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Influências genéticas e epigenéticas no comportamento

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Apresentação em tema: "Influências genéticas e epigenéticas no comportamento"— Transcrição da apresentação:

1 Influências genéticas e epigenéticas no comportamento
Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

2 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Genética O que é ? Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

3 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Genética e Mendel Ciência jovem; Séc.XX; Leis de transmissão de características hereditárias nos indivíduos; Redescoberta das leis de Mendel – 1865. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

4 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Genética Objectivos: Qual a natureza química do material hereditário ? Como é que esse material é transmitido de uma geração a outra ? Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

5 Hereditariedade específica
Informação genética; Características comuns da espécie: Constituição do rosto; Constituição das mãos; Estrutura do esqueleto; Cérebro. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

6 Hereditariedade individual
Informação genética; Características do indivíduo: Cor e forma dos olhos; Espessura dos lábios; Altura da testa; Formato do queixo. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

7 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? Diferenças entre hereditariedade específica e hereditariedade individual . Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

8 O processo de transmissão genética
Gene dominante Gene recessivo Um cromossoma EFEITO Dois cromossomas EFEITO Dois cromossomas Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

9 O processo de transmissão genética
CARACTERES DOMINANTE RECESSIVO Altura Normal Nanismo hormonal Cabelos Castanhos Ondulados Louros Lisos Lábios Grossos Finos Nariz Grande Convexo Médio ou pequeno Direito Olhos Miopia Azuis Orelhas Longas Lobo solto Curtas Lobo aderente Pele Pigmentação normal Albinismo

10 Transmissão genética da cor dos olhos
Homem Mulher Filhos BB BB Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

11 Transmissão genética da cor dos olhos
Homem Mulher Filhos BB Bb BB ou Bb Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

12 Transmissão genética da cor dos olhos
Homem Mulher Filhos Bb Bb BB ou Bb bb Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

13 Transmissão genética da cor dos olhos
Homem Mulher Filhos bb BB Bb Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

14 Transmissão genética da cor dos olhos
Homem Mulher Filhos bb Bb Bb ou bb Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

15 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? Um indivíduo homozigótico é do tipo _________. Um indivíduo heterozigótico é do tipo ___ ou ___. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

16 Diferenças de significado
Genótipo e Fenótipo Diferenças de significado Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

17 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Genótipo Genoma; Constituição genética de um indivíduo; ADN; Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

18 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Fenótipo Caracteres observáveis; Traços manifestos de natureza: Física Fisiológica Intelectual Comportamental Emocional Genótipo em interacção com o ambiente Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

19 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? (Correspondência) Fenótipo Genótipo (Correspondência) I- Cor dos olhos II- Estrutura física III- Estatura IV- Cor dos cabelos V- Conjunto de genes Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

20 Preformismo e Epigénese
Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

21 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Preformismo Teoria da preformação; No ovo estão todas as características futuras do indivíduo; Posição determinista do desenvolvimento; Sem lugar para o aparecimento de caracteres resultantes da acção do meio. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

22 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Epigénese Teoria; Posição construtivista do desenvolvimento; O ovo é uma estrutura desorganizada; Desenvolvimento do individuo resultante da acção entre genética e ambiente. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

23 Epigénese – Factores epigenéticos
Modificações da expressão dos genes Sem alterações nas sequências do ADN Não se transmitem às gerações seguintes Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

24 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? À posição determinista do desenvolvimento dá-se o nome de: À posição construtivista do desenvolvimento dá-se o nome de: Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

25 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Mutação e variação Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

26 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Variações Alterações nos indivíduos; Provocadas pelo meio; Modificações a nível do fenótipo; Não afectam o código genético. Não são transmitidas à descendência Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

27 Mutações genéticas Alterações nos indivíduos;
Trissomia 21 Mutações genéticas Alterações nos indivíduos; Transformações do património hereditário; Processadas a nível do genótipo. Aneuploidia São transmitidas à descendência Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

28 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? (V ou F) Variação é uma alteração no indivíduo provocada pelo meio. Os resíduos radioactivos são exemplos de variações. As mutações provocadas nos indivíduos são transmissíveis à descendência. As mutações genéticas são processadas a nível do genótipo. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

29 Ambiente e desenvolvimento epigenético
Interacção de factores hereditários com factores ambientais.

30 Ambiente e desenvolvimento epigenético
Meio pré-natal Contacto com pessoas afectadas com rubéola; Radiações atómicas; Tabaco; Toxicodependência; Alcoolismo; Perturbações emocionais Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

31 Ambiente e desenvolvimento epigenético
Meio pós-natal Aumento da estatura da população devido a: Melhoria das condições de vida Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

32 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Meio pós-natal Meios economicamente pobres e intelectualmente pouco estimulantes Nível intelectual Q.I. mais baixo Dez anos depois: o Q.I. médio das crianças aumentou 10 pontos Wheeler fez melhorar o sistema de ensino Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

33 Ambiente e desenvolvimento epigenético
Existe um potencial genético para: Estatura; Peso; Inteligência; Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

34 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
A clonagem Reprodução assexuada; Produção de clones de um ser vivo; Cópias geneticamente idênticas; Natural Clonagem Artificial Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

35 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Clonagem reprodutiva Objectivo: multiplicação de seres vivos. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

36 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Clonagem terapêutica Objectivo: Produção de células - tronco embrionárias Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

37 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Clonagem - Benefícios Reconciliação de muitos casais com a vida; Redução das hipóteses de aparecimento de certas doenças genéticas; Diminuição das vítimas de ataques cardíacos; Extinção de problemas de cirurgia plástica e estética; Recuperação de muitos tetraplégicos; Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

38 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Clonagem - Riscos Atentado à vida; Saúde frágil e pequena esperança de vida dos seres clonados; Uniformização ou massificação das características; Problemas emocionais e psicológicos; Aparecimento de um mercado ilegal de doadores de células. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

39 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Pergunta ? Três riscos da clonagem. Três benefícios da clonagem. Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1

40 Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10
Fim Colégio de São Teotónio – Psicologia 09/10 Ana Rita Marques, Nº2, 12º1


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