenvolvidas: - Formulação de uma problemática e um objeto de estudo que apresente relevância para a saúde e para a enfermagem; - Estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão de artigos (seleção da amostra); - Definição das informações a serem extraídas dos artigos selecionados; - Análise dos resultados; apresentação da revisão.

12 3.4 Análise de Dados: Para desenvolver a análise das evidências encontradas sobre o tema na literatura, utilizar-se-á técnica de Análise de Conteúdo Temático-Categorial. A análise Temático-Categorial funciona por operações de desmembramento do texto em categorias, segundo um agrupamento por temas (TEIXEIRA, 2010). Segundo Gameiro (2000), uma categoria é composta por um termo que indica a significação central do conceito que se quer aprender e de outros indicadores que descrevem o campo semântico do conceito. A interpretação dos resultados obtidos permitirá obter pistas sobre o objeto de investigação, tornando-se conclusivo, no momento em que se realizar todas as inferências (SILVA, 2010). Os resultados serão agrupados em eixos temáticos. Os resultados e discussão dos dados obtidos serão apresentados de forma descritiva, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão integrativa elaborada.

13 APÊNDICE A – FORMULÁRIO
Eixo 1 – Perfil das produções Perfil Geral de todas as produções Código para a RIL: ____________________________________________________________________ Base de Dados: ______________________________________________________________________ Ano: ______________ Número de autores: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) Mais de 3 ( ) Modalidade: ( ) revisão teórica ( ) pesquisa de campo ( ) relato de experiência ( ) outra modalidade: __________________________________________________________________ Tipo de publicação: ( ) Revista de Enfermagem ( ) Revista Médica ( ) Outra: ____________________ Perfil das produções modalidade pesquisa de campo a) Abordagem: QT ( ) QL ( ) QT-QL ( ) b) Tipo do Estudo indicado pelo autor: _____________________________________________________ c) Sujeitos (Nº e Tipos): ________________________________________________________________ d) Local de realização; _________________________________________________________________ e) Técnicas de Coleta de Dados: ( ) observação ( ) entrevista ( ) questionário ( ) encontros coletivos/grupo focal ( ) formulário ( ) outra (s) técnica (s): ___________________________________________________________________ f) Técnica de Análise: __________________________________________________________________ Eixo 2 – Resultados em Evidência (o que revelam, o que acharam, o que se concluiu) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 OBRIGADO Bom Dia a Todos!!!


Carregar ppt "Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google