A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo Educacional Multimídia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo Educacional Multimídia"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Educacional Multimídia
Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica Coordenação Geral de Tecnologias para Educação Básica Conteúdo Educacional Multimídia Implicações das novas tecnologias para o desenvolvimento da educação no Brasil Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 419 CEP: Brasília – DF - Brasil Telefone: (61)

2 Panorama Quantitativo
Descrição Total - Unidades da Federação 27  - Municípios (cidades)  5.564 - Habitantes - Professores da Educação Básica Pública - Alunos Matriculados na Educação Básica Pública - Necessidades de novas formações de professores - Analfabetos - Profissionais formados em áreas diferentes daquelas em que atuam ou que têm apenas nível médio

3 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
É um conjunto de ações estratégicas do Ministério Educação para a melhoria da qualidade da educação e, por consequência, da Ciência e Tecnologia. - O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi criado em 2007 como um plano coletivo de médio e longo prazo, sistêmico, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação no País, com prioridade na Educação Básica. Para que isso seja possível, é necessário o engajamento da sociedade civil, pais, alunos, professores e dirigentes em iniciativas que ampliem as condições de permanência e efetiva aprendizagem do aluno na escola. O PDE está sustentado em seis pilares: a) visão sistêmica da educação; b) territorialidade; c) desenvolvimento; d) regime de colaboração; e) responsabilização; f) mobilização social.

4 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para a definição das metas de qualidade; - O IDEB avalia o ensino por escola, município ou estado, tem notas de 0 a 10 e leva em conta o desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil, bem como as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar; - A meta estabelecida das séries iniciais do ensino fundamental para o Brasil até é a de um IDEB igual ou superior a 6,0, que é a média encontrada entre os países mais desenvolvidos do mundo; - Brasil, nas séries iniciais do ensino fundamental: Nota hoje: 3,8.

5 Planos de Ações Articuladas (PAR)
O Plano de Desenvolvimento da Educação agrega ingredientes novos ao regime de colaboração, de forma a garantir a sustentabilidade das ações que o compõem. Convênios unidimensionais dão lugar aos Planos de Ações Articuladas (PAR), de caráter plurianual, construídos com a participação de gestores e educadores locais, baseados em diagnóstico de caráter participativo. O PAR é, portanto, multidimensional e sua temporalidade o protege daquilo que tem sido o maior impeditivo do desenvolvimento do regime de colaboração: a descontinuidade das ações, a destruição da memória do que foi adotado, a reinvenção, a cada troca de equipe, do que já foi inventado. Em outras palavras, a intermitência.

6 Conteúdo Educacional Multimídia
Formação Suporte Técnico e Pedagógico Recursos / Materiais Pedagógicos T.E. Avaliação, Pesquisa, Acompanhamento

7 Ações do MEC .... ... Plano de Desenvolvimento da Educação PDE
Programa de Ações Articuladas PAR .... ... Rede de Formação Portal do Professor Guia de Tecnologias UAB Prova Brasil

8 Professores Aprendendo a Ensinar com o Apoio de Conteúdos Digitais
Item Estágio Exemplos do que fazem os professores 1 Entrada Aprendem a habilidades básicas para lidar com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) 2 Adoção Usam as TICs nas práticas pedagógicas tradicionais 3 Adaptação Integram as TICs às atividades de sala de aula, principalmente com foco na produtividade dos alunos 4 Apropriação Focam o trabalho cooperativo, projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade, incorporando as TICs quando ela é necessária, como uma entre muitas ferramentas 5 Invenção Descobrem novas formas de utilizar as ferramentas e combinam múltiplas tecnologias

9 Professores aprendendo a ensinar com conteúdos digitais
Ao observar as estratégias de formação de professores, aquelas que trazem melhores resultados ocorrem quando: Envolvem colaboração entre pequenos grupos Acontecem nas próprias salas de aula Consideram a experiência do professor quanto ao currículo e às metodologias Oferecem oportunidade de experimentação e reflexão Ofertam apoio continuado para implementar mudança e inovação

10 Sucesso na implantação / implementação de conteúdos digitais
O sucesso da implementação das TICs depende de um conjunto integrado de fatores: 1) Planejamento Objetivos específicos bem definidos, bem como os recursos tecnológicos que serão disponibilizados para alcançar as metas propostas Identificar/construir as lideranças do projeto na escola e na gestão da proposta Definir o investimento de médio a longo prazo Estabelecer parcerias Planejar logística detalhada (manutenção, atualizações, reposição de equipamentos etc)

