A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Peão: O peão gaúcho usa o chapéu com barbicacho, a camisa, o colete, a bombacha, a bota com as esporas e a guaiaca com o facão, que era usado nas lidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Peão: O peão gaúcho usa o chapéu com barbicacho, a camisa, o colete, a bombacha, a bota com as esporas e a guaiaca com o facão, que era usado nas lidas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Peão: O peão gaúcho usa o chapéu com barbicacho, a camisa, o colete, a bombacha, a bota com as esporas e a guaiaca com o facão, que era usado nas lidas campeiras, mas hoje, nos CTGs, é proibido o uso do mesmo em eventos sociais. O lenço, branco ou vermelho, servia como identificação no passado, indicando o grupo ao qual pertencia aquele gaúcho: Maragato ou Ximango. O nó do lenço também pode apresentar-se de formas diferentes, indicando circunstâncias diversas (solteiro, comprometido, etc.). Outro acessório que era muito utilizado na lida do campo, é a boleadeira.

3 Prenda: A prenda gaúcha usa o vestido até o peito do pé, a saia de armação, o sapato de boneca ou bota e uma flor no cabelo. É proibido ela usar, no CTG, calça comprida, bijuterias de plástico, unhas coloridas e maquiagem exagerada. Num Centro de Tradições Gaúchas, quando ela é convidada a dançar, ela é obrigada a aceitar o convite, a recusa poderá gerar punições ou advertências.

4 A música nativista canta, na maioria das vezes, os costumes, os acontecimentos e as paixões de um gaúcho. Há ali origens da música portuguesa e flamenca espanhola. Ela não é muito tocada pelas outras regiões do Brasil porque há uma formação harmônica complexa, ou seja, é muito difícil de ser interpretada. A dança, com a prenda e o peão, costuma ser em grupo, o homem, bate as botas com as esporas no chão, e a mulher, envolve balançando seu vestido, os dois em sincronia com a música. Até as crianças participam, e essas apresentações costumam ser em CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) espalhados por todo o estado e pelo mundo.

5 A culinária do Rio Grande do Sul tem como principal prato típico o churrasco, o carreteiro de charque, o arroz doce, o pinhão e o sagu. Os pratos citados são, geralmente quentes, pois o inverno gaúcho é muito rigoroso. E trazem como matéria-prima alimentos produzidos e existentes na região, feitos sem requinte, de forma prática a fim de servir a uma situação de trabalho.

6 Uma bebida muito apreciada no Rio Grande do Sul é o chimarrão. Nele usa-se erva-mate, a cuia e a bomba. Para se fazer o chimarrão, deve-se colocar erva-mate até a boca da cuia (recipiente feio a base de porongo, devidamente cortado e curtido), água não muito quente (quando começar a chiar) e após introduzir a água, coloca-se a bomba devidamente tampada. O chimarrão é servido da direita para a esquerda, a famosa roda do chimarrão, é preciso sorver todo o líquido até ouvir o ronco da bomba, e devolver a cuia vazia àquele que lhe serviu. Quando ela estiver satisfeita, deverá agradecer no momento da devolução da cuia vazia. O termo chimarrão é usado quando define a bebida preparada apenas com erva- mate e água. Já quando houver o uso de ervas ou chás, leva o nome de mate. A bebida possui propriedades digestivas, pois era comum ser consumida logo após as refeições, conhecidamente calóricas, devido ao churrasco com carne gorda. Além disso, aquecia os peões e mantinha-os hidratados. Mas o principal benefício do chimarrão talvez esteja na aproximação que permitia, uma vez que a bebida é desfrutada entre amigos.

7 Negrinho do pastoreio; Salamanca do Jarau; São Sepé; Boitatá; João-de-barro; Quero-quero; Umbú.

8

9 Como a aurora precursora Do farol da divindade Foi o 20 de Setembro O precursor da liberdade Mostremos valor constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra De modelo a toda Terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra Mas não basta pra ser livre Ser forte, aguerrido e bravo Povo que não tem virtude Acaba por ser escravo Mostremos valor constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra De modelo a toda Terra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra

10

11


Carregar ppt "Peão: O peão gaúcho usa o chapéu com barbicacho, a camisa, o colete, a bombacha, a bota com as esporas e a guaiaca com o facão, que era usado nas lidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google