A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No começo do ano de 2008, pesquisadores descobriram mais de 250 colunas de metano que boiavam ao longo do litoral da plataforma continental no noroeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No começo do ano de 2008, pesquisadores descobriram mais de 250 colunas de metano que boiavam ao longo do litoral da plataforma continental no noroeste."— Transcrição da apresentação:

1

2 No começo do ano de 2008, pesquisadores descobriram mais de 250 colunas de metano que boiavam ao longo do litoral da plataforma continental no noroeste de Svalbard.

3 Também no começo do ano, a Ásia Central sofreu as temperaturas mais baixas desde várias décadas. Em 11 de Janeiro nevou em Bagdad pela primeira vez num século provocando a morte de 50 pessoas e de cerca animais.

4 Em Janeiro, nevadas intensas e temperaturas abaixo de zero causaram a morte a mais de 300 pessoas em todo o Afeganistão.

5 Fortes tempestades invernais afetaram mais de 78 milhões de pessoas no sul e centro da China nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2008.

6 Em Janeiro, os distúrbios que ocorreram no Quênia logo após as eleições, provocaram uma crise humanitária com 250 mil cidadãos deslocados e danos à infraestrutura e aos planos de conservação.

7 O Estudo Internacional da Plataforma Siberiana denunciou elevadas concentrações de metano em alto mar junto ao delta do rio Lena.

8 Uma grande seção da barreira de gelo Wilkins se chocou em Fevereiro. No fim de Dezembro, as imagens de satélite mostraram mais rachaduras no restante dela especialmente na cabeça da ponte de gelo a qual estabiliza a borda da barreira. A British Antarctic Survey sustenta que a barreira está pendendo por um fio. Uma grande seção da barreira de gelo Wilkins se chocou em Fevereiro. No fim de Dezembro, as imagens de satélite mostraram mais rachaduras no restante dela especialmente na cabeça da ponte de gelo a qual estabiliza a borda da barreira. A British Antarctic Survey sustenta que a barreira está pendendo por um fio..

9 A partir de março foram detectados casos de febre aftosa e 22 mortes em bebês e crianças na cidade de Fuyang, província de Ahnui na China.

10 Mais de 54 mil bebês e crianças chineses precisaram de atendimento médico de emergência por causa do consumo de produtos lácteos contaminados com melanina.

11 Em maio, o ciclone tropical Nargis arrasou o delta do Irawady e a principal cidade de Myanmar, Yangon, provocando intensas precipitações, ventos fortes e um tsunami. Foi o pior desastre mundial do ano de Ele causou mais de 140 mil mortos ou desaparecidos e afetou a vida de milhões de pessoas.

12 Em Maio, o terremoto de magnitude 8 azotou Chengdu, província de Sichuan, na China, cobrando a vida a 69 mil pessoas. Foi o 19º terremoto mais mortal da história.

13 Em Junho, em Thiarove-sur-Mer, Dakar, Senegal, pesquisadores denunciaram o envenenamento com chumbo proveniente da reciclagem informal de baterias, como a causa da morte de muitas crianças.

14 No primeiro semestre do ano, na Nigéria foram registrados 418 casos de derramamento de petróleo.

15 Em Junho, o tufão Fengshen provocou estragos nas Filipinas. Dentre outras tragédias, ele fez virar uma embarcação com 800 pessoas a bordo.

16 Em meados de Junho as precipitações torrenciais açoitaram o sul da China ocasionando crescentes e repentinos deslizamentos que deixaram um saldo de 57 mortes e perdas econômicas de cerca de 4 bilhões de dólares.

17 No final de Julho, as secas na maior parte do sudeste da América do Norte foram classificadas como excepcionais.

18 Em Julho, uma grande quantidade de intensas descargas elétricas e fortes precipitações, tornados e granizo afetaram a Alemanha causando vítimas fatais e provocando enormes danos.

19 Em meados de Agosto, a tormenta tropical Fay vitimou 23 vidas em todo o Caribe. Uma semana depois, o furação Gustav foi o responsável por no mínimo de outras 59 vítimas no Haití e 8 na República Dominicana.

20 Desde Agosto de 2007 até Julho de 2008 no Brasil foram desmatados quilômetros quadrados de floresta localizados na Amazônia Legal, representando um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior.

21 Durante o conflito armado na Georgia, em Agosto de 2008, foram comunicados graves prejuízos ambientais para o habitat e para a infraestrutura causada por combustíveis fósseis e por substâncias químicas, além da poluição localizada em portos e em terra.

22 Em 12 de Setembro o gelo do Mar Ártico reduziu-se à segunda menor extensão desde que começaram as medições com a ajuda de satélites no ano de 1979.

23 No começo de Setembro, foram atribuídas cerca de 180 mortes ao furação Ike, no Haiti e nos Estados Unidos. A soma total dos prejuízos causados por esse fenômero foi de 31.5 bilhões de dólares, somente nos Estados Unidos, em Cuba e nas Bahamas.

24 Durante os meses de Setembro e Novembro, em Valencia - Espanha, foram registradas precipitações de 390mm em menos de 24 horas.

25 No mesmo período, a Argélia e Marrocos sofreram precipitações intensas e prolongadas que, em ocasiões, alcançaram 0s 200 mm em 06 horas, provocando importantes prejuízos.

26 Em Setembro, no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, foram publicadas raras imagens do Okapi, um tímido animal parente da girafa e com listras de zebra na parte traseira. O animal é tão difícil de caçar que, por algum tempo, foi considerado um mito.

27 Foi redescoberto o Muntjiac, uma espécie perdida de cervos, nas remotas montanhas de Sumatra ocidental, na Indonésia, após quase oitenta anos de ter sido visto pela última vez.

28 Em 2008 aumentou em forma alarmante, a caça furtiva de rinocerontes no Zimbawe. Os chifres desses animais têm um alto valor por serem considerados afrodisíacos.

29 No começo de ovembro, foram derramados ao redor de 1500 galões (aprox litros) de gasolina e de diesel na Baia de San Francisco, quando um guincho chocou contra um ducto de combustível de uma refinaria.

30 No sul do Brasil, as intensas precipitações produzidas em Novembro causaram graves inundações e deslizamentos, provocando mais de 100 mortes e afetando a cerca de um milhão e meio de pessoas.

31 Em Dezembro, o leste do Canadá sofreu várias nevadas que bateram os recordes, atingindo mais de 50 cm em muitos lugares, dentre os quais a cidade de Québec.

32 Secas extensas e prolongadas afetaram regiões da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, prejudicando gravemente a agricultura.

33 As condições do clima seco na Austrália sudoeste provocaram uma seca de longa duração em grande parte da região. A cidade de Victoria sofreu o nono ano mais seco.

34 No final de Dezembro foram derramados 4 bilhões de litros de dejetos perigosos de cinzas de carvão num afluente do sistema fluvial do rio Tennessee, nos Estados Unidos.

35 Atualmente, o norte da Nigéria está sendo afetado por um novo surto do vírus selvagem da pólio de tipo 1, o qual já começou a disseminar-se pelo mundo.

36 Avances y progresos científicos en nuestro cambiante medio ambiente Fonte: PNUMA (Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente). Avances y progresos científicos en nuestro cambiante medio ambiente. Anuario 2009, pp


Carregar ppt "No começo do ano de 2008, pesquisadores descobriram mais de 250 colunas de metano que boiavam ao longo do litoral da plataforma continental no noroeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google