11 Sucesso na implantação / implementação de conteúdos digitais
2) Desenvolvimento profissional Capacitar professores e gestores, focando as habilidades técnicas, mas também aspectos que contribuam para integrar as TICs aos conteúdos curriculares Diversificar as oportunidades de capacitação Oferecer a toda comunidade escolar cursos básicos sobre a tecnologia e informá-los sobre as regras de uso acordadas

12 Sucesso na implantação / implementação de conteúdos digitais
3) Hardware e Software Adquirir ferramentas/aplicativos e conteúdos digitais de acordo com a proposta político pedagógica da instituição Cuidar da infraestrutura da rede de computadores e internet Disponibilizar suporte técnico de alta qualidade, com recursos humanos que possam conciliar pedagogia com teconologia

13 Sucesso na implantação / implementação de conteúdos digitais
4) Gestão Dar tempo para que mudanças ocorram de forma gradual, Disseminar boas práticas Incentivar a colaboração e a comunicação entre os envolvidos no projeto (gestores, pais, professores, técnicos e educandos)

14 Critérios Gerais para Seleção de Conteúdos Digitais
Engajamento com as políticas públicas Articulação com as diretrizes educacionais nacionais Replicabilidade Condições para continuidade e ampliação Referências na área Articulação da prática a teoria Concepção de uso da tecnologia voltada para a aprendizagem do aluno

15 Guia de Tecnologias Educacionais Veja mais sobre o Guia em:

16 Guia de Tecnologias Educacionais
O que é o Guia? O Guia é uma ferramenta a mais que a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC/SEB) oferece aos sistemas de ensino e que os auxilie na decisão sobre a aquisição/implementação de tecnologias para uso nas escolas brasileiras de educação básica. Apresenta, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a descrição e informações de cada tecnologia pré-qualificada, com propósito de auxiliar gestores a conhecer e a identificar aquelas que possam contribuir para a melhoria da educação em suas redes de ensino. Veja mais sobre o Guia em:

17 Guia de Tecnologias Educacionais
Objetivos 01. Desenvolver referenciais de qualidade para utilização de tecnologias educacionais por escolas e sistemas de ensino; 02. Disseminar padrões de qualidade que orientem a organização do trabalho dos profissionais da educação básica; 03. Estimular especialistas, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais para criação de tecnologias educacionais, que contribuam para a elevação da qualidade da educação básica; 04. Fortalecer uma cultura de produção teórica voltada para a qualidade na educação básica e em seus referenciais concretos.

18 Guia de Tecnologias Educacionais Qual a composição do Guia?
É composto por tecnologias que estão sendo implementadas pelo MEC – desenvolvidas por suas secretarias e pelo FNDE ou por parcerias estabelecidas com instituições da área de educação – e pelas tecnologias apresentadas por instituições e/ou empresas públicas ou privadas, que foram pré-qualificadas no âmbito do Edital de Pré-Qualificação de Tecnologias Educacionais que Promovam a Qualidade da Educação Básica.

19 Guia de Tecnologias Educacionais Total de 112 Tecnologias Educacionais
Resultado do Edital 2008 Total de 112 Tecnologias Educacionais Organizado em 6 blocos: - Gestão da Educação (14) Ensino-Aprendizagem (40) Formação dos Profissionais da Educação (23) Educação Inclusiva (7) Portais Educacionais (11) Diversidade e Educação de Jovens e Adultos (17)

20 Avaliação – Pré Qualificação de Tecnologias - Áreas
Ensino-aprendizagem (metodologias relativas aos componentes curriculares e os temas transversais do currículo). Formação continuada de professores. Leitura: promoção e formação de mediadores. Avaliação institucional. Avaliação da aprendizagem. Gestão de sistemas de ensino. Gestão de unidades educativas (escolas). Alfabetização. Alfabetização de jovens e adultos. Recuperação da aprendizagem. Correção de fluxo escolar – adequação idade/ano/série. Educação e trabalho. Inclusão digital. Relações étnico-raciais. Tecnologia assistiva (acessibilidade).

