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Sociedades e Desenvolvimento Tecnológico
Por uma abordagem crítica
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Palavras Chaves Tecnologia e Tentativa e erro
Velocidade e Simultaneidade Informação e Controle Temporalidade e Espacialidade Inclusão e Exclusão Globalização x Individualidade
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Constatações Onipresença dos recursos tecnológicos
Simultaneidade e regularidade de processos Padronizações Obrigatoriedade do uso dos computadores no cotidiano doméstico e profissional Surgimento de “novas tecnologias” num ritmo maior que a capacidade de absorção do mercado
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Constatações Surgimento do analfabetismo tecnológico Novos magos
Redivisão do mundo segundo a posse e controle da produção de tecnologias Tecnologias desempenham papel axiológico (conferem valor), norteando comportamentos e padrões éticos
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Características As máquinas se mostram mais confiáveis que seres humanos (emocionais, irracionais, marcados por ódio e violência) Padronização Máquinas encarnam o ideal de progresso e evolução da humanidade trazendo serenidade e harmonia para a sociedade Regularidade
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Plano Social As normas de acesso e circulação pelo tecido social são diretamente proporcionais à posse dos meios de comunicação e tecnologia Inclusão e exclusão social dependem das tecnologias e não apenas do capital Sociedade de controle
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Plano Ideológico Crença na onipotência da ciência eletrônica e com ela a possibilidade de uma democracia construída tecnologicamente Crença nas funções organizadoras e democratizadoras da informação Homem identifica-se com o papel de Deus, com poderes ilimitados gerados pelo avanço tecnológico
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Plano Econômicco Globalização modifica o conceito de espacialidade e temporalidade do trabalho, gerando desenraizamento do trabalho Trabalho virtual e fora do ambiente “Empresa” Novas moedas de troca: tecnologia e informação, redefinindo a redistribuição de renda a partir da posse tecnológica
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Plano Científico Inteligência Artificial advinda de computadores estabelece novo paradigma de cientificidade Tecnologias estabelecem novos critérios de cientificidade, deslocando o eixo epistemológico habitual
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Perspectivas Desumanização do homem em decorrência do novo estatuto tecnológico Readaptação do modelo excludente capitalista mediante nova correlação de forças Ausência provisória de padrões éticos capazes de orientar o agir humano
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Perspectivas Surgimento de novos paradigmas de produção do saber e assimilação compulsória pelos espaços tradicionais de disseminação do saber, incorporando uma nova pedagogia com base tecnológica Mudança do eixo tradicional de produção do saber centrado na Escola
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Perspectivas Uniformização cultural com perda de identidades próprias e assimilação de padrões externos ditados pelos pólos de produção tecnológica Perda da privacidade e conseqüente massificação social obtida pelo uso inescrupuloso das tecnologias
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Premissa “Não há informática em geral, nem essência congelada do computador, mas sim um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado. Nada está decidido a priori.” (Pierre Levy)
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Desafio Intervir de maneira intencional e contundente na produção e aplicação das novas tecnologias, sempre levando em conta quem são seus beneficiados, a quem servem, que paradigma de homem está subjacente e que sociedades são capazes de construir
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