A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º “A”. Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º “A”. Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos?"— Transcrição da apresentação:

1 3º “A”

2

3 Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos? Qual a realidade de Balsas no que diz respeito ao lixo? Para onde e levado o lixo de nossa cidade? As alternativas de destinação atuais são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? Oque eu posso fazer? Mais…

4 O acúmulo de lixo nos traz uma série de problemas. Vejamos os principais: Proliferação de insetos(baratas, moscas) e ratos, que podem transmitir várias doenças, como peste bubônica e dengue; Decomposição bacteriana da matéria orgânica, que,além de gerar um mau cheiro típico, produz um líquido escuro e ácido denominado chorume, que, nos lixões, infiltra-se no subsolo contaminado o lençol freático; Contaminação, com produtos tóxicos, do solo e das pessoas que manipulam o lixo; Acúmulo de materiais não biodegradáveis. Acrescente-se, ainda, os danos de ordem estética causados à paisagem. Mais grave, porém, é o fato de que os lixões tornaram-se palco de cenas degradantes para a condição humana: todos os dias em nossa cidade, os catadores de lixo para ali afluem, em busca de restos de alimentos e de objetos com algum uso para o seu miserável dia-a-dia.

5

6 Divisões: Resíduos sólidos Resíduos organicos Subdivisões: Resíduo solido urbano Resíduo hospitalar Resíduo nuclear Resíduo de construçao e demolições

7 Aterros Sanitarios; Lixões; Incineradores; Reciclagem.

8 A Associação Brasileira de Normas Tecnicas(ABNT) define da seguinte forma os aterros sanitários: ‘’consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar dano ou risco à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confiar os residuos solidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessario.’’

9

10

11

12

13

14

15

16

17  O tempo que a natureza leva para decompor alguns materias: Papel: de 3 a 6 meses; Pano: de 6 meses a 1 ano; Filtro de cigarro: 5anos; Madeira: pintada 13 anos; Nylon: mais de 30 anos; Plástico: mais de 30 anos; Metal: mais de 100 anos; Borracha: tempo indeterminado; Vidro: 1 milhão de anos.

18

19

20 Qual o destino do lixo radioativo em Balsas? A Prefeitura não realiza a coleta desse tipo de lixo na cidade. E o lixo eletrônico, que destino possui? Que postura deve ser tomada por alguém que deseja se desfazer desse tipo de material? De acordo com a lei federal, o lixo eletrônico, como pilhas, baterias de celulares etc, é de responsabilidade do vendedor e do fabricante desse tipo de material. O vendedor deve se responsabilizar por recebê-lo e encaminhá-lo para seu fabricante, para que esse lhe dê o devido fim. Qual o destino do lixo hospitalar em nossa cidade? Grande parte desse lixo, incluindo os advindos de farmácias e postos de saúde, é encaminhado para fora da cidade para que seja feita a sua incineração, já que não há incinerador em Balsas. A outra parte é encaminhada para os lixões, algo completamente indevido. Qual a função da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente no que diz respeito à coleta do lixo em Balsas? A Vigilância Sanitária é responsável pelo recolhimento do lixo vindo de hospitais, farmácias e postos de saúde. Já a Secretaria de Meio Ambiente fica responsável por recolher o lixo que é jogado em áreas de preservação ambiental, como rios e suas margens, riachos, lagos etc.

21 Há Aterro Sanitário na nossa cidade? E os lixões? Infelizmente nós não temos aterro sanitário em Balsas. Só o que há é um projeto antigo que almeja a sua implantação. O município é acomodado nessa questão e não cobra a implantação do projeto para os governos estadual e federal. Só temos os lixões. Um deles fica no bairro Tresidela e outro na saída da cidade. O que uma pessoa que deseja ter seu lixo reciclado deve fazer, já que em Balsas não há coleta seletiva? Essa pessoa deve fazer a separaçãode seu lixo em casa: plástico, papel, metal etc., e encaminhá-lo por conta própria para a usina de reciclagem, que fica nos Grotões( atualmete se encontra desativada). Que contribuiçaõ poderia sser dada por cada um de nós para melhorar a questão do lixo em Balsas? Providenciar para que seu lixo seja reciclado.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 Paraíba: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de Imperatriz. Hiper Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de Imperatriz. Mix Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de São Luis. Armazém Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de São Luis. Ponto Max: Temos alguém que fica responsável por recolher papelão e plástico e vender para o serviço de reciclagem.

41

42 Quais as principais dificuldades enfrentadas por vocês para fazer a coleta de lixo na nossa cidade? Os buracos nas ruas são o principal obstáculo, eles fazem o caminhão atolar, dificultando a rota. Para onde é encaminhado o lixo recolhido? Para o lixão, sentido Aldeia, a 6 km de Balsas. O lixo reciclável é encaminhado para o serviço de reciclagem? Na verdade não. É separado apenas o lixo hospitalar dos demais, que é encaminhado para a incineração num local que fica sentido Mangabaira. A sua coleta é feita todos os dias nos hospitais, farmácias e postos. Qual é o peso estimado do lixo que vocês recolhem diariamente? São coletadas, aproximadamente, todos os dias, 90 toneladas de lixo em Balsas.

43 Vocês são responsáveis por retirar o lixo que é produzido na cidade, portanto, são altamente necessários para manter a cidade limpa. Só que muitos não reconhecem o seu valor e os discriminam, não é verdade? Sim, somos tratados mal às vezes. Além disso muitos nos chamam de lixeiros, não gostamos disso. Somos coletadores de lixo. Lixeiros são os recipintes onde é depositado o lixo. Não somos lixeiros. Suas condições de trabalho são boas? Não precisariam de máscaras para trabalhar? E o salário. É satisfatório? Sim, nossas condições de trabalho são boas. As máscaras existem, mas incomoda usar. Não, o nosso salário não é bom, trabalhamos demais para o que ganhamos. Quantas horas vocês costumam trabalhar por dia? Trabalhamos das 7 às 11: hs da manhã; das 13 às 17: hs e das 18 à 00:h. De quantos veículos e homens a cidade dispõe para fazer a coleta de lixo? Três caminhões com capacidade para 19 t e 3 caçambas para auxílio no Centro e onde o caminhão não passa. São 22 coletadores no total: 12 trabalham durante o dia; 8 à noite; além de podermos contar com o auxílio de 2 substitutos, para o caso de alguém não puder vir trabalhar.

44

45


Carregar ppt "3º “A”. Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google