21 Avaliação – Pré Qualificação de Tecnologias - Modalidades
1. Educação especial 2. Educação de jovens e adultos. 3. Educação escolar indígena. 4. Educação quilombola. 5. Educação do campo. 6. Educação a distância. 7. Educação profissional e tecnológica. 8. Educação nas prisões.

22 Critérios Comuns de Avaliação
Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas a educação básica. Observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano. Coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela tecnologia educacional, no que diz respeito à proposta didático-pedagógica explicitada e aos objetivos visados. Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos. Observância das características e finalidades do Guia de Orientações Didáticas e adequação da tecnologia educacional à linha pedagógica nele apresentada. Observância de características de usabilidade e ergonomia de ferramentas e materiais. Observância de características de acessibilidade de ferramentas e materiais.

23 Guia de Tecnologias Educacionais
Cronograma do Edital 2009 Fase Data de Início Data de Término Publicação D.O.U. 29/01/2009 ----- Inscrição das propostas 21/03/2009 20/07/2009 Avaliação 27/07/2009 27/10/2009 Divulgação dos resultados 03/11/2009 Prazo para recursos 04/11/2009 11/11/2009 Divulgação dos resultados finais 01/12/2009

24 Guia de Tecnologias Educacionais
Resultado das Inscrições - Edital 2009 ÁREA Quantidade 1 Avaliação Institucional 2 Avaliação da aprendizagem 3 Recuperação da aprendizagem 4 Alfabetização de Jovens e Adultos 5 Tecnologia assistiva (acessibilidade) 6 Correção de Fluxo Escolar - adequação idade/ano/série 7 Gestão de sistemas de ensino 8 Educação e Trabalho 9 Gestão de unidades educativas (escolas) 10 Leitura: promoção e formação de mediadores 11 Inclusão Digital 12 Alfabetização 13 Formação continuada de professores 40 14 Ensino-aprendizagem (metodologias relativas aos componentes curriculares e os temas transversais do currículo) 44 TOTAL 159

25 Guia de Tecnologias Educacionais
Número de Inscritos Externos ao MEC Ano de 2007 Ano de 2008 Ano de 2009 Total de 233 Pessoa Jurídica  206 Pessoa Física  27 Total de 135 Pessoa Jurídica 104 Pessoa Física  31 Total de 159 Pessoa Jurídica 129 Pessoa Física  30 Número de Tecnologias Aprovadas Externas ao MEC Ano de 2007 Ano de 2008 Total de 19 Pessoas Jurídica  18 Pessoa Física  01 Total de 41 Todos  Instituições Públicas ou Privadas

26 Guia de Tecnologias Educacionais
Resumo do Processo Pré-qualificação das tecnologias Acompanhamento/Avaliação Certificação

27 Guia de Tecnologias Educacionais
Próximas Etapas a) Fundamentação política das tecnologias educacionais b) Indicadores de Qualidade c) Mapeamento de tecnologias educacionais d) Processo de pré-qualificação, avaliação e certificação e) Estudos e pesquisas sobre as possibilidades e os desafios das tecnologias na educação básica f) Estudos e pesquisas sobre a formação de professores para uso qualitativo das tecnologias g) Ampla divulgação do próximo edital

28 Portal do Professor

29 Banco Internacional de Objetos Educacionais

30 Aluno integrado

31 Tv Escola na Net

32 E-Proinfo

33 Tecnologias na Educação – Curso de Especialização

34 Mídias na Educação

35 Portal Domínio Público

36 Universidade Aberta do Brasil

37 Plataforma Freire

38 Biblioteca do Professor / Coleção Explorando o Ensino

39 Alguns Programas (Ações) do MEC Olimpíada de Português
Guia de Tecnologias Olimpíada de Português Gestar II Pradime Proforti Conselhos Escolares Escolas de Gestores PDE Escola

40 Alguns Programas (Ações) do MEC
Formação de Professores Pró-Letramento Pró Conselho PNE Ensino Fundamental de 9 Anos 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática Saúde e Prevenção ProFuncionário

41 Alguns Programas (Ações) do MEC 3º Prêmio Ciências no Ensino Médio
PNLEM PNLD PNBE Prêmio Professores

42 Portal do MEC

43 Obrigado!!! Claudio André claudio.andre@mec.gov.br (61) 2104-8280
Coordenador Geral de Tecnologias Educacionais Diretoria de Políticas Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para Educação Básica Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação


Carregar ppt "Conteúdo Educacional Multimídia